|
Dissertações |
|
1
|
-
MARIA GABRIELA MENDONÇA MAZZARELLA
-
“Não quero sobreviver, quero viver”: A implementação da Convenção da Basileia para REEE na América do Sul
-
Orientador : RAFAEL MESQUITA DE SOUZA LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDREA QUIRINO STEINER
-
RAFAEL MESQUITA DE SOUZA LIMA
-
ELIA ELISA CIA ALVES
-
Data: 17/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Como os países da América do Sul têm implementado a Convenção da Basileia no controle de movimento transfronteiriço de resíduos eletroeletrônicos? O descarte de eletrônicos se tornou uma questão global, caracterizando-se por sua complexidade, pelo crescimento rápido de produção e consumo, por poucos dados reportados e pelo volume destinado ao comércio internacional. Este trabalho tem como objetivo principal analisar como os países da América do Sul têm implementado a Convenção da Basileia de 1989 para o problema dos resíduos eletroeletrônicos. Para isso, utilizamos o referencial da Teoria de Regimes Internacionais com foco na implementação de acordos de meio ambiente. Metodologicamente, apostamos em um estudo descritivo sobre o processo de implementação da Convenção da Basileia referente ao problema do e-lixo na América do Sul no período entre 2006 e 2020. Para isso, perseguimos os seguintes objetivos específicos: identificar os indicadores de implementação do acordo; reunir os dados disponíveis sobre as legislações de cada país; produzir um quadro geral que agrupa os indicadores de implementação de medidas para o problema de resíduos eletrônicos na região. Ao todo reunimos 11 indicadores de implementação apresentados no texto da Convenção de Basileia e Declaração de Nairóbi. Essas métricas compõem o quadro de dados sobre a implementação do acordo nos países da América do Sul e uma planilha com as legislações, dados de presença em COPs e envios de relatórios disponíveis no Ecolex, InforMEA e Basel Convention Website. Por fim, este trabalho alcançou cinco achados: (1) todos os países da América do Sul internalizaram o acordo; (2) apenas 5 países possuíam legislações específicas para resíduos eletrônicos até 2020: Bolívia, Chile, Equador e Peru; (3) isso não está ligado necessariamente à falta de implementação da Convenção de Basileia e à adequação aos problemas atuais; (4) o fato de um Estado fazer parte dos primeiros que ratificaram a Convenção não é sinônimo de que terá as legislações mais avançadas e em harmonia com o texto e suas emendas; (5) a implementação depende do nível de adesão de cada país.
-
Mostrar Abstract
-
Nunca se produziu tanto lixo. Entretanto, há um tipo de produto que chama a atenção pela rapidez de consumo e descarte, além de sua periculosidade: os eletroeletrônicos, que quando chegam ao fim da vida útil passam a aser chamados de Resíduos Eletroeletrônicos - REEE, ou e-lixo. Internacionalmente, a Convenção da Basileia de 1989 é tida como o acordo que se destina a regulamentar o movimento transfronteiriço de resíduos perigosos e o seu depósito. Em 2006, um documento foi feito para implementar um plano de trabalho de manejo correto de REEE no escopo da Convenção da Basileia: a Declaração de Nairóbi sobre a Gestão ambientalmente Saudável de Resíduos Eletroeletrônicos, que foi adotada na Conferência das Pasrtes, a COP-9. Este documento é voltado para a Ásia-Pacífico, África e América do Sul. Dito isso, este trabalho lida com a seguinte pergunta de pesquisa: qual a eficácia da Convenção da Basileia no que tange os problemas relacionados aos REEE na América do Sul? Por isso, este trabalho tem como objetivo principal avaliar os efeitos da Convenção da Basileia referente ao problema dos resíduos eletroeletrônicos especificamente na região da América do Sul. Decorrente disso, vão ser perseguidos os seguintes objetivos específicos: sistematizar os dados sobre o consumo e descarte de REEE da América do Sul entre 1992 e 2020; apurar as legislações dos Estados; produzir os contrafactuais. Metodologicamente apostamos em uma análise longitudinal comparada da região no período entre 1992 e 2020, para conferir as variações dos dados quantitativos em conjunto com a literatura e as legislações dos Estados. Para isso, foram utilizados como principais bancos de dados o E-Waste Monitor e o Global E-Waste. A partir disso fizemos o contrafactual para averiguar se os efeitos percebidos na região são decorrentes da Convenção da Basileia, de acordo com a literatura de eficácia de regimes ambientais.
|
|
2
|
-
DANILLO RAFAEL BATISTA DO NASCIMENTO
-
Quando a integridade eleitoral corre risco: democracia, fraude e instituições na América Latina
-
Orientador : GABRIELA DA SILVA TAROUCO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GABRIELA DA SILVA TAROUCO
-
LEON VICTOR DE QUEIROZ BARBOSA
-
JAN MARCEL DE ALMEIDA FREITAS LACERDA
-
JAQUELINE PORTO ZULINI
-
JOÃO PAULO OCKE DE FREITAS
-
Data: 23/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Como as características dos Electoral Management Bodies afetam as fraudes eleitorais? Considerando que a relação entre o maior grau de democracia e a garantia da integridade eleitoral é positiva, o presente trabalho tem como objetivo identificar a relação entre o Electoral Management Body (EMB) e as fraudes eleitorais na América Latina. Considerando que há democracias em backsliding, algumas podem apresentar níveis variados de integridade eleitoral. Partindo do pressuposto de que as instituições atuam para assegurar a democracia eleitoral, o trabalho se interessa em saber como o desenho institucional do EMB afeta as fraudes eleitorais e assim busca identificar a relação entre ambos e como os tipos de fraude se comportam em relação às diferenças. Evidências na literatura recente sobre gestão eleitoral e integridade eleitoral em democracias ressaltam a importância da autonomia dos Electoral Management Bodies sobre a administração pública e o desenho institucional. O trabalho irá utilizar exclusivamente a base de dados do Electoral Integrity Project (EIP) selecionando as observações das eleições dos países da América Latina. Para o desenvolvimento do trabalho é proposto desenvolver uma associação descritiva entre a variável independente EMB e a variável dependente Fraude, de maneira desagregada e agregada, assim também incluindo variáveis de participação dos observadores eleitorais com o intuito identificar padrões entres essas relações nos países da América Latina.
-
Mostrar Abstract
-
How do Electoral Management Bodies characteristics affect electoral fraud? Considering that the relationship between a greater degree of democracy and the guarantee of electoral integrity is positive, the present work aims to identify the relationship between the Electoral Management Body (EMB) and electoral fraud in Latin America. Given that there are backsliding democracies, some may exhibit varying levels of electoral integrity. Assuming that institutions act to ensure electoral democracy, the work is interested in knowing how the institutional design of the EMB affects electoral fraud and thus seeks to identify the relationship between both and how the types of fraud behave in relation to the differences. Evidence in recent literature on electoral management and electoral integrity in democracies underscores the importance of Electoral Management Bodies autonomy over public administration and institutional design. The work will exclusively use the Electoral Integrity Project (EIP) database, selecting election observations from Latin American countries. For the development of the work, it is proposed to develop a descriptive association between the independent variable EMB and the dependent variable Fraud, in a disaggregated and aggregated way, as well as including variables of participation of electoral observers in order to identify patterns between these relationships in Latin American countries.
|
|
3
|
-
LILIANE GOBETTI FAGUNDES
-
MULHERES NA DIREÇÃO DOS ÓRGÃOS PARTIDÁRIOS BRASILEIROS: Uma análise exploratória
-
Orientador : GABRIELA DA SILVA TAROUCO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GABRIELA DA SILVA TAROUCO
-
RICARDO BORGES GAMA NETO
-
ENEIDA DESIREE SALGADO
-
PEDRO GUSTAVO DE SOUSA SILVA
-
SILVANA KRAUSE
-
Data: 27/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O nível de democracia intrapartidária dos partidos políticos influencia a participação de mulheres na ocupação de cargos de direção? Esta é a questão norteadora desta dissertação. Com o intuito de relacionar os temas de democracia intrapartidária, gênero e representação, o trabalho tem como objetivo geral observar a participação de mulheres em cargos nos órgãos partidários nacionais. A hipótese principal é de que quanto maior o índice de democracia intrapartidária, maior a inclusão de mulheres em cargos dos órgãos partidários. A metodologia consistiu em utilizar abordagem mista, com a construção do índice de inclusão de gênero, que mede a porcentagem de mulheres presentes nos órgãos partidários brasileiros e relacionar com o índice de democracia intrapartidária de Salgado (2020). A hipótese inicial não foi corroborada, dado que o partido apresentar alto índice de democracia intrapartidária não significou ter um maior índice de inclusão de gênero.
