Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA CRISTINA DE OLIVEIRA LUNA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA CRISTINA DE OLIVEIRA LUNA BARBOSA
DATA : 18/12/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

O USO DO MÉTODO DHACA NA PROMOÇÃO DA COMUNICAÇÃO EXPRESSIVA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO


PALAVRAS-CHAVES:

Autismo,Tecnologia Assistiva, Comunicação, Linguagem Infantil, Fonoaudiologia


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar as contribuições do método DHACA no processo de desenvolvimento da comunicação oral em crianças que apresentavam o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Método: Trata-se de uma pesquisa de intervenção, de abordagem qualitativa e longitudinal. A amostra foi constituída por 12 crianças com TEA, sendo 10 crianças do sexo masculino e 2 crianças do sexo feminino, com faixa etária de 3 a 6 anos, avaliadas e diagnosticadas por equipe de fonoaudiólogos e psiquiatra infantil, segundo os critérios do DSM-5 ( APA, 2013). O programa foi composto por 20 sessões de terapia fonoaudiológica individual, sendo utilizado o método DHACA (Montenegro et al, 2020). Resultados: Houve desenvolvimento significativo na comunicação expressiva após intervenção com método DHACA, sendo observadas a diminuição do uso de expressões comunicativas mais primárias ( gritos, choro, birra), e aumento de expressões mais desenvolvidas com o uso de fala, de gestos, de  sistema de comunicação alternativa acompanhado ou não da fala, além de uso de produções frasais e funções pragmáticas como comentário, responder, realizar perguntas. Conclusão: Foi possível observar que houve contribuições significativas do uso do Método DHACA no desenvolvimento da comunicação expressiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CÁTIA CRIVELENTI DE FIGUEIREDO WALTER - UERJ
Interna - 2321137 - MARIA LUIZA LOPES TIMOTEO DE LIMA
Notícia cadastrada em: 30/11/2023 11:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11