EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: análise de comunicações jurídicas e políticas
Educação; Teoria dos Sistemas; Comunicação; Decisão jurídica.
A publicação do Decreto 10.502/2020, que instituiu a Política Nacional de Educação Especial Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida (PNEE), ocasionou manifestações de diversos setores sociais e deu ensejo à Ação Direta de Inconstitucionalidade nº6590 perante o Supremo Tribunal Federal. Em decisão monocrática de Medida Cautelar nessa ADI, foi suspensa a eficácia do Decreto. Para pesquisar as comunicações políticas e jurídicas, partimos da seguinte pergunta: como as comunicações (os sistemas sociais) operaram o PNEE em relação às pessoas com deficiência? Os dados foram coletados da internet, e suas análises foram pautadas pela Teoria dos sistemas de Niklas Luhmann com as lentes da Comunicativação proposta por Artur Stamford da Silva, viabilizando assim observar como as comunicações políticas e jurídicas operaram as informações quanto ao Decreto e à decisão do STF.