-
Mostrar Abstract
-
Does the level of intra-party democracy of political parties influence the participation of women in leadership positions? This was the guiding question of the present dissertation. In order to relate the issues of intra-party democracy, gender and representation, the work has as a general objective to observe the participation of women in positions in the national party organizations. The main hypothesis is that the higher the rate of intra-party democracy, the higher the inclusion of women in office in party bodies. The methodology consisted in using the same approach, with the construction of the gender inclusion index, which measures the percentage of women present in the Brazilian party organizations and relates it to the intraparty democracy index of Salgado (2020). The initial hypothesis wasn’t corroborated, since the party presenting a high index of intraparty democracy did not mean having a higher index of gender inclusion.
|
|
4
|
-
QUEMUEL BARUQUE DE FREITAS RODRIGUES
-
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE INVESTIMENTOS DE CAMPANHA E RESULTADOS ELEITORAIS NO BRASIL 2001-2022
-
Orientador : DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
-
ERNANI RODRIGUES DE CARVALHO NETO
-
JOSE ALEXANDRE DA SILVA JUNIOR
-
Data: 28/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Como se têm estudado investimentos de campanha e resultados eleitorais no Brasil? Metodologicamente, este trabalho faz uma revisão sistemática de literatura a partir de 42 artigos publicados em 21 revistas entre 2001 a 2022. Em particular exploramos os seguinte elementos: expandimos a revisão de literatura de Mancuso (2015) em 3 perspectivas a) incluindo variáveis bibliométricas como autoria, gênero e impacto científico; b) sumarizando os métodos e técnicas empregados na construção dos modelos empíricos e c) estimando o nível de transparência da produção científica a partir de indicadores de data sharing e disponibilidade de scripts computacionais. Para além disso, nosso trabalho sumariza os modelos, variáveis dependentes, variáveis independentes, variáveis de controles, modelos, efeitos dos modelos, nível de significância dos efeitos, séries temporais, eleições, unidades da análise, assim apontando a direção da discussão. Esta pesquisa contribui com a discussão sobre investimento de campanha e resultados eleitorais sumarizando elementos de autoria, metodológicos, técnicos e análiticos das pesquisas, sendo útil não só na formulação de propostas legislativas especialmente desenhadas para regular o papel do dinheiro nas eleições, como também promovendo um snapshot dos achados do literatura, mostrando como os pesquisadores brasileiros tem atacado os problemas de pesquisa do campo. Nossos achados indicam: 1. Não há nenhuma preocupação dos autores com datasharing e replicação de resultados; 2. Cerca de um terço dos trabalhos avaliados são trabalhos inferenciais; 3. Em apenas 20% dos trabalhos há apresentação de hipóteses a serem testadas; 4. Em 73,34% usam algum tipo de análise de regressão.
-
Mostrar Abstract
-
Como se têm estudado investimentos de campanha e resultados eleitorais no Brasil? Metodologicamente, este trabalho faz uma revisão sistemática de literatura a partir de 42 artigos publicados em 21 revistas entre 2001 a 2022. Em particular exploramos os seguinte elementos: expandimos a revisão de literatura de Mancuso (2015) em 3 perspectivas a) incluindo variáveis bibliométricas como autoria, gênero e impacto científico; b) sumarizando os métodos e técnicas empregados na construção dos modelos empíricos e c) estimando o nível de transparência da produção científica a partir de indicadores de data sharing e disponibilidade de scripts computacionais. Para além disso, nosso trabalho sumariza os modelos, variáveis dependentes, variáveis independentes, variáveis de controles, modelos, efeitos dos modelos, nível de significância dos efeitos, séries temporais, eleições, unidades da análise, assim apontando a direção da discussão. Esta pesquisa contribui com a discussão sobre investimento de campanha e resultados eleitorais sumarizando elementos de autoria, metodológicos, técnicos e análiticos das pesquisas, sendo útil não só na formulação de propostas legislativas especialmente desenhadas para regular o papel do dinheiro nas eleições, como também promovendo um snapshot dos achados do literatura, mostrando como os pesquisadores brasileiros tem atacado os problemas de pesquisa do campo. Nossos achados indicam: 1. Não há nenhuma preocupação dos autores com datasharing e replicação de resultados; 2. Cerca de um terço dos trabalhos avaliados são trabalhos inferenciais; 3. Em apenas 20% dos trabalhos há apresentação de hipóteses a serem testadas; 4. Em 73,34% usam algum tipo de análise de regressão.
|
|
5
|
-
LUIZ FERNANDO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
-
PERSPECTIVAS DA ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DOS DETERMINANTES DO FINANCIAMENTO CLIMÁTICO NA AMÉRICA LATINA E CARIBE
-
Orientador : MARCELO DE ALMEIDA MEDEIROS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIA ELISA CIA ALVES
-
MARCELO DE ALMEIDA MEDEIROS
-
RAFAEL MESQUITA DE SOUZA LIMA
-
Data: 09/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores domésticos que se relacionam com a busca por financiamento de adaptação climática junto ao Green Climate Fund (GCF). Para tal, optou-se por testar a capacidade de resposta do Modelo de Regressão Logística na identificação de quais fatores são preponderantes. Além disso, buscou-se descrever os projetos que são financiados na América Latina e no Caribe pelo GCF. Teoricamente, o trabalho está apoiado na abordagem da Economia Política Internacional sobre a formação de políticas climáticas, conforme apresentado por Steve e Teytelboym (2013). Os resultados obtidos apontaram para grande concentração de projetos voltados para segurança hídrica e infraestrutura, o que condiz com os riscos climáticos mais relevantes para a região. Restrições nos dados disponíveis não permitiram a construção de um modelo logit robusto, que permitisse a interpretação de forma não-viesada das probabilidades associadas aos fatores domésticos utilizados.
-
Mostrar Abstract
-
resumo
|
|
6
|
-
MARIANA BRITO DA FONSECA
-
INSEGURANÇA ALIMENTAR, AGRICULTURA FAMILIAR E O DESMANTELAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: COMO E POR QUE OCORREU O DESMANTELAMENTO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA)? (2011 – 2022)
-
Orientador : MARIANA BATISTA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIANA BATISTA DA SILVA
-
ANDREA QUIRINO STEINER
-
LUCIANA PAZINI PAPI
-
Data: 15/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho busca responder à questão: como e por que ocorreu o desmantelamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)? A questão está inserida em um contexto de indícios do desmonte em políticas públicas voltadas para a Agricultura familiar no Brasil, simultaneamente com uma dinâmica de aumento nos indicadores de insegurança alimentar e piora das mudanças climáticas, fatores influenciados pela temática. A pesquisa se utiliza da estrutura analítica do Bauer e Knill para descrever as principais estratégias do desmantelamento utilizadas para o Programa, listando os mecanismos causais envolvidos a partir de uma lógica de rastreamento de processos. Como principais resultados é possível listar um processo de desmonte por mudança de arena iniciado no governo Dilma, em 2013, e uma forte influência da agenda ideológica nas decisões tomadas durante os governos Temer e Bolsonaro, também objetivando o desmonte do mesmo Programa.
-
Mostrar Abstract
-
Resumo: O presente estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa: quais mudanças
caracterizam o desmantelamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) a partir do
Programa Alimenta Brasil (PAB)? A política pública em questão atualmente se encontra sob
nova denominação, e ainda é amplamente conhecida por sua antiga designação: Programa de
Aquisição de Alimentos (PAA). Com a mudança em sua nomenclatura, o Programa pode ou
não ter engajado em mudanças que visam a sua expansão. Vale salientar que desde 2014
existem evidências de desmantelamento na política em questão (Sabourin, Craviotti e
Milhorance, 2020) e nenhum indicativo de expansão desde a sua mudança de nome (IPEA,
2021). Por isso, para responder à pergunta na qual o estudo se baseia, utiliza-se uma
abordagem multimétodo com pretensões descritivas, mobilizando o marco teórico que versa
sobre o desmantelamento de políticas públicas, cujo conceito pode se resumir à extinção ou
diminuição deliberada de políticas públicas e seus instrumentos.
|
|
7
|
-
NANDO PAULO SUMA
-
DEMOCRACIA E COMPORTAMENTO ELEITORAL NA GUINÉ-BISSAU: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ETNICIDADE NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2019.
-
Orientador : ADRIANO OLIVEIRA DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIO ANDRÉ DE SOUZA
-
ADRIANO OLIVEIRA DOS SANTOS
-
DIOGO ARRUDA CARNEIRO DA CUNHA
-
Data: 30/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Como se deu o processo de democratização na Guiné-Bissau e qual o papel da variável etnia nas eleições presidenciais de 2019? Este trabalho debruça sobre a democracia representativa na Guiné-Bissau, visando analisar e compreender o cenário democrático guineense desde seus primórdios, por meio de uma análise longitudinal com base na literatura existente sobre eventos importantes na história política do país, tais como: a luta para independência contra colonialismo português, o processo de nascimento do Estado bissau-guineense, a era do partido único, a transição para democracia, sua consolidação e análise sobre comportamento dos eleitores guineenses nas eleições de 2019 com base nos dados eleitorais da CNE. A partir disso, analisamos o desdobramento deste processo democrático e constatamos que foi um processo de transição democrático muito complicado e desafiador, permeado por conflitos, sucessivos golpes de estado e recorrentes instabilidades políticas até os tempos atuais. Por outro lado, considerando a configuração sociocultural marcada por diversidade de grupos étnicos na sociedade guineense, verificamos que a clivagem étnica influenciou grandemente na vitória de Umaro Sissoco Embaló nas eleições presidenciais de 2019.
-
Mostrar Abstract
-
este trabalho trata sobre a democracia guineense desde seus primórdios e com ênfase em avaliar as eleições presidenciais e fazer uma análise apurada, com base nos dados eleitorais, sobre os condicionantes do comportamento dos eleitores guineenses, haja vista o contexto de grande diversidade sociocultural que permeia a sociedade bissau-guineense. Esses elementos fazem necessário identificar e compreender: quais variáveis explicam o comportamento dos eleitores guineenses? É notório que, a Guiné-Bissau representa uma observação importante para entender como a diversidade étnica influencia o comportamento dos eleitores por três principais motivos: a) os eleitores guineenses preferem mais o candidato que é do seu grupo étnico; b) os eleitores votam em grupo por fatores como a afinidade étnica e regional.
|
|
8
|
-
LETICIA SUELY DE SOUZA
-
PAPERS, PLEASE: A Resistência de Governos Populistas a Políticas Migratórias na União Europeia
-
Orientador : MIGUEL MIKELLI LUCAS ALVES RIBEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOÃO CARLOS JAROCHINSKI SILVA
-
MIGUEL MIKELLI LUCAS ALVES RIBEIRO
-
PATRÍCIA NABUCO MARTUSCELLI
-
Data: 27/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Como os governos populistas da União Europeia resistem às políticas migratórias do bloco? As principais características de líderes populistas é a ideia de que a vontade do povo está acima das elites e de grupos que se reconheçam fora das regras morais fundamentais que o povo representa; portanto, imigrantes poderiam ser vistos como um risco à estabilidade social. Além disso, atitudes populistas e sentimentos anti-establishment são algumas das razões para o surgimento de resistência a instituições internacionais. Dessa forma, o foco é identificar como governos populistas da UE resistem a políticas migratórias implementadas no bloco. Fluxos migratórios intensos ao redor do mundo encaram lideranças populistas, e esse movimento está ameaçado pelo potencial impacto delas, incluindo - mas não exclusivamente -, o nacionalismo, especialmente na Europa. Por isso a pesquisa dela como um processo institucional empregado por populistas sobre uma pauta contextualmente importante é essencial nas Relações Internacionais. Este trabalho exploratório propôs uma abordagem multi-método. A análise quantitativa observou o nível de populismo dos mandatos e os processos por infração (PI) iniciados pela Comissão Europeia sobre non-compliance a leis de migração em 17 membros, entre 2012-2019. Uma tipologia baseada nas etapas do PI classificou como os countries resistem comparado com seus escores em populismo, resultando no estudo de caso de um processo húngaro desenvolvido pela análise do julgamento da CJEU, comunicados de imprensa e relatórios da UE e relatórios de instituições regionais conjuntamente com ONGs, revelando detalhes sobre o processo de resistência mais longo da base.
