Banca de DEFESA: JÉSSICA KATARINA OLIMPIA DE MELO

DISCENTE: JÉSSICA KATARINA OLIMPIA DE MELO
DATA : 31/08/2023
LOCAL: meet.google.com/ccy-tmua-cvo

APLICAÇÃO DE UM MODELO MULTICAMADAS DE INTERVENÇÃO PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVO-LINGUÍSTICAS EM PRÉ-ESCOLARES

Fonoaudiologia Educacional, Linguagem, Cognição, Aprendizagem, Educação Infantil.

Este trabalho de dissertação explora a contribuição da aplicação de um programa de intervenção para o desenvolvimento das habilidades cognitivo-linguísticas em pré-escolares, sendo ressaltada a relevância da educação infantil nesse processo. Nesta pesquisa foi realizada uma revisão de literatura abrangente, seguida da
apresentação de um artigo original como resultado principal e um apêndice detalhando o programa utilizado na intervenção realizada. Assumiu-se como objetivo geral, investigar as habilidades cognitivo-linguísticas iniciais dos pré-escolares, bem como verificar as mudanças após o período de intervenção educacional. Os resultados reforçam a importância da realização de intervenções direcionadas e específicas na Educação Infantil, visando promover o avanço das competências necessárias para a alfabetização. É possível perceber que as turmas que receberam a intervenção educativa apresentaram resultados estatisticamente significativos em diferentes habilidades. O Grupo 1, que recebeu a intervenção educativa ao longo do ano letivo, por exemplo, apresentou ganhos nas habilidades de identificação e produção de rima, que são habilidades em defasagem em diferentes contextos educacionais. No entanto, a realização de pesquisas de intervenção longitudinal em escolas é um desafio, devido à influência de diversos fatores externos e variáveis intervenientes que prejudicam o cronograma da pesquisa. Além disso, também se constata a importância de estudos complementares que explorem diferentes níveis de intervenção preventiva.

Externa ao Programa - 1493038 - ANA AUGUSTA DE ANDRADE CORDEIRO - nullInterna - ***.186.764-** - ANGELICA GALINDO CARNEIRO ROSAL - UFPE
Externa à Instituição - RENATA FONSECA LIMA DA FONTE - UNICAP
Notícia cadastrada em: 25/08/2023 09:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04