Banca de DEFESA: PAOLLA BARBOSA XAVIER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAOLLA BARBOSA XAVIER
DATA : 28/09/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

DEUS, FAMÍLIA E LIBERDADE SOBRE AS RUÍNAS DO NEOLIBERALISMO: uma análise da nova constelação discursiva antidemocrática a partir dos projetos de lei “Escola Sem Partido” e seus principais atores. 


PALAVRAS-CHAVES:

Neoliberalismo; Familismo; Constelação Discursiva; Escola Sem Partido; Retórica Analítica. 


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O objetivo dessa dissertação é contribuir com a análise de um novo fenômeno político que vem ganhando espaço em diversos países do mundo nos últimos anos, calcado em ataques concretos aos direitos das minorias e ao sistema democrático e seus ideais, com grande aceitação popular e assimilação de seus termos pelo sistema jurídico a partir de estratégias discursivas. Um fenômeno novo de extrema direita que, como demonstrado por Wendy Brown em sua investigação da nova jurisprudência norte-americana, possui raízes no projeto mercadológico e moral do neoliberalismo, seguido por sua aversão à política e a guerra epistemológica empreendida contra o conceito de sociedade. Para verificar a formação de sua constelação discursiva dentro do cenário jurídico brasileiro, buscou-se analisar os projetos de lei do “Escola Sem Partido”, que tenta deslocar o eixo da moralidade tradicional do âmbito da consciência privada para o espaço público, intensificando o familismo e trabalhando conceitos como liberdade de expressão, liberdade religiosa em restrição à liberdade de cátedra e de ideais democráticos como igualdade e respeito. Complementando o caminho traçado por Wendy Brown dentro das ciências políticas, buscou-se realizar uma inspeção mais sistematizada e específica para o meio jurídico, a partir da utilização da retórica analítica como método para o estudo do direito, diretamente influenciado pela linguagem e composição dos discursos, para estudo da retórica estratégica utilizada, entre argumentos e manipulação de conceitos. A análise foi realizada especificamente dentro do subnível ergôntico, compreendido como a forma com a qual o sujeito se relaciona com o objeto. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - RAYANI MARIANO DOS SANTOS - UFG
Interno - 3199252 - ALEXANDRE RONALDO DA MAIA DE FARIAS
Interna - 1260443 - MARIANA PIMENTEL FISCHER PACHECO
Presidente - 1679200 - PEDRO PARINI MARQUES DE LIMA
Notícia cadastrada em: 14/09/2021 02:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06