-
Mostrar Abstract
-
resumo
|
|
9
|
-
ARTUR LEONARDO GUEIROS BARBOSA
-
A ATUAÇÃO DO CONSÓRCIO NORDESTE À LUZ DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU: Uma análise institucional
-
Orientador : DIOGO ARRUDA CARNEIRO DA CUNHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIOGO ARRUDA CARNEIRO DA CUNHA
-
JOYCE HELENA FERREIRA DA SILVA
-
JULIANO MENDONÇA DOMINGUES DA SILVA
-
Data: 24/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O Nordeste destaca-se negativamente por seus indicadores econômicos e sociais, especialmente quando comparado a outras regiões do país. Ao mesmo tempo, com a eleição de Jair Bolsonaro, diversas medidas do Governo Federal ameaçaram piorar ainda mais a já precária situação da região. Diante deste cenário geral surge em 2019 o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, formado pelos nove estados da Região, com o propósito declarado de promover o desenvolvimento sustentável. Desta forma, cabe esclarecer se a preocupação formal do CNE com o caráter sustentável do desenvolvimento regional reflete-se em suas ações e, em caso positivo, com que perfil exatamente? A pesquisa trabalha com a hipótese de que o Consórcio Nordeste tem atuado com foco no desenvolvimento sustentável da Região e que esta atuação terá seu perfil esclarecido como consequência do presente trabalho. Para isso, o estudo buscará inicialmente traçar uma linha histórica entre as iniciativas de planejamento e desenvolvimento regional no Nordeste a partir dos anos 1950 e o surgimento do Consórcio. Em seguida, executará uma pesquisa de caráter exploratório, focada na atuação do CNE, desde o seu surgimento em 2019 até o final de 2021, com investigação das ações em documentos oficiais do Consórcio, em cartas, entrevistas e declarações públicas dos seus representantes legais, bem como em notícias, artigos e textos analíticos veiculados na mídia. O trabalho estabelecerá juntamente um diálogo dialético com as principais correntes teóricas pertencentes ao arcabouço da Teoria do Desenvolvimento Regional. Neste sentido, aspectos teóricos serão utilizados para promover reflexões nas práticas e na estratégia de atuação do CNE, enquanto que a realidade vivenciada pelo Consórcio será usada para confrontar pontos das teorias estudadas, apontando nestas possíveis equívocos ou limitações. Por fim, a pesquisa classificará e analisará as ações do Consórcio segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e, adicionalmente, conforme critérios operacionais criados pelo autor, possibilitando assim uma análise estatística cruzada das duas categorias de classificação, com o intuito de se identificar de maneira mais detalhada o perfil de atuação do CNE.
-
Mostrar Abstract
-
O Nordeste destaca-se negativamente por seus indicadores econômicos e sociais, especialmente quando comparado a outras regiões do país. Ao mesmo tempo, com a eleição de Jair Bolsonaro, diversas medidas do Governo Federal ameaçaram piorar ainda mais a já precária situação da região. Diante deste cenário geral surge em 2019 o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, formado pelos nove estados da Região, com o propósito declarado de promover o desenvolvimento sustentável. Desta forma, cabe esclarecer se a preocupação formal do CNE com o caráter sustentável do desenvolvimento regional reflete-se em suas ações e, em caso positivo, com que perfil exatamente? A pesquisa trabalha com a hipótese de que o Consórcio Nordeste tem atuado com foco no desenvolvimento sustentável da Região e que esta atuação terá seu perfil esclarecido como consequência do presente trabalho. Para isso, o estudo buscará inicialmente traçar uma linha histórica entre as iniciativas de planejamento e desenvolvimento regional no Nordeste a partir dos anos 1950 e o surgimento do Consórcio. Em seguida, executará uma pesquisa de caráter exploratório, focada na atuação do CNE, desde o seu surgimento em 2019 até o final de 2021, com investigação das ações em documentos oficiais do Consórcio, em cartas, entrevistas e declarações públicas dos seus representantes legais, bem como em notícias, artigos e textos analíticos veiculados na mídia. O trabalho estabelecerá juntamente um diálogo dialético com as principais correntes teóricas pertencentes ao arcabouço da Teoria do Desenvolvimento Regional. Neste sentido, aspectos teóricos serão utilizados para promover reflexões nas práticas e na estratégia de atuação do CNE, enquanto que a realidade vivenciada pelo Consórcio será usada para confrontar pontos das teorias estudadas, apontando nestas possíveis equívocos ou limitações. Por fim, a pesquisa classificará e analisará as ações do Consórcio segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e, adicionalmente, conforme critérios operacionais criados pelo autor, possibilitando assim uma análise estatística cruzada das duas categorias de classificação, com o intuito de se identificar de maneira mais detalhada o perfil de atuação do CNE.
|
|
10
|
-
KAIQUE PEREIRA SANTOS
-
Ideologia, Corrupção e Accountability Eleitoral
-
Orientador : NARA DE CARVALHO PAVAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
-
RICARDO BORGES GAMA NETO
-
MAURICIO ASSUERO LIMA DE FREITAS
-
Data: 31/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
No presente trabalho, pretende-se dar continuidade às pesquisa de accountability eleitoral da corrupção. Mais especificamente, estudaremos como a ideologia pode alterar os efeitos sobre o comportamento do eleitorado causados pela exposição de casos de corrupção que aconteceram nos municípios brasileiros. Essa pergunta é feita pois, no Brasil, os autores (FERRAZ; FINAN, 2008) observaram que fornecer aos eleitores informações sobre infrações administrativas descobertas nas auditorias realizadas pela Controladoria Geral da União afeta negativamente a performance eleitoral dos candidatos acusados de corrupção. Entretanto, como mostrado por Botero et al. (2021), (DUNNING et al., 2019) e Boas, Hidalgo e Melo (2019), existem vários fatores distintos que podem limitar o accountability eleitoral da corrupção, como, por exemplo, polarização (GRAHAM; SVOLIK, 2020). Aqui, pretendemos verificar se o accountability eleitoral da corrupção depende do posicionamento ideológico dos candidatos. Ou seja, os candidatos de partidos políticos de esquerda ou direita são punidos igualmente ou não? Para isso, usaremos os dados de Brollo et al. (2013) sobre as auditorias municipais, em conjunto com a classificação ideológica dos partidos construída por Bolognesi, Ribeiro e Codato (2022), para testar a hipótese de que não há uma relação direta entre o posicionamento ideológico dos políticos corruptos e as chances dos mesmos serem reeleitos.
-
Mostrar Abstract
-
No presente trabalho, pretende-se dar continuidade às pesquisa de accountability eleitoral da corrupção. Mais especificamente, estudaremos como a ideologia pode alterar os efeitos sobre o comportamento do eleitorado causados pela exposição de casos de corrupção que aconteceram nos municípios brasileiros. Essa pergunta é feita pois, no Brasil, os autores (FERRAZ; FINAN, 2008) observaram que fornecer aos eleitores informações sobre infrações administrativas descobertas nas auditorias realizadas pela Controladoria Geral da União afeta negativamente a performance eleitoral dos candidatos acusados de corrupção. Entretanto, como mostrado por Botero et al. (2021), (DUNNING et al., 2019) e Boas, Hidalgo e Melo (2019), existem vários fatores distintos que podem limitar o accountability eleitoral da corrupção, como, por exemplo, polarização (GRAHAM; SVOLIK, 2020). Aqui, pretendemos verificar se o accountability eleitoral da corrupção depende do posicionamento ideológico dos candidatos. Ou seja, os candidatos de partidos políticos de esquerda ou direita são punidos igualmente ou não? Para isso, usaremos os dados de Brollo et al. (2013) sobre as auditorias municipais, em conjunto com a classificação ideológica dos partidos construída por Bolognesi, Ribeiro e Codato (2022), para testar a hipótese de que não há uma relação direta entre o posicionamento ideológico dos políticos corruptos e as chances dos mesmos serem reeleitos.
|
|
11
|
-
PEDRO BURIL SARAIVA LINS
-
DIFUSÃO DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS INTERMUNICIPAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA
-
Orientador : ANDREA QUIRINO STEINER
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDREA QUIRINO STEINER
-
ERINALDO FERREIRA DO CARMO
-
VIRGINIA ROCHA DA SILVA
-
Data: 31/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo desta pesquisa é compreender o processo de adoção dos consórcios públicos intermunicipais pelos municípios brasileiros. Em um contexto de descentralização, o federalismo brasileiro pode ser desfavorável. A desproporcionalidade entre capacidade fiscal e responsabilidades na provisão de políticas públicas afeta a implementação desses serviços, principalmente em municípios com orçamentos limitados. Os consórcios públicos intermunicipais são instrumentos eficazes de gestão para resolver essas questões e podem solucionar problemas de interdependência entre os municípios. Os benefícios são variados: maior escala na prestação de serviços, transparência nos processos e despesas, além da facilidade de realizar projetos conjuntos. Esta pesquisa examina a difusão dos consórcios públicos intermunicipais ao longo do tempo, identificando padrões relacionados ao tamanho da população e à região geográfica. A hipótese é que o tamanho populacional desempenha um papel importante na adoção da inovação institucional: municípios menores têm maior necessidade de se consorciar para melhorar a provisão de serviços públicos. No entanto, espera-se que essa relação seja influenciada pela área temática do consórcio público, pela região do município e pela implementação da lei Nº 11.107/2005, que regulamenta os consórcios públicos intermunicipais. Metodologicamente, a pesquisa aplica a técnica de análise de sobrevivência e os estimadores de sobrevivência e risco de Kaplan-Meier. Os dados são provenientes da adoção de consórcios públicos intermunicipais entre 1985 e 2013 pelos municípios brasileiros. Para testar a hipótese, foram construídos dois modelos de análise de sobrevivência: um abrangendo todo o período desde a adoção do primeiro consórcio público intermunicipal no Brasil (1985-2013) e outro considerando apenas casos após a adoção do marco legal (2005-2013). Os resultados mostram que (I) a lei Nº 11.107/2005 foi determinante na difusão dos consórcios públicos intermunicipais no Brasil; (II) os municípios se consorciam mais rapidamente em torno da área da saúde; (III) a região em que o município está localizado influencia a adoção desse arranjo institucional.
