PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RIZAILDE TRINDADE LAURENTINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RIZAILDE TRINDADE LAURENTINO
DATA : 16/02/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Sala D14
TÍTULO:

A MINHA PEDAGOGIA LIBERTADORA: EDUCAÇÃO, TRABALHO E NEGRITUDE (1966-2023)


PALAVRAS-CHAVES:

Trajetória de Vida, Autobiografia, Mulher Negra, Educação, Memórias


PÁGINAS: 212
RESUMO:

Esta dissertação tem origem no Núcleo de Pesquisa Identidades e Memórias, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pernambuco, e está subordinada ao tema: “A Minha Pedagogia Libertadora: Educação, Trabalho e Negritude (1966-2023)”, por ser um estudo autobiográfico, intenta responder ao seguinte questionamento: Qual a percepção que tenho da minha história de vida mediante a busca das memórias e vivências educacionais entre 1966 a 2023? Para responder a essa questão, apresento três objetivos, a saber: 1) Contribuir com os estudos (auto)biográficos no campo educacional; 2) Descrever e analisar o cenário educacional durante o meu itinerário entre a escola, a vida profissional e acadêmica, no período de 1966 a 2023; e 3) Identificar e analisar as minhas experiências sociais, profissionais e no âmbito escolar, a partir de um corpus documental que envolve fontes iconográficas, fontes orais, bem como autonarrativa proveniente das minhas próprias memórias. Assim, exponho e analiso a minha trajetória de luta enquanto mulher negra, que por meio da educação e trabalho em diferentes setores sociais, construiu sua vida, passando pelas constantes discriminações étnico-raciais e dificuldades sofridas pela negritude. Contudo, considerando minha trajetória educacional e profissional, bem como a temporalidade definida entre 1966 a 2023, que corresponde ao meu primeiro ingresso como estudante numa instituição educacional e o desaguar da defesa desta pesquisa, faço uma análise dessa trajetória a partir de autores como: Freire (1987 e 1989), Thompson, (1998), Montenegro (2010 e 2013), Passeggi (2016), entre outros Marques e Satriano (2017) e Souza (2020), sendo este quem trata do constructo do “eu” fonte, elemento fundamental para a narrativa de si. Enquanto resultado, o estudo enseja numa sincronia para afirmação e conquista do desenvolvimento pessoal, acadêmico, profissional e, quiçá, impacto na vida de outras mulheres autodeclaradas negras e periféricas, mas que investidas de uma pedagogia libertadora podem elaborar um documento como este instrumento de pesquisa científica.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1540580 - AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
Presidente - 1035189 - EDILSON FERNANDES DE SOUZA
Externo ao Programa - 1777376 - HENRIQUE GERSON KOHL - nullExterno à Instituição - JOSÉ VIEIRA DA CRUZ - UFS
Externa ao Programa - 1130398 - TEREZA LUIZA DE FRANCA - null
Notícia cadastrada em: 23/01/2023 07:28
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