UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE INVESTIMENTOS DE CAMPANHA E RESULTADOS ELEITORAIS NO BRASIL 2001-2022
revisão sistemática de literatura; eleições; investimento de campanha.
Como se têm estudado investimentos de campanha e resultados eleitorais no Brasil? Metodologicamente, este trabalho faz uma revisão sistemática de literatura a partir de 42 artigos publicados em 21 revistas entre 2001 a 2022. Em particular exploramos os seguinte elementos: expandimos a revisão de literatura de Mancuso (2015) em 3 perspectivas a) incluindo variáveis bibliométricas como autoria, gênero e impacto científico; b) sumarizando os métodos e técnicas empregados na construção dos modelos empíricos e c) estimando o nível de transparência da produção científica a partir de indicadores de data sharing e disponibilidade de scripts computacionais. Para além disso, nosso trabalho sumariza os modelos, variáveis dependentes, variáveis independentes, variáveis de controles, modelos, efeitos dos modelos, nível de significância dos efeitos, séries temporais, eleições, unidades da análise, assim apontando a direção da discussão. Esta pesquisa contribui com a discussão sobre investimento de campanha e resultados eleitorais sumarizando elementos de autoria, metodológicos, técnicos e análiticos das pesquisas, sendo útil não só na formulação de propostas legislativas especialmente desenhadas para regular o papel do dinheiro nas eleições, como também promovendo um snapshot dos achados do literatura, mostrando como os pesquisadores brasileiros tem atacado os problemas de pesquisa do campo. Nossos achados indicam: 1. Não há nenhuma preocupação dos autores com datasharing e replicação de resultados; 2. Cerca de um terço dos trabalhos avaliados são trabalhos inferenciais; 3. Em apenas 20% dos trabalhos há apresentação de hipóteses a serem testadas; 4. Em 73,34% usam algum tipo de análise de regressão.