-
Mostrar Abstract
-
Em um contexto de descentralização, o federalismo brasileiro pode se mostrar bastante perverso. A desproporcionalidade entre capacidade fiscal e responsabilidades na provisão de políticas públicas impacta a qualidade da implementação desses serviços, principalmente em municípios que funcionam com orçamentos apertados. Os consórcios públicos intermunicipais têm se mostrado um bom instrumento de gestão para ajudar a resolver tais questões, e podem ser capazes de solucionar problemas relativos à interdependência entre os municípios. Os benefícios são diversos: maior escala na prestação de serviços, transparência de processos e de despesas e a possibilidade de realizar, com maior facilidade, projetos conjuntos. Este projeto de dissertação busca observar a difusão dos consórcios públicos intermunicipais ao longo do tempo, identificando padrões em relação ao tamanho da população e região. Metodologicamente, utilizaremos a técnica de análise de sobrevivência e os estimadores de sobrevivência e de risco ou falha de Kaplan-Meier. Como fonte de dados, utilizaremos informações da adoção de consórcios públicos intermunicipais no Brasil entre o período de 2005 a 2018.
|
|
12
|
-
HELENA FERNANDES SANTOS
-
A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE BRASILEIRA
-
Orientador : DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
-
ERNANI RODRIGUES DE CARVALHO NETO
-
HUGO AUGUSTO VASCONCELOS MEDEIROS
-
Data: 15/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A Constituição Federal de 1988 representou um marco na garantia de direitos para as pessoas com deficiência. Antes de sua promulgação havia apenas uma referência constitucional aos direitos das Pessoas com deficiência (PcD), a Emenda n° 12, de 1978, conhecida como “Emenda Thales Ramalho”. No texto final, oito artigos passaram a fazer referência explícita às PcD e outros quatro comtemplaram suas demandas. Como esse resultado foi possível? O principal objetivo do presente trabalho é analisar as estratégias utilizadas pelo Movimento PcD antes e durante a Assembleia Nacional Constituinte (ANC), 1987-1988, suas demandas e quais foram incluídas no texto constitucional. Para atingir tal objetivo o presente trabalho utiliza métodos mistos. Com o intuito de registrar as percepções dos participantes do próprio movimento, examinamos o conteúdo das entrevistas do livro História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil (LANNA JÚNIOR, 2010), além disso, foram analisados discursos de parlamentares e ativistas. Os principais resultados indicam que: a) o movimento PcD conseguiu persuadir as autoridades e sociedade; b) o foco do lobby do movimento foi nas audiências públicas da Subcomissão dos Negros, Populações Indígenas, Pessoas Deficientes e Minorias; e c) o contato prévio com parlamentares e as motivações pessoais dos constituintes para participar da Subcomissão foram facilitadores para a ação do movimento. Ademais, foi produzido um banco com 217 normas relativas às PcD promulgadas entre 1988 e 2020. Este trabalho avança nossa compreensão sobre o movimento PcD suas estratégias de mobilização, principalmente na Assembleia Nacional Constituinte e seu papel na promoção de políticas inclusivas. Os resultados podem ser uteis para formulação de novas políticas públicas inclusivas. Palavras-chave
-
Mostrar Abstract
-
Em 2018 o IBGE divulgou que 6,7% dos brasileiros possuem pelo menos uma das quatro deficiências, sendo elas: auditiva, visual, intelectual e física. O segmento, que agrega pessoas com deficiência (PcD), está sujeito a violações de sua dignidade, perda de autonomia, tratamento desigual e níveis mais elevados de vulnerabilidade social. A atuação do movimento social das pessoas com deficiência teve como base o estigma e a discriminação contra esse grupo, a evolução do conceito e das percepções sobre a deficiência aconteceu paralelamente ao fortalecimento do movimento. No Brasil a década de 1970 e 1980 foram essenciais para o movimento social PcD, com destaque para a década de 1980 que foi dedicada a encontros que tinham o objetivo de garantir sua presença na Assembleia Nacional Constituinte (ANC). Porém pouco se sabe sobre o processo de articulação dos interesses das pessoas com deficiência durante a ANC. O principal objetivo desta dissertação é contribuir com este debate a partir da análise da influência do movimento PcD na construção da Constituição Federal. Para tanto, o desenho de pesquisa utiliza análise automatizada de texto dos documentos relativos à participação das PcD na ANC com o objetivo de identificar quais demandas do movimento foram acatadas e incorporadas no texto constitucional. Além disso, com o intuito de registrar as percepções dos participantes do próprio movimento, examinamos o conteúdo das entrevistas do livro História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil (LANNA JÚNIOR, 2010).
|
|
13
|
-
ALASSANA DEM
-
Instabilidade política na Guiné-Bissau: o engajamento da sociedade civil em casos de golpes de Estado
-
Orientador : ADRIANO OLIVEIRA DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LAYLA DANIELE PEDREIRA DE CARVALHO
-
ADRIANO OLIVEIRA DOS SANTOS
-
DIOGO ARRUDA CARNEIRO DA CUNHA
-
Data: 20/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Durante os períodos de conflitos político-militar de 1998-1999 e o golpe de Estado de 2012, como se deu o engajamento da sociedade civil na gestão e resolução das crises políticas ao longo desses processos? Diante de um contexto de cíclicas crises políticas, econômicas e sociais, como é o caso da Guiné-Bissau, a sociedade civil assume muitas das vezes funções importantes que correspondem às atribuições do Estado, ou seja, a tarefa da sociedade civil bissau-guineense tem sido a de promover espaços de comunicação e de negociação de consensos, tendo como preocupação colocar os interesses gerais da sociedade. Nesse sentido, a presente dissertação objetiva analisar as dinâmicas e atuações da sociedade civil bissau- guineense durantes os períodos de golpes de Estado acima destacados. No entanto, argumenta- se que na Guiné-Bissau a sociedade civil teve papel decisivo na luta pela promoção de igualdades, liberdades civis e direitos políticos, criação e manutenção de espaços públicos e privados, por vezes atos de prevenção e gestão de conflitos. Em termos metodológicos, usamos abordagem qualitativa.
-
Mostrar Abstract
-
Como se deu o engajamento da sociedade civil na gestão e resolução das crises políticas nos períodos de conflito político-militar de 1998-1999 e do golpe de Estado
de 2012? Levando em consideração que a Guiné-Bissau desde a sua independência em 1973 até nos dias atuais, vem sendo afetada com imensas instabilidades políticas, econômicas e socais, a priori provocadas por recorrentes golpes de Estado no país. Para tanto, a presente dissertação objetiva-se analisar as dinâmicas e atuações das organizações da sociedade civil bissau-guineense durante os períodos marcados. Sendo assim, utiliza-se abordagem contemporânea da sociedade civil, especificamente, teoria da nova sociedade civil, focando nos estudos de Jurgen Habermas e de pensadores mais contemporâneos como: Andrew Arato e Jean L. Cohen. Em termos metodológicos utilizamos estudo exploratório, com técnicas da revisão bibliográfica, documental e entrevistas em profundidade. Portanto, argumenta-se que a sociedade civil bissau-guineense foi bastante proativa nos momentos de crises, muito embora os seus impactos em gestão e resolução de conflitos são menores.
|
|
14
|
-
VICTOR DA SILVA SIQUEIRA
-
Identidades Políticas e as Mudanças Climáticas: O impacto do partidarismo e da ideologia na opinião pública sobre meio ambiente e clima
-
Orientador : NARA DE CARVALHO PAVAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GUSTAVO CÉSAR DE MACÊDO RIBEIRO
-
IVAN HENRIQUE DE MATTOS E SILVA
-
EDNALDO APARECIDO RIBEIRO
-
NARA DE CARVALHO PAVAO
-
Data: 10/11/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
No presente trabalho identifico quais variáveis estão mais fortemente relacionadas com opiniões e comportamentos de apoio às causas ambientais e de combate às mudanças climáticas. Utilizando a perspectiva das identidades e dos sistemas motivacionais, apresento a explicação de que os indivíduos usam principalmente as identidades da ideologia e do partidarismo para construir suas opiniões e comportamentos sobre meio ambiente e mudanças climáticas. Através de dados de survey e modelos de regressão multivariada os resultados apontam para um cenário nuançado: enquanto ideologia é a variável mais relevante para um amplo espectro de opiniões e comportamentos, a classe renda dos indivíduos é mais determinante para o uso de energias renováveis. Por outro lado, o partidarismo dos indivíduos só apresentou impacto quando perguntados sobre eventos com grande saliência pública, aumento das queimadas na Amazônia em 2019, mas foi insignificante para temas menos salientes.
