PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIA RAMOS VIEGAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA RAMOS VIEGAS
DATA : 17/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala D14
TÍTULO:

PRÁTICAS DE LEITURA EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO CICLO ALFABETIZADOR NAS MODALIDADES DE ENSINO REMOTO, HÍBRIDO E PRESENCIAL EM RECIFE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO CONTEXTO PANDÊMICO


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas de leitura; ensino remoto; ensino híbrido; ensino presencial.


PÁGINAS: 211
RESUMO:

O presente trabalho teve como objetivo investigar se aconteceriam e como seriam possíveis as práticas de leitura nas atividades pedagógicas propostas nas modalidades de ensino remoto, híbrido e presencial, que aconteceram no contexto da pandemia de covid-19 a qual ainda assolava o mundo em 2021. A pesquisa, de caráter etnográfico, se trata de um estudo de caso desenvolvido em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino do Recife-PE. Adotamos como abordagem metodológica a observação participante das aulas, registro dos acontecimentos em diário de campo e entrevistas com a docente da turma. Nosso referencial teórico-metodológico, para o entendimento das práticas de leitura em sala de aula e cotidiano escolar, esteve pautado nos trabalhos de PETIT (2013; 2010; 2009), SOLÉ (1998), ALBUQUERQUE e FERREIRA (2021; 2012; 2008), MORAIS (2019; 2012; 2010; 2004), BRANDÃO e ROSA (2010), e LEAL e MELO (2006). Os resultados nos revelaram que a leitura aconteceu em diferentes situações e em todas as modalidades de ensino. Entretanto, foi apenas nos encontros presenciais que as práticas se tornaram mais diversificadas, assim como os alunos receberam condições igualitárias de acesso aos materiais de leitura. Assim, concluímos que a docente foi responsável por gerir grandes esforços para que sua turma participasse de condições reais de leitura. Entretanto, eles não foram o suficiente para atender todas as crianças matriculadas na turma, especialmente aquelas que precisaram permanecer em isolamento social domiciliar, necessitando do incentivo material governamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4205420 - ANDREA TEREZA BRITO FERREIRA
Interna - 1134526 - ELIANA BORGES CORREIA DE ALBUQUERQUE
Externa ao Programa - 2336466 - SULANITA BANDEIRA DA CRUZ SANTOS
Notícia cadastrada em: 19/09/2022 17:09
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