PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ISIS THAYZI SILVA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISIS THAYZI SILVA DE SOUZA
DATA : 15/12/2023
HORA: 19:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

A pedagogia do Movimento dos Trabalhadores SemTeto: que filosofia sai desse chão?


PALAVRAS-CHAVES:

MTST; SemTeto; Pedagogia; EducaçãoPopular.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) é um movimento social, popular que organiza os trabalhadores e trabalhadoras, a partir do território em que vivem. Sua base social é composta em maioria por pessoas negras, mulheres e trabalhadores precarizados. É nesse contexto que está presente a educaçãopopular, com práticas educativas que formam sujeitos sociais e políticos para a vida e para a luta. É nesse sentido que aponto a necessidade de desenvolver este trabalho, isto é, a partir de uma discussão conceitual, enveredando uma forma de compreender as experiências educativas e práticas políticas do Movimento dos Trabalhadores Sem- Teto de Pernambuco, que também se apresenta enquanto um instrumento pedagógico de formação social e política dos sujeitos. Esta pesquisa visa contribuir para o campo teóricodosmovimentossociais,promovendo umapedagogiae filosofiaqueemergeme se desenvolvem a partir das ocupações e da luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto, presentes em um dos maiores movimentos urbanos da América Latina, o MTST. No contexto do próprio Movimento, esta pesquisa busca trazer reflexões importantes para a continuidade do processode construção da pedagogia Sem Teto, quesópodeserconcebidaapartirdalutaenraizadanoMTST.Oobjeto-problemadesta

pesquisa foi: qual a filosofia da educação sai do chão das práticas pedagógicas do MovimentodosTrabalhadoresSem-Teto-MTST?Oobjetivogeralconsisteem 

construir um conjunto de diretrizes teóricas a partir da prática pedagógica do MTST. Para isso, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: a) sistematizar as categoriasouteoriasquefundamentamapráticaeducativadoMovimento;b)

identificar os ideários pedagógicos presentes no MTST; c) teorizar sobre a pedagogia que emerge do MTST, identificando as categorias próprias e identitáriasdo movimento. A pedagogia do MTST tem características de uma pedagogia, anticapitalista, negra e feminista e, para além disso, se configura enquanto uma pedagogia do trabalhador precarizado na sua essência. Esta pesquisa proporciona um olhar crítico e construtivo sobre a educação nos movimentos sociais, oferecendo subsídios teóricos, fortalecendo a atuação prática e promovendo a conscientização sobre a importância da pedagogia popular.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ AUGUSTO COSSA - PSU
Presidente - 2243044 - ANDRE GUSTAVO FERREIRA DA SILVA
Externa à Instituição - RAFAELA SOARES CELESTINO - UFPE
Externo ao Programa - 3100536 - RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO - null
Notícia cadastrada em: 06/12/2023 15:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10