-
Mostrar Abstract
-
As consequências das mudanças climáticas afetarão radicalmente o acesso e o tipo de políticas públicas a serem implementadas e consequentemente os tópicos do debate político, entretanto, esse ainda não é um tema saliente para o eleitor e para o conjunto da opinião pública, dessa forma, como então são formadas as opiniões sobre as mudanças climáticas? Utilizando a perspectiva das identidades e sistemas motivacionais, o presente trabalho propõe a explicação de que os eleitores utilizam de fontes semelhantes às necessárias para a construção da identidade política do partidarismo e ideologia para avaliar informações sobre as mudanças climáticas e então construir opiniões. Empiricamente, utilizo dois conjuntos de dados de survey para demonstrar como as identidades políticas são as variáveis com os maiores efeitos sobre a opinião dos eleitores.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
HELOÁ COSTA LANDIM
-
Competição Eleitoral e a sua Interação com o Desenvolvimento Econômico para a Promoção da Boa Governança: uma análise dos municípios brasileiros
-
Orientador : FLAVIO DA CUNHA REZENDE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FLAVIO DA CUNHA REZENDE
-
MANOEL LEONARDO WANDERLEY DUARTE SANTOS
-
MARIANA BATISTA DA SILVA
-
REBECCA BIANCA DE MELO MAGALHAES BRASILEIRO
-
RICARDO BORGES GAMA NETO
-
Data: 08/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O efeito da competição eleitoral sobre a governança difere por nível de desenvolvimento
econômico local? Os modelos teóricos clássicos presumem que a competição política, aos mol- des da econômica, sempre se converte em resultado socialmente benéfico. Aspectos ligados
ao nível de desenvolvimento econômico, no entanto, podem afetar o tipo de vínculo de ac- countability entre eleitor e político. Neste estudo, é testado o argumento de que a conjuntura
econômica local funciona como fator moderador, alterando o efeito da competição sobre a governança. Para tanto, dados observacionais dos municípios brasileiros são utilizados, com foco no setor educacional. Dada a amplitude do conceito de governança, são empregadas quatro formas de mensuração distintas: (1) capacidade do Estado; (2) autonomia burocrática; (3) burocracia racional-legal; e (4) resultados em termos de entrega de bens públicos. Por meio da técnica de Coarsened Exact Matching (CEM), é realizado um pré-processamento nos dados, para aumentar a validade interna dos achados, seguido de uma análise de moderação. Os resultados apontam que em municípios com menor desenvolvimento econômico, a alta
competição eleitoral está associada a menor performance em termos de resultados alcança- dos pelas escolas. Para as demais formas de mensuração da governança, não são encontrados
efeitos estatisticamente significantes.
-
Mostrar Abstract
-
O efeito da competição eleitoral sobre a governança difere por nível de desenvolvimento
econômico local? Os modelos teóricos clássicos presumem que a competição política, aos mol- des da econômica, sempre se converte em resultado socialmente benéfico. Aspectos ligados
ao nível de desenvolvimento econômico, no entanto, podem afetar o tipo de vínculo de ac- countability entre eleitor e político. Neste estudo, é testado o argumento de que a conjuntura
econômica local funciona como fator moderador, alterando o efeito da competição sobre a governança. Para tanto, dados observacionais dos municípios brasileiros são utilizados, com foco no setor educacional. Dada a amplitude do conceito de governança, são empregadas quatro formas de mensuração distintas: (1) capacidade do Estado; (2) autonomia burocrática; (3) burocracia racional-legal; e (4) resultados em termos de entrega de bens públicos. Por meio da técnica de Coarsened Exact Matching (CEM), é realizado um pré-processamento nos dados, para aumentar a validade interna dos achados, seguido de uma análise de moderação. Os resultados apontam que em municípios com menor desenvolvimento econômico, a alta
competição eleitoral está associada a menor performance em termos de resultados alcança- dos pelas escolas. Para as demais formas de mensuração da governança, não são encontrados
efeitos estatisticamente significantes.
|
|
2
|
-
HAINA COELHO PEREIRA DA SILVA
-
Prevention Policymaking and Health Systems in Latin America: why and when governments plan ahead
-
Orientador : MARIANA BATISTA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIANA BATISTA DA SILVA
-
GABRIELA DA SILVA TAROUCO
-
RICARDO BORGES GAMA NETO
-
ANDREZA ARUSKA DE SOUZA SANTOS
-
LUCIANA DA CONCEIÇÃO FARIAS SANTANA
-
Data: 20/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Which political factors lead to prevention as a policy choice? I argue that prevention
policymaking happens when the uncertainty of the decision-making
environment is minimised, which happens in stable and resilient arrangements.
My independent variables are policymaking stability index, fiscal
decentralisation and health systems, and I condition their impact to path
dependence of the countries institutions and economy. I investigate these
associations in a mixed methods approach, by a Convergence Design. I operationalise
these variables as continuous indicators in a comparative OLS
regression model with error adjustment for seven Latin American countries.
I find that decentralisation is the most consistent covariate, compulsory insurance
health system models have a small but positive association, and
policymaking stability is conditioned by the inclusion of control variables
such as quality of government and cabinet ideology. In general, the strongest
models are lagged ten years before emphasis in prevention, showing the impact
of path dependence. Decentralisation is also a great driving force in my
case study of the Dengue Control Program in Brazil, as identified through
categorical aggregation of documents and interviews material. Governments’
preferences, financing priorities and how they conceptualise prevention over
time have been shown to shape how the policy is designed.
-
Mostrar Abstract
-
Which political factors lead to prevention as a policy choice? I argue that prevention
policymaking happens when the uncertainty of the decision-making
environment is minimised, which happens in stable and resilient arrangements.
My independent variables are policymaking stability index, fiscal
decentralisation and health systems, and I condition their impact to path
dependence of the countries institutions and economy. I investigate these
associations in a mixed methods approach, by a Convergence Design. I operationalise
these variables as continuous indicators in a comparative OLS
regression model with error adjustment for seven Latin American countries.
I find that decentralisation is the most consistent covariate, compulsory insurance
health system models have a small but positive association, and
policymaking stability is conditioned by the inclusion of control variables
such as quality of government and cabinet ideology. In general, the strongest
models are lagged ten years before emphasis in prevention, showing the impact
of path dependence. Decentralisation is also a great driving force in my
case study of the Dengue Control Program in Brazil, as identified through
categorical aggregation of documents and interviews material. Governments’
preferences, financing priorities and how they conceptualise prevention over
time have been shown to shape how the policy is designed.
|
|
3
|
-
NATALIA CORDEIRO GUIMARAES
-
(Re) produção de desigualdades na implementação de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres sob uma perspectiva interseccional
-
Orientador : ERNANI RODRIGUES DE CARVALHO NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ERNANI RODRIGUES DE CARVALHO NETO
-
GABRIELA SPANGHERO LOTTA
-
HUGO AUGUSTO VASCONCELOS MEDEIROS
-
LEON VICTOR DE QUEIROZ BARBOSA
-
ROBERTO ROCHA COELHO PIRES
-
VIRGINIA ROCHA DA SILVA
-
Data: 22/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Cerca de cinquenta anos após a criação das primeiras políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, os indíces permanecessem altíssimos. Um olhar mais atento revela uma situação ainda mais complexa: tem havido redução da violência entre as mulheres brancas em paralelo ao aumento da violência cometida contra as mulheres negras. A fim de ajudar a compreender o que há por trás dessa realidade é que esta pesquisa se desenvolve. De maneira mais específica, ela objetiva analisar a 1a Delegacia de Atendimento Especializado às Mulheres (DEAM) de Pernambuco para compreender o cotidiano de sua implementação, as relações ali estabelecidas entre usuárias e burocratas de nível de rua (BNR) e os efeitos disso na (re) produção de desigualdades de raça, classe e gênero. A aproximação das perspectivas analíticas dos estudos sobre implementação de políticas públicas, burocracia de nível de rua, interseccionalidade e desigualdades sociais orienta esta tese. Do ponto de vista metodológico foi realizada uma etnografia durante seis meses na 1a DEAM de Pernambuco. Os resultados demonstraram que as desigualdades são também elemento constitutivo dos processos de implementação. Foram verificadas diversas situações nas quais desigualdades de raça, classe e gênero foram produzidas e reproduzidas no processo de implementação da política em análise, tendo sido protagonizadas pelos BNR. A discricionariedade exercida pelos agentes implementadores produziu efeitos não esperados cujos efeitos materiais e simbólicos afetam, principalmente, as mulheres não pertencentes aos grupos hegemônicos. Do ponto de vista material foi identificada a criação de barreiras de acesso ou de critérios de seleção não previstos formalmente na política e que incidem especialmente nas mulheres negras, pobres, transexuais e lésbicas. Do ponto de vista simbólico, verificou-se que os BNR atuam categorizando as mulheres e as situações de violência nas quais estão envolvidas por meio da atribuição de status público às mesmas. Esse fluxo é influenciado pelo patriarcado, pelo racismo e pelas desigualdades de classe e tem o potencial de manter situações sociais e causar estabilização de identidades públicas.
