Banca de QUALIFICAÇÃO: TUANY LOURENÇO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TUANY LOURENÇO DOS SANTOS
DATA : 18/02/2022
LOCAL: meeting google institucional

PRODUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM CURSO AUTOINSTRUCIONAL PARA FONOAUDIÓLOGOS SOBRE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES VELOFARÍNGEAS

Insuficiência velofaringea; Incompetência palato-faringea; Distúrbios da fala; Fonoterapia; Educação à distância.

Introdução: A Disfunção Velofaríngea (DVF) é um distúrbio de fala caracterizado pela hipofuncionalidade do mecanismo velofaríngeo. Existem intervenções multidisciplinares para o tratamento da DVF e são realizadas em todo o mundo. No Brasil, são realizadas em centros de referência de anomalias craniofaciais ou hospitais públicos e privados. Com a finalidade de manter os profissionais atualizados dentro do seu serviço de referência, foi desenvolvida a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) que tem como objetivo aproximar as ações e serviços com as instituições formadoras no sentido de promover mudanças na formação em saúde e provocar alterações nas práticas obsoletas no cuidado com a saúde. Como uma estratégia de potencialização da PNEPS, existe a modalidade de Educação a Distância (EaD) online para qualificação profissional. Uma das formas de planejar um curso de EaD online é a utilização do modelo de desenho instrucional chamado ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation) que é um dos mais utilizados por designers educacionais para a construção dos projetos de cursos.Objetivo: Descrever o diagnóstico de situação baseado no modelo ADDIE de educação permanente e as principais dificuldades no tratamento e gerencialmente da DVF por fonoaudiólogos. Método: Estudo descritivo, exploratório, com desenvolvimento de curso autoinstrucional na modalidade à distância sobre diagnóstico e tratamento das difunções velofaríngeas embasado no Desenho Instrucional ADDIE. Serão desenvolvidas as cinco fases propostas pelo modelo. Por meio das três primeiras fases do modelo ADDIE, buscar-se-á apresentar uma proposta educacional que permita maior efetividade no aprendizado, visando à mudança no processo de trabalho na atenção fonoaudiológica à pacientes com DVF.As fases 4 e 5 serão desenvolvidas por meio de um estudo piloto, quando será feita a implementação do Curso em plataforma e a aplicação em uma população de fonoaudiólogos. O estudo será realizado de forma virtual, vinculado ao Laboratório de Voz da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Centro de Atenção aos Defeitos da Face (CADEFI-IMIP). A população do estudo será profissionais graduados em fonoaudiologia e fonoaudiólogos com expertise no gerenciamento da DVF. O estudo será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal de Pernambuco, conforme determinações da Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.

Interna - 055.063.254-95 - TATIANA DE PAULA SANTANA DA SILVA - UFPE
Externa à Instituição - MARIA NATALIA LEITE DE MEDEIROS SANTANA - UFS
Notícia cadastrada em: 14/02/2022 18:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06