PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JAMILE XAVIER DE OLIVEIRA

DISCENTE: JAMILE XAVIER DE OLIVEIRA
DATA : 05/03/2024
LOCAL: SALA D14

Representações Sociais de currículos por professores dos anos iniciais de escolas públicas municipais de Sobral/Ceará.

Professores, Currículo, Representações Sociais, Prática Docente.

A pesquisa objetivou identificar as representações sociais de currículos construídas por professores que lecionam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais de Sobral/Ceará, frente às prescrições dos documentos curriculares do sistema de ensino deste município. Utilizou entrevista semiestruturada, questionário e documentos oficiais da rede municipal de educação para a composição do corpus de dados que foram analisados por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Como referenciais teóricos se amparou em autores que discutem acerca das temáticas: Currículo, Representações Sociais e Prática Docente. Dentre os resultados, verificou-se que os professores entendem que a organização curricular da Educação de Sobral se estrutura a partir dos documentos curriculares, e que mesmo havendo uma intencionalidade de padronização das suas práticas docentes em relação a aplicar os conteúdos das disciplinas escolares, eles têm suas formas próprias de construir suas aulas buscando presar pelas diferenças dos estudantes. Compreende-se assim que eles constroem as suas representações sociais de currículos entendendo-os enquanto uma construção social, que no âmbito escolar precisa comtemplar as subjetividades e diferenças dos estudantes.

Externa ao Programa - 3205409 - FATIMA MARIA LEITE CRUZ - nullInterna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Presidente - 2249473 - VIVIANE DE BONA
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 11:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02