-
Mostrar Abstract
-
Cerca de cinquenta anos após a criação das primeiras políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, os indíces permanecessem altíssimos. Um olhar mais atento revela uma situação ainda mais complexa: tem havido redução da violência entre as mulheres brancas em paralelo ao aumento da violência cometida contra as mulheres negras. A fim de ajudar a compreender o que há por trás dessa realidade é que esta pesquisa se desenvolve. De maneira mais específica, ela objetiva analisar a 1a Delegacia de Atendimento Especializado às Mulheres (DEAM) de Pernambuco para compreender o cotidiano de sua implementação, as relações ali estabelecidas entre usuárias e burocratas de nível de rua (BNR) e os efeitos disso na (re) produção de desigualdades de raça, classe e gênero. A aproximação das perspectivas analíticas dos estudos sobre implementação de políticas públicas, burocracia de nível de rua, interseccionalidade e desigualdades sociais orienta esta tese. Do ponto de vista metodológico foi realizada uma etnografia durante seis meses na 1a DEAM de Pernambuco. Os resultados demonstraram que as desigualdades são também elemento constitutivo dos processos de implementação. Foram verificadas diversas situações nas quais desigualdades de raça, classe e gênero foram produzidas e reproduzidas no processo de implementação da política em análise, tendo sido protagonizadas pelos BNR. A discricionariedade exercida pelos agentes implementadores produziu efeitos não esperados cujos efeitos materiais e simbólicos afetam, principalmente, as mulheres não pertencentes aos grupos hegemônicos. Do ponto de vista material foi identificada a criação de barreiras de acesso ou de critérios de seleção não previstos formalmente na política e que incidem especialmente nas mulheres negras, pobres, transexuais e lésbicas. Do ponto de vista simbólico, verificou-se que os BNR atuam categorizando as mulheres e as situações de violência nas quais estão envolvidas por meio da atribuição de status público às mesmas. Esse fluxo é influenciado pelo patriarcado, pelo racismo e pelas desigualdades de classe e tem o potencial de manter situações sociais e causar estabilização de identidades públicas.
|
|
4
|
-
IGOR HENRIQUES SABINO DE FARIAS
-
REFÚGIO E LIBERDADE RELIGIOSA: O PAPEL DA USCIRF NA POLÍTICA DOS EUA PARA REFUGIADOS IRAQUIANOS DURANTE A ADMINISTRAÇÃO OBAMA
-
Orientador : MARCELO DE ALMEIDA MEDEIROS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GUILHERME STOLLE PAIXÃO E CASARÕES
-
DAWISSON ELVECIO BELEM LOPES
-
MARCELO DE ALMEIDA MEDEIROS
-
MIGUEL MIKELLI LUCAS ALVES RIBEIRO
-
RAFAEL MESQUITA DE SOUZA LIMA
-
Data: 24/03/2023
Ata de defesa assinada:
-
-
Mostrar Resumo
-
A presença de elementos religiosos nas relações internacionais, sobretudo na política externa dos EUA, tem se tornado um elemento comum desde os atentados terroristas do 11 de setembro de 2001, com a chamada “Guerra ao Terror”. Porém, no caso americano, as discussões sobre religião remetem a antes disso, quando, em 1998, atores religiosos domésticos se uniram pela aprovação do International Religious Act (IRFA). O objetivo da lei era fazer com que a defesa e a promoção da liberdade religiosa se tornassem uma prioridade nas relações internacionais do país. Para isso, foram criados uma série de órgãos dentro da burocracia estadunidense, incluindo a USCIRF. Nesse sentido, esta tese busca compreender as maneiras como a religião pode ser estudada na Ciência Política, a partir de teorias de Relações Internacionais e modelos de Análise de Política Externa. Com tal intuito, portanto, propõe-se a explicar, por meio de dois estudos de casos com process tracing de teste de teoria, quais os motivos que levaram à aprovação do IRFA, e como a USCIRF influencia a política externa dos EUA, usando como exemplo as ações da administração Obama (2009-2016) em relação aos refugiados iraquianos. Defende-se a hipótese de que a USCIRF, ao longo dos anos, tem se mantido coerente com o objetivo inicial para o qual foi criada, que consiste em publicar relatórios anuais sobre o status da liberdade religiosa ao redor do mundo, algo que tem acontecido desde 2000. Porém, por esse mesmo motivo, a entidade não tem exercido grande influência na burocracia estadunidense. Sustenta-se que a razão para isso seja o fato da USCIRF poder ser considerada como uma instituição missionária, segundo o modelo ideacional modificado. Ou seja, trata-se de um órgão resistente, em termos ideacionais, à interferência de outras instituições da burocracia estadunidense (DREZNER, 2000), algo já esperado se considerada a maneira como ela foi criada, no contexto das disputas entre atores domésticos para a definição das preferências estatais dos EUA, como sugerido pelas premissas do novo liberalismo (MORAVISICK, 1997). Após a formulação e teste de dois mecanismos, a hipótese proposta foi confirmada.
-
Mostrar Abstract
-
A presença de elementos religiosos nas relações internacionais, sobretudo na política externa dos EUA, tem se tornado um elemento comum desde os atentados terroristas do 11 de setembro de 2001, com a chamada “Guerra ao Terror”. Porém, no caso americano, as discussões sobre religião remetem a antes disso, quando, em 1998, atores religiosos domésticos se uniram pela aprovação do International Religious Act (IRFA). O objetivo da lei era fazer com que a defesa e a promoção da liberdade religiosa se tornassem uma prioridade nas relações internacionais do país. Para isso, foram criados uma série de órgãos dentro da burocracia estadunidense, incluindo a USCIRF. Nesse sentido, esta tese busca compreender as maneiras como a religião pode ser estudada na Ciência Política, a partir de teorias de Relações Internacionais e modelos de Análise de Política Externa. Com tal intuito, portanto, propõe-se a explicar, por meio de dois estudos de casos com process tracing de teste de teoria, quais os motivos que levaram à aprovação do IRFA, e como a USCIRF influencia a política externa dos EUA, usando como exemplo as ações da administração Obama (2009-2016) em relação aos refugiados iraquianos. Defende-se a hipótese de que a USCIRF, ao longo dos anos, tem se mantido coerente com o objetivo inicial para o qual foi criada, que consiste em publicar relatórios anuais sobre o status da liberdade religiosa ao redor do mundo, algo que tem acontecido desde 2000. Porém, por esse mesmo motivo, a entidade não tem exercido grande influência na burocracia estadunidense. Sustenta-se que a razão para isso seja o fato da USCIRF poder ser considerada como uma instituição missionária, segundo o modelo ideacional modificado. Ou seja, trata-se de um órgão resistente, em termos ideacionais, à interferência de outras instituições da burocracia estadunidense (DREZNER, 2000), algo já esperado se considerada a maneira como ela foi criada, no contexto das disputas entre atores domésticos para a definição das preferências estatais dos EUA, como sugerido pelas premissas do novo liberalismo (MORAVISICK, 1997). Após a formulação e teste de dois mecanismos, a hipótese proposta foi confirmada.
|
|
5
|
-
THAYS FELIPE DAVID DE OLIVEIRA
-
AS FALHAS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA NAS FRONTEIRAS NO ARCO NORTE, SUL E CENTRAL ENTRE OS ANOS DE 2011 A 2015
-
Orientador : MARCOS AURELIO GUEDES DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DEYWISSON RONALDO OLIVEIRA DE SOUZA
-
JOAO POLICARPO RODRIGUES LIMA
-
KATIA VIANA CAVALCANTE
-
MARCOS AURELIO GUEDES DE OLIVEIRA
-
RICARDO BORGES GAMA NETO
-
Data: 27/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente tese tem como objetivo analisar as falhas na implementação da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON) entre os anos de 2011 e 2015. Partindo disso, emerge o seguinte problema da pesquisa: O que levou à falha no processo de implementação da Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteira? A ENAFRON teve em vista modernizar o programa de Policiamento Especializado de Fronteiras, que tinha a finalidade de pugnar a criminalidade e os crimes que eram perpetrados na região. No ano de 2011, o Governo Federal instituiu a ENAFRON, que foi coordenada pelo Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Para isso, o modelo de gestão utilizado teve como base a Estratégia Nacional de Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro. De forma geral, um dos motivos que pode ter levado à falha no processo de implementação da ENAFRON é a não adequação da política pública a realidade da região e isso fica nítido devido à limitação do poder estatal nas áreas de fronteira, relacionadas principalmente, a deficiência de efetivo frente as grandes extensões geográficas que o país possui. Outro motivo que pode ser destacado é a questão orçamentária: por meio de fraude no processo licitatório ou porque o ente municipal não se planejou para gastar, o valor previsto acabou voltando para os cofres do Governo Federal. Nesse sentido, concluímos que a falha na implementação da ENAFRON deve ser vista como um caso de suma importância para a área de defesa, pois, demonstra os óbices existentes na implementação de uma política pública.
-
Mostrar Abstract
-
A presente tese tem como objetivo analisar as falhas na implementação da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON) entre os anos de 2011 e 2015. Partindo disso, emerge o seguinte problema da pesquisa: O que levou à falha no processo de implementação da Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteira? A ENAFRON teve em vista modernizar o programa de Policiamento Especializado de Fronteiras, que tinha a finalidade de pugnar a criminalidade e os crimes que eram perpetrados na região. No ano de 2011, o Governo Federal instituiu a ENAFRON, que foi coordenada pelo Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Para isso, o modelo de gestão utilizado teve como base a Estratégia Nacional de Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro. De forma geral, um dos motivos que pode ter levado à falha no processo de implementação da ENAFRON é a não adequação da política pública a realidade da região e isso fica nítido devido à limitação do poder estatal nas áreas de fronteira, relacionadas principalmente, a deficiência de efetivo frente as grandes extensões geográficas que o país possui. Outro motivo que pode ser destacado é a questão orçamentária: por meio de fraude no processo licitatório ou porque o ente municipal não se planejou para gastar, o valor previsto acabou voltando para os cofres do Governo Federal. Nesse sentido, concluímos que a falha na implementação da ENAFRON deve ser vista como um caso de suma importância para a área de defesa, pois, demonstra os óbices existentes na implementação de uma política pública.
