Banca de DEFESA: INALDO FRANCISCO DE SENA FERREIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : INALDO FRANCISCO DE SENA FERREIRA DE SOUZA
DATA : 30/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

A CRISE DO MOVIMENTO SINDICAL NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO INFORMACIONAL: O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO COMO ESTRATEGIA DE RENOVAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

sindicalismo. Revolução Informacional. Movimento sindical. Tecnologia da Informação. Renovação. TIC.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

O trabalho é pressuposto de desenvolvimento da vida humana. Sendo assim, o sindicalismo enquanto movimento de reafirmação de forças revolucionárias sempre esteve intrinsecamente relacionado ao trabalho. Num primeiro momento, com o advento da modernidade inaugurada a partir da Revolução Industrial, desenvolveu-se uma nova configuração social e o estabelecimento de uma classe de trabalhadores organizados para uma produção em massa amparados pelo desenvolvimento da atividade fabril. A grande exploração da mão de obra humana aliado a fatores políticos à época despontou a necessidade de os trabalhadores “do chão da fábrica” se org anizarem coletivamente germinando os primeiros movimentos sindicais. Seguindo o curso da história, um maior ou menor vigor da atividade sindical sempre esteve alinhada ao trabalho numa maior ou menor intervenção do Estado nas relações sociais e econômicas. Por isso mesmo, uma regressão na atividade estatal aliada a modificações profundas no modelo laboral provocadas pela revolução tecnológica no mundo do trabalho perpetrou significativas mudanças no papel desempenhado pelos sindicatos, ainda baseado no modelo territorial e classista, ocasionando uma crise de representação. O presente trabalho, adotando uma metodologia dedutiva, pautada na análise bibliográfica e documental, tem como objetivo principal apresentar uma via alternativa à renova&cced il;ão dos sindicatos, pautada em um encontro de fenômenos ainda não estudados em conjunto no âmbito do direito coletivo do trabalho. O objetivo exploratório denota a intenção de ampliar a discussão sobre os potenciais avanços que podem ser experimentados pelos movimentos sindicais quando esses se aliarem aos avanços no campo da tecnologia da informação e comunicação (TIC). Dentro deste panorama, justifica-se o acerto e a proposição da presente pesquisa, na medida em que a sociedade em rede apresentou à humanidade novas formas de se comunicar e de se articular, impactando a sociedade como um todo, inclusive o direito coletivo do trabalho. O desafio que se faz presente pois, é a desconstrução do modelo sindical ainda vigente para rede senhar aquilo que se mostrou uma atividade meramente reivindicatória traduzida numa nova realidade dos sindicatos, que contemplasse as novas tecnologias da comunicação e restaurar a essência revolucionária da atividade sindical. Assim,  o impacto das TICs no  movimento sindical é analisadas e as respostas a estas perguntas são pesquisadas: Qual é o impacto das TICs  sobre o movimento sindical? Como os sindicatos podem usar a Internet a seu favor? Pode o Internet fortalece a solidariedade trabalhista  e o sindicalismo?


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2926999 - JAYME BENVENUTO LIMA JUNIOR
Interna - 4347617 - JULIANA TEIXEIRA ESTEVES
Presidente - 1132315 - MICHEL ZAIDAN FILHO
Externa à Instituição - ROGERIA GLADYS SALES GUERRA - UNICAP
Notícia cadastrada em: 22/09/2022 09:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10