Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA ELISANGELA FERREIRA ALVES TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA ELISANGELA FERREIRA ALVES TEIXEIRA
DATA : 15/03/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E PRECARIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA FEMININA. Uma análise crítica do Trabalho das Mulheres no Polo de Confecção do Agreste de Pernambuco e sua exclusão da tutela justrabalhista.



PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho precário das mulheres, trabalhadoras do Polo de Confecção, Direito do Trabalho.



PÁGINAS: 84
RESUMO:

A presente dissertação analisa a divisão sexual do trabalho, como base social das desigualdades e precarização nas relações de trabalho do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco. Estuda o processo histórico de reestruturação produtiva do capital, no contexto da exploração das mulheres na indústria têxtil, as causas da precarização no setor, considerando as questões sociais, raciais e de gênero. As reflexões teóricas acerca do trabalho das mulheres são feitas a partir do estudo das lições Marxistas sobre o trabalho, da Teoria Social Crítica do Direito do Trabalho e da literatura feminista, que denuncia o que vem sendo definido como trabalho masculino e trabalho feminino, através da divisão sexual do trabalho que hierarquiza o labor de homens e mulheres. Emerge das reflexões das feministas marxistas a Teoria da Reprodução Social, cujos pilares são imprescindíveis para aprofundamento dos estudos da presente pesquisa. No intuito de ultrapassar a obsolescência da doutrina trabalhista clássica sobre o tema pesquisado, será problematizado o papel do Direito Justrabalhista e das Instituições Jurídicas no enfrentamento das questões que contribuem para a desigualdade e precarização do trabalho das mulheres do Pólo. O propósito final da pesquisa é indicar quais os caminhos poderão ser trilhados, dentro da Teoria Social Crítica do Direito do Trabalho, para superação da precarização do trabalho feminino no segmento de confecções da região pesquisada.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3109155 - CARLO BENITO COSENTINO FILHO
Presidente - 1134034 - EVERALDO GASPAR LOPES DE ANDRADE
Interno - 2323183 - HUGO CAVALCANTI MELO FILHO
Notícia cadastrada em: 01/03/2023 10:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03