|
|
6
|
-
AMANDA RAFAELA DOMINGOS DE LIMA
-
Beyond borders: How spatial spillover effects shapes the role of pork barrel politics on subnational public policy provision
-
Orientador : MARIANA BATISTA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIANA BATISTA DA SILVA
-
DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO
-
MARTA MENDES DA ROCHA
-
VICTOR AUGUSTO ARAUJO SILVA
-
TOMAS DOSEK
-
Data: 10/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
To what extent do the effects of pork barrel policies in public policy spill over? Pork barrel
greases the wheels of politics in many ways, being a crucial tool for building support in
Congress and with the electorate. Due to their discretionary nature, they are considered an
inefficient, poorly planned expense with a high possibility of generating corruption and creating
clientelistic networks. Despite its lousy reputation, Pork barrel policies influence the electorate’s
daily life as they positively affect public policy in the target jurisdiction, even with small
and dissipative effects. However, these effects could be underestimated as neither research
considers the spatial relationship among municipalities. I argue that pork barrel collective
effects are more prominent when considering spatial spillover effects, which permit them to
reach neighbouring jurisdictions. Spatial interdependence among local units and the strategic
allocation of pork monies draws this overflowing feature. The restriction on the amount of
pork barrel policies available for distribution forces politicians to target units that can better
absorb the demand of neighbouring areas and better process the benefit due to the accumulation
of human and material resources. Consequently, spatial spillover effects increase
the pork’s beneficiary network, helping to soften its inefficiency and becoming politically efficient
despite increasing subnational unevenness in policy provision. I use Brazil as a case to
test this argument, as they have the proxy for pork barrelling, have good quality subnationallevel
data information available and provide 5,570 municipalities allowing the understanding
of heterogeneous effects under the same institutional incentives and electoral features. To
test this claim, I leverage the municipal level in an original time-series cross-sectional dataset,
gathering data on 33,240 impositional budgetary amendments and health indicators for 5,214
municipalities between 2014 and 2018. I apply the Spatial Durbin Model that accounts for the
interdependence among local units and verifies both the direct and indirect effects in target
units and their neighbouring municipalities, respectively. The results show that legislators allocate
pork barrel resources following a well-defined strategy: concentrating the highest share
of pork barrel monies in a single municipality while benefiting its neighbours with lower values.
Furthermore, suggest that pork barrel has a positive (albeit small) effect on health policy
in the target municipality and neighbouring local units. Nonetheless, these effects are more
prominent when analysing policy input indicators (measured as annual spending per capita)
while losing their strength when analysed as policy process indicators, measured as BCG
vaccine coverage, and outcome indicators, measured through the infant mortality rate. Taken
together, these results contribute to understanding the effects of distributive policies on public
policies at the subnational level and how the territorial dynamics can extend the network of
beneficiaries and, ultimately, soothe the inefficiency of spending on the pork barrel policy.
-
Mostrar Abstract
-
To what extent do the effects of pork barrel policies in public policy spill over? Pork barrel
greases the wheels of politics in many ways, being a crucial tool for building support in
Congress and with the electorate. Due to their discretionary nature, they are considered an
inefficient, poorly planned expense with a high possibility of generating corruption and creating
clientelistic networks. Despite its lousy reputation, Pork barrel policies influence the electorate’s
daily life as they positively affect public policy in the target jurisdiction, even with small
and dissipative effects. However, these effects could be underestimated as neither research
considers the spatial relationship among municipalities. I argue that pork barrel collective
effects are more prominent when considering spatial spillover effects, which permit them to
reach neighbouring jurisdictions. Spatial interdependence among local units and the strategic
allocation of pork monies draws this overflowing feature. The restriction on the amount of
pork barrel policies available for distribution forces politicians to target units that can better
absorb the demand of neighbouring areas and better process the benefit due to the accumulation
of human and material resources. Consequently, spatial spillover effects increase
the pork’s beneficiary network, helping to soften its inefficiency and becoming politically efficient
despite increasing subnational unevenness in policy provision. I use Brazil as a case to
test this argument, as they have the proxy for pork barrelling, have good quality subnationallevel
data information available and provide 5,570 municipalities allowing the understanding
of heterogeneous effects under the same institutional incentives and electoral features. To
test this claim, I leverage the municipal level in an original time-series cross-sectional dataset,
gathering data on 33,240 impositional budgetary amendments and health indicators for 5,214
municipalities between 2014 and 2018. I apply the Spatial Durbin Model that accounts for the
interdependence among local units and verifies both the direct and indirect effects in target
units and their neighbouring municipalities, respectively. The results show that legislators allocate
pork barrel resources following a well-defined strategy: concentrating the highest share
of pork barrel monies in a single municipality while benefiting its neighbours with lower values.
Furthermore, suggest that pork barrel has a positive (albeit small) effect on health policy
in the target municipality and neighbouring local units. Nonetheless, these effects are more
prominent when analysing policy input indicators (measured as annual spending per capita)
while losing their strength when analysed as policy process indicators, measured as BCG
vaccine coverage, and outcome indicators, measured through the infant mortality rate. Taken
together, these results contribute to understanding the effects of distributive policies on public
policies at the subnational level and how the territorial dynamics can extend the network of
beneficiaries and, ultimately, soothe the inefficiency of spending on the pork barrel policy.
|
|
7
|
-
TIAGO LEVI DINIZ LIMA
-
O GOVERNO IMPORTA? UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A CAPACIDADE ESTATAL E O ATRASO ESCOLAR.
-
Orientador : RICARDO BORGES GAMA NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RICARDO BORGES GAMA NETO
-
LEON VICTOR DE QUEIROZ BARBOSA
-
ERNANI RODRIGUES DE CARVALHO NETO
-
ÍTALO FITTIPALDI
-
SAULO FELIPE COSTA
-
Data: 25/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A Capacidade Estatal influencia os municípios brasileiros no combate ao atraso escolar? Essa é a pergunta norteadora do presente trabalho. A hipótese dessa tese é que municípios com bons níveis de capacidade estatal tenham menores taxas de atraso escolar. Para tentar responder essa pergunta iremos utilizar a distorção idade série como variável dependente e indicadores relacionados a capacidade administrativa (proporção de professores com ensino superior, adequação docente, regularidade docente, esforço docente, média de horas/aula, média de alunos por turma, investimento por aluno e complexidade da gestão escolar) como variável independente. O banco de dados foi composto por informações de todos os municípios brasileiros, para o período de 2013/2020. Por se tratar de dados em painel, realizamos a análise a partir da relação entre as variáveis através dos seguintes modelos: POLS, First Difference, Fixed Effect, Random Effect, Fixed Effect tw e Random Effects tw. Em seguida, realizamos testes (Teste F, Breusch-Pagan LM, Hausman, pwartest e pwfdtest) para definirmos entre os seis modelos, qual deles é o que melhor se adaptava as características do banco de dados. Os resultados indicaram First Difference, como o modelo a ser escolhido. A regressão realizada sob esse modelo encontrou dois indicadores impactando na distorção idade série: a proporção de professores e a média de alunos por turma. As duas variáveis impactam a distorção idade/série de maneira diferente. Quanto mais alunos por sala, maior é o atraso escolar. Por sua vez, quanto maior o número de professores na rede municipal com ensino superior, menor são as taxas de distorção idade série. A partir dos resultados, podemos inferir que a capacidade estatal impacta no atraso escolar de crianças matriculadas no ensino fundamental da rede municipal de ensino.
-
Mostrar Abstract
-
A Capacidade Estatal influencia os municípios brasileiros no combate ao atraso escolar? Essa é a pergunta norteadora do presente trabalho. A hipótese dessa tese é que municípios com bons níveis de capacidade estatal tenham menores taxas de atraso escolar. Para tentar responder essa pergunta iremos utilizar a distorção idade série como variável dependente e indicadores relacionados a capacidade administrativa (proporção de professores com ensino superior, adequação docente, regularidade docente, esforço docente, média de horas/aula, média de alunos por turma, investimento por aluno e complexidade da gestão escolar) como variável independente. O banco de dados foi composto por informações de todos os municípios brasileiros, para o período de 2013/2020. Por se tratar de dados em painel, realizamos a análise a partir da relação entre as variáveis através dos seguintes modelos: POLS, First Difference, Fixed Effect, Random Effect, Fixed Effect tw e Random Effects tw. Em seguida, realizamos testes (Teste F, Breusch-Pagan LM, Hausman, pwartest e pwfdtest) para definirmos entre os seis modelos, qual deles é o que melhor se adaptava as características do banco de dados. Os resultados indicaram First Difference, como o modelo a ser escolhido. A regressão realizada sob esse modelo encontrou dois indicadores impactando na distorção idade série: a proporção de professores e a média de alunos por turma. As duas variáveis impactam a distorção idade/série de maneira diferente. Quanto mais alunos por sala, maior é o atraso escolar. Por sua vez, quanto maior o número de professores na rede municipal com ensino superior, menor são as taxas de distorção idade série. A partir dos resultados, podemos inferir que a capacidade estatal impacta no atraso escolar de crianças matriculadas no ensino fundamental da rede municipal de ensino.
|
|
8
|
-
DAVID BELTRAO SIMONS TAVARES DE ALBUQUERQUE
-
Cooperação Brasileira na África: Os Países Africanos de Língua Portuguesa e a Difusão de
Projetos de Cooperação (1995-2014).
