Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE PIRES GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE PIRES GOMES
DATA : 16/02/2023
LOCAL: Faculdade de Direito do Recife
TÍTULO:

O DIREITO DO TRABALHO ENTRE (IN)CONSCIÊNCIAS E (IN)CONSISTÊNCIAS: a consciência de classe como instrumento emancipatório aos trabalhadores de aplicativo.


PALAVRAS-CHAVES:

Economia de Compartilhamento. Direito do Trabalho. Consciência de classe.


PÁGINAS: 162
RESUMO:

A revolução informacional sedimentou as bases para a transformação das mais diversas estruturas sociais, no âmbito político, social e econômico. A sociedade industrial é substituída pela sociedade informacional, a qual rompe com todas as estruturas da era fabril, especialmente no que tange à divisão social em classes. Na nova sociedade informacional, com as inéditas tecnologias oriundas da Quarta Revolução Industrial, surge um novo modelo de negócios, denominado de Economia de Compartilhamento. Esse modelo possibilitou o desenvolvimento de uma nova forma de trabalho, via aplicativo, de modo a metamorfosear as relações laborais. As novas relações de trabalho, contudo, são influenciadas pela ideologia neoliberal, pelo discurso de empreendedorismo e pela ferramenta da auto exploração. Os novos trabalhadores permanecem à margem da compreensão da consciência enquanto classe, camuflada pelas novas engrenagens capitalistas. Diante dessa emblemática, com base na metodologia dialética marxiana, este trabalho tem como objetivo geral analisar o surgimento da Economia de Compartilhamento e como objetivo específico entrelaçar a perspectiva histórica da consciência de classe com os novos trabalhadores de aplicativo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3109155 - CARLO BENITO COSENTINO FILHO
Interno - 1134034 - EVERALDO GASPAR LOPES DE ANDRADE
Presidente - 2323183 - HUGO CAVALCANTI MELO FILHO
Notícia cadastrada em: 01/02/2023 07:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07