Banca de DEFESA: CHARLES HENRIQUE FERNANDES SALES DAS NEVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CHARLES HENRIQUE FERNANDES SALES DAS NEVES
DATA : 16/09/2022
LOCAL: ambiente virtual (remotamente)

O BATÓLITO PARNAMIRIM, PERNAMBUCO: FONTE, PROCESSOS ÍGNEOS, CONSTRUÇÃO E DEFORMAÇÃO

Granites; crustal melting; geochemistry; geophysics; U-Pb geochronology

O Batólito granítico Parnamirim (PP) representa uma típica fusão crustal em pulsos, localizada na Sub-província Central da Província Borborema, nordeste do Brasil. O PP (~210km²) pode ser individualizado em três pulsos principais que intrudem o Complexo Salgueiro, de forma verticalizada (sheets), apresentando uma forma alongada ENE-WSW, aproximadamente en cornu, condicionada pelas zonas de cisalhamento Pernambuco (a sul) e Parnamirim (a oeste). Ao longo do corpo ocorrem foliações magmáticas que progridem para foliações S-C à medida que se aproxima das zonas de cisalhamento. As microestruturas presentes são de alta temperatura (migração de limite de grão à redução de área), acompanhadas de aumento de stress de leste para oeste. As foliações magmáticas, magnéticas e tectônicas são concordantes e possuem orientação geral ENE-WSW, com inclinação sub-verticalizada. O corpo possui uma forma dominante achatada (oblata) e mostra elevado grau de anisotropia. O PP é composto de sienogranito a monzogranito peraluminoso, carregando biotita e moscovita primárias, além de uma ampla gama de minerais acessórios (allanita, monazita, apatita, ilmenita, magnetita, zircão e rutilo) cujas variações na ocorrência e concentração modal acompanham a variação dos pulsos. O PP possui A/CNK > 1,1; teor de SiO2 de 68,13 a 74,18% em peso; baixas razões Rb/Sr (< 2); enriquecimento em LREE e LILE; razão LaN/YbN elevadas; e anomalias negativas de Eu (pequenas a quase ausentes). Os valores de εNd(0,6 Ga) variam de -23 a -20; TDM(Nd) de 2,7 a 2,0 Ga; 87Sr/86Sr(0,6 Ga) de 0,7107 a 0,7165. As variações mineralógicas e químicas observadas podem ser explicadas por uma evolução relacionada à fusão parcial a partir de uma fonte heterogênea, com geração e extração de múltiplos pulsos de magma. A fusão ocorreu por aumento gradual da temperatura (765 a 870ºC), causando quebra de moscovita e biotita, possivelmente em ausência de fluidos. A intrusão dos pulsos se deu em nível crustal médio (>3,5kbar), com os primeiros alojados entre 590 e 600Ma; o rejuvenescimento magmático a partir de adição de novos pulsos permite a manutenção do corpo em estado sub-solidus por um longo período (~50Ma). Os resultados sugerem que as zonas de cisalhamento próximas ao PP estavam ativas durante sua intrusão e permaneceram ativas durante o resfriamento do batólito.

Interno - 1131180 - ADEJARDO FRANCISCO DA SILVA FILHO
Externo à Instituição - HERBET CONCEICAO - UFS
Externo à Instituição - LUÍS GUSTAVO FERREIRA VIEGAS - UnB
Interno - 1132502 - SERGIO PACHECO NEVES