-
Orientador : MIGUEL MIKELLI LUCAS ALVES RIBEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEXANDRE CESAR CUNHA LEITE
-
ANDREZA ARUSKA DE SOUZA SANTOS
-
CINTHIA REGINA CAMPOS RICARDO DA SILVA
-
MIGUEL MIKELLI LUCAS ALVES RIBEIRO
-
RENAN HOLANDA MONTENEGRO
-
RODRIGO BARROS DE ALBUQUERQUE
-
Data: 06/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A tese busca verificar os aspectos estruturais da inserção brasileira na África, por meio da relação dos países africanos de língua não-portuguesa e dos países africanos de Língua Portuguesa (PALOP) referentes à difusão dos projetos de cooperação brasileiros no continente entre os anos de 1995 a 2014. O que explicaria uma maior velocidade de adesão dos Estados africanos a demandar os projetos de cooperação do Brasil? Quais fatores são capazes de influenciar um país a aderir a um projeto de cooperação com o Brasil? Para responder essas perguntas, além da introdução, o trabalho foi dividido em cinco capítulos. O segundo capítulo da tese discutiu o passado e as perspectivas do desenvolvimento africano. Apesar da herança, há possibilidades para melhorar a vida dos cidadãos. O objetivo do terceiro capítulo foi olhar para as trocas de políticas Brasil-África nas últimas duas décadas. O quarto capítulo apresenta discussões na literatura sobre cooperação internacional e difusão internacional de políticas. Ele finaliza com uma discussão sobre o Problema de Galton nos estudos de difusão. O capítulo 05 exibe o desenho de pesquisa e a análise dos dados. Dois métodos de análise de dados foram utilizados, quais sejam, o Método de Análise de Sobrevivência e, como meta-análise posterior, o Qualitative Comparative Analysis (QCA). Também foi realizado um estudo de caso com 5 países e a variável “balança comercial”. O último capítulo discute os dados apresentados no QCA. Haja vista a negação de duas condições, a variável geográfica e o acúmulo de projetos em uma região, optou-se por discutir essas condições pela estratégia de contrafactual. Além disso, esse capítulo identificou uma condição positiva da solução, o acúmulo de projetos em instituições regionais compartilhada com os PALOP. A solução identificou como casos os países Gana, Senegal, Angola, Guiné-Bissau, Mali, Gabão e Nigéria.
).
-
Mostrar Abstract
-
Cooperação Brasileira na África: Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e a Difusão de Projetos de Cooperação (1995-2014).
|
|
9
|
-
LEONARDO GILL CORREIA SANTOS
-
You Said You'D Never Compromise: The Winner-Loser Gap and Perceptions of System Responsiveness in Parliamentary Systems
-
Orientador : MARCUS ANDRE BARRETO CAMPELO DE MELO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS EDUARDO FERREIRA PEREIRA FILHO
-
GEORGE AVELINO FILHO
-
MARCUS ANDRE BARRETO CAMPELO DE MELO
-
NARA DE CARVALHO PAVAO
-
RICARDO BORGES GAMA NETO
-
Data: 21/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Does voting for a junior cabinet party influence voters’ perception of system responsiveness? Existent literature on electoral behavior suggests that voters of parties in government perceive higher levels of system responsiveness (external efficacy) compared to voters of opposition parties. This winner-loser gap tends to narrow in coalition governments, which is associated with winners’ negative views of party compromise within coalition governments. However, it is unclear if these dynamics apply to all voters of the winning majority. This study fills this gap by analyzing the influence of the electoral behavior of winning voters on the perception of system responsiveness. I argue that winners’ external efficacy is affected by the perception of how compromising the party they voted for is with the winning coalition. Formateur parties’ voters, which appoint the prime minister, are expected to have higher levels of perceived responsiveness compared to voters of junior cabinet parties. Furthermore, the perceived responsiveness is also expected to be influenced by the relative size of junior cabinet parties within the coalition, with voters of medium-sized parties exhibiting lower increases in external efficacy as compared to voters of smaller parties. To test these hypotheses, I employ two research designs. First, I conduct a cross-national analysis using survey data of the CSES dataset. This analysis covers 14 election studies in 7 countries with coalition governments, resulting in 23,657 individual observations. To test the hypotheses, I use multilevel logistic regressions combined with a pre-post design, wherein I compare voters before and after cabinet announcements. The findings show that voters of junior cabinet parties feel less efficacious than voters of formateur parties before cabinet announcements, but their perception increases after the government makeup is made public. The effect is driven by the reaction of smaller cabinet-party voters. Voters of medium-sized cabinet parties are less influenced by cabinet announcements. Secondly, the argument is further explored through a case-study of the coalition formation process after the 2017 Bundestag Elections in Germany, which witnessed the announcement of two different coalitions: a failed Jamaica Coalition (CDU-CSU, FDP, and Greens) in October and a successful Grand Coalition (CDU-CSU and SPD) in January. The GESIS survey panel dataset is employed for a detailed analysis during the coalition talks period using weighted logistic regressions and panel regression, and an event history model using difference-in-differences design, comparing formateur parties’ voters to voters of the two different coalitions after their respective coalition announcements. The findings indicate that SPD voters’ perception of responsiveness increased when the party announced they were joining the opposition, but decreased when the party joined the government. However, no significant variation was observed for voters of FDP and Greens, who exhibited relatively stable levels of external efficacy during the period. This research sheds light on unexplored aspects of how electoral behavior influences citizens’ attitudes. Moreover, as the sheer number of coalition governments continues to escalate, understanding how people perceive them becomes increasingly important in the research agenda on the field of comparative politics.
-
Mostrar Abstract
-
Does voting for a junior cabinet party influence voters’ perception of system responsiveness? Existent literature on electoral behavior suggests that voters of parties in government perceive higher levels of system responsiveness (external efficacy) compared to voters of opposition parties. This winner-loser gap tends to narrow in coalition governments, which is associated with winners’ negative views of party compromise within coalition governments. However, it is unclear if these dynamics apply to all voters of the winning majority. This study fills this gap by analyzing the influence of the electoral behavior of winning voters on the perception of system responsiveness. I argue that winners’ external efficacy is affected by the perception of how compromising the party they voted for is with the winning coalition. Formateur parties’ voters, which appoint the prime minister, are expected to have higher levels of perceived responsiveness compared to voters of junior cabinet parties. Furthermore, the perceived responsiveness is also expected to be influenced by the relative size of junior cabinet parties within the coalition, with voters of medium-sized parties exhibiting lower increases in external efficacy as compared to voters of smaller parties. To test these hypotheses, I employ two research designs. First, I conduct a cross-national analysis using survey data of the CSES dataset. This analysis covers 14 election studies in 7 countries with coalition governments, resulting in 23,657 individual observations. To test the hypotheses, I use multilevel logistic regressions combined with a pre-post design, wherein I compare voters before and after cabinet announcements. The findings show that voters of junior cabinet parties feel less efficacious than voters of formateur parties before cabinet announcements, but their perception increases after the government makeup is made public. The effect is driven by the reaction of smaller cabinet-party voters. Voters of medium-sized cabinet parties are less influenced by cabinet announcements. Secondly, the argument is further explored through a case-study of the coalition formation process after the 2017 Bundestag Elections in Germany, which witnessed the announcement of two different coalitions: a failed Jamaica Coalition (CDU-CSU, FDP, and Greens) in October and a successful Grand Coalition (CDU-CSU and SPD) in January. The GESIS survey panel dataset is employed for a detailed analysis during the coalition talks period using weighted logistic regressions and panel regression, and an event history model using difference-in-differences design, comparing formateur parties’ voters to voters of the two different coalitions after their respective coalition announcements. The findings indicate that SPD voters’ perception of responsiveness increased when the party announced they were joining the opposition, but decreased when the party joined the government. However, no significant variation was observed for voters of FDP and Greens, who exhibited relatively stable levels of external efficacy during the period. This research sheds light on unexplored aspects of how electoral behavior influences citizens’ attitudes. Moreover, as the sheer number of coalition governments continues to escalate, understanding how people perceive them becomes increasingly important in the research agenda on the field of comparative politics.
|
|
10
|
-
THALITA FRANCIELY DE MELO SILVA
-
Regime stretching para a proteção de deslocados ambientais internacionais: uma análise comparada entre Argentina, Brasil e Equador
-
Orientador : ANDREA QUIRINO STEINER
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CAROLINA DE ABREU BATISTA CLARO
-
ANDREA QUIRINO STEINER
-
JAYESH RATHOD
-
JAYME BENVENUTO LIMA JUNIOR
-
MIGUEL MIKELLI LUCAS ALVES RIBEIRO
-
Data: 25/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Como ocorre o alargamento (regime stretching) do Regime Internacional de Proteção dos Refugiados (RIR) para proteger os deslocados ambientais internacionais? Esta pesquisa busca responder a esta questão, no contexto de uma ausência de adaptação ou negociação internacional neste sentido, focando em três países: Argentina, Brasil e Equador. Este regime é produto de seu tempo e cumpre parcialmente sua função subjacente de proteção. Além disso, ignora muitos dos fatores que impulsionam o deslocamento transfronteiriço no mundo, como as motivações ambientais. Isto posto, a tese busca compreender o regime stretching ancorada em uma lógica inferencial predominantemente exploratória e descritiva, não buscando testar, mas construir novas hipóteses (hypothesis-generating research). Assim, a principal hipótese gerada com base na pesquisa é que o alargamento do regime para proteger os deslocados ambientais internacionais ocorre em termos de normas, particularmente nos níveis da institucionalização e implementação. Em relação à metodologia, esta pesquisa utilizou o método comparativo, levando em conta o contexto como fator explicativo na análise dos fenômenos estudados. Foi utilizado o mapeamento de casos por similaridades para compreender as causas, que juntas produzem um resultado, assim como a interação entre as causas, ou seja, os efeitos destas que podem ser ampliadas, diminuídas ou modificadas na presença de outras causas. É possível concluir que os regimes não são entidades fixas e estáticas, mas dinâmicas e adaptativas, e variam em suas manifestações locais e nacionais. A proteção, resultante do regime stretching, nos casos estudados, se dá em nível doméstico: Argentina, Brasil e Equador, apesar de isentos de obrigações internacionais vinculativas para proteger os deslocados ambientais, têm procurado, internamente, outras formas de abordar a questão.
-
Mostrar Abstract
-
Regime stretching para a proteção dos deslocados ambientais: uma análise comparada entre Brasil, Argentina e Equador
|
|
11
|
-
ANNA BEATRIZ LEITE HENRIQUES DE LUCENA
-
OS DETERMINANTES DA COOPERAÇÃO EUROPEIANA QUESTÃO DA MIGRAÇÃO FORÇADA: uma análise do Esquema de Realocação Emergencial de solicitantes de refúgio (2015-2017)
-
Orientador : MARCELO DE ALMEIDA MEDEIROS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCELO DE ALMEIDA MEDEIROS
-