A pedagogia do Movimento dos Trabalhadores SemTeto: que filosofia sai desse chão?
MTST; SemTeto; Pedagogia; EducaçãoPopular.
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) é um movimento social, popular que organiza os trabalhadores e trabalhadoras, a partir do território em que vivem. Sua base social é composta em maioria por pessoas negras, mulheres e trabalhadores precarizados. É nesse contexto que está presente a educaçãopopular, com práticas educativas que formam sujeitos sociais e políticos para a vida e para a luta. É nesse sentido que aponto a necessidade de desenvolver este trabalho, isto é, a partir de uma discussão conceitual, enveredando uma forma de compreender as experiências educativas e práticas políticas do Movimento dos Trabalhadores Sem- Teto de Pernambuco, que também se apresenta enquanto um instrumento pedagógico de formação social e política dos sujeitos. Esta pesquisa visa contribuir para o campo teóricodosmovimentossociais,promovendo umapedagogiae filosofiaqueemergeme se desenvolvem a partir das ocupações e da luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto, presentes em um dos maiores movimentos urbanos da América Latina, o MTST. No contexto do próprio Movimento, esta pesquisa busca trazer reflexões importantes para a continuidade do processode construção da pedagogia Sem Teto, quesópodeserconcebidaapartirdalutaenraizadanoMTST.Oobjeto-problemadesta
pesquisa foi: qual a filosofia da educação sai do chão das práticas pedagógicas do MovimentodosTrabalhadoresSem-Teto-MTST?Oobjetivogeralconsisteem
construir um conjunto de diretrizes teóricas a partir da prática pedagógica do MTST. Para isso, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: a) sistematizar as categoriasouteoriasquefundamentamapráticaeducativadoMovimento;b)
identificar os ideários pedagógicos presentes no MTST; c) teorizar sobre a pedagogia que emerge do MTST, identificando as categorias próprias e identitáriasdo movimento. A pedagogia do MTST tem características de uma pedagogia, anticapitalista, negra e feminista e, para além disso, se configura enquanto uma pedagogia do trabalhador precarizado na sua essência. Esta pesquisa proporciona um olhar crítico e construtivo sobre a educação nos movimentos sociais, oferecendo subsídios teóricos, fortalecendo a atuação prática e promovendo a conscientização sobre a importância da pedagogia popular.