Representações Sociais de currículos por professores dos anos iniciais de escolas públicas municipais de Sobral/Ceará.
Professores, Currículo, Representações Sociais, Prática Docente.
A pesquisa objetivou identificar as representações sociais de currículos construídas por professores que lecionam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais de Sobral/Ceará, frente às prescrições dos documentos curriculares do sistema de ensino deste município. Utilizou entrevista semiestruturada, questionário e documentos oficiais da rede municipal de educação para a composição do corpus de dados que foram analisados por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Como referenciais teóricos se amparou em autores que discutem acerca das temáticas: Currículo, Representações Sociais e Prática Docente. Dentre os resultados, verificou-se que os professores entendem que a organização curricular da Educação de Sobral se estrutura a partir dos documentos curriculares, e que mesmo havendo uma intencionalidade de padronização das suas práticas docentes em relação a aplicar os conteúdos das disciplinas escolares, eles têm suas formas próprias de construir suas aulas buscando presar pelas diferenças dos estudantes. Compreende-se assim que eles constroem as suas representações sociais de currículos entendendo-os enquanto uma construção social, que no âmbito escolar precisa comtemplar as subjetividades e diferenças dos estudantes.