Banca de DEFESA: MATEUS SAULO DANTAS CORREIA E SÁ

DISCENTE: MATEUS SAULO DANTAS CORREIA E SÁ
DATA : 25/08/2023
LOCAL: Online

FOLLOW-UP DA VOZ E DEGLUTIÇÃO DE PACIENTES COM COVID-19 SUBMETIDOS À INTERNAÇÃO HOSPITALAR

COVID-19; SARS-CoV-2; DISFAGIA; DISFONIA

INTRODUÇÃO: O vírus SARS-CoV-2 foi identificado como o agente causador do surto da síndrome da insuficiência respiratória aguda, passando a ser conhecido como a doença do novo coronavírus ou COVID-19. Em quadros moderados e severos, os sintomas da doença podem  implicar na internação desses indivíduos em hospitais, devido a problemas de desidratação, desnutrição e pneumonias aspirativas. Pacientes com COVID-19 podem apresentar alterações nos mecanismos de deglutição, bem como sintomas de disfonia leve a moderada, que podem perdurar ao longo do tempo. OBJETIVOS: Caracterizar a voz e deglutição de pacientes acometidos pela forma moderada e grave de COVID-19 submetidos à internação hospitalar em momentos diferentes da manifestação da doença. MÉTODOS: Estudo de acompanhamento/follow-up, observacional, descritivo. Serão participantes pacientes adultos e idosos com sintomas moderados e graves de COVID-19, submetidos à internação hospitalar, registrados em banco de dados de um hospital universitário. Serão identificadas nos prontuários o perfil demográfico dos pacientes (idade e sexo), parâmetros vocais e de deglutição no inicio do quadro sintomatológico e após 10 meses de manifestação da doença. Serão colhidos dados do prontuário eletrônico, segundo  avaliação fonoaudiológica do Procedimento Operacional Padrão — POP das Unidades COVID-19 do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes. ANÁLISE DE DADOS: A análise estatística dos dados será realizada a partir do Software Statistical Package for the Social Sciences — SPSS na versão 21.0. Os dados serão apesentados em tabelas e gráficos, com indicação de médias e  desvios-padrão dos parâmetros de voz e deglutição extraídos dos prontuários eletrônicos dos pacientes. RESULTADOS ESPERADOS: a realização desta pesquisa espera fornecer informações à comunidade científica sobre as principais alterações vocais e as principais alterações de deglutição em pacientes moderados e graves com COVID-19 submetidos à internação hospitalar, desenvolvimento/remissão da doença e prognóstico.

Notícia cadastrada em: 25/08/2023 08:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06