Banca de DEFESA: JANINI DE ARAUJO LOBO SILVESTRE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANINI DE ARAUJO LOBO SILVESTRE
DATA : 27/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

ANÁLISE COMPARADA DAS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE E VICE PRESIDENTE NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (EUA): PROXIMIDADES, DISTANCIAMENTOS E CONTRIBUIÇÕES RECÍPROCAS NO CONTEXTO DO POPULISMO.


PALAVRAS-CHAVES:

Presidencialismo. Populismo. Crise democrática. Eleições presidenciais.  Governança eleitoral.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

A presente tese doutoral faz uma análise comparativa entre as eleições presidenciais norte americanas e brasileiras no contexto do populismo, com o objetivo de analisar a governança  eleitoral dos respectivos sistemas, para identificar proximidades, distanciamentos e  contribuições recíprocas. Analisa-se o presidencialismo, enquanto sistema de governo  concebido pelo movimento federalista norte-americano, tendo em vista as proteções  democráticas nele implicadas, as quais representam verdadeiras garantias, mormente em  contexto de crise democrática. Nesse ínterim, desenvolve-se o estudo do sistema eleitoral  norte-americano e suas garantias procedimentais, a fim de analisar seus aspectos de  confiabilidade. Do mesmo modo, analisa-se o sistema eleitoral brasileiro, e sua respectiva  gestão eleitoral e órgãos de controle. Ao final, realiza-se atividade comparativa dos  respectivos sistemas. No desenvolvimento da presente tese, utilizou-se o método comparativo,  e, bem ainda, revisão bibliográfica.  



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE COUTINHO PAGLIARINI
Externo à Instituição - MARIO LUCIO QUINTÃO SOARES - PUCMinas
Externa à Instituição - ANNA PRISCYLLA LIMA PRADO
Presidente - 2131057 - FRANCISCO IVO DANTAS CAVALCANTI
Interna - 038.430.054-51 - GINA GOUVEIA PIRES DE CASTRO - UFPE
Interno - 1182653 - SERGIO TORRES TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 19/05/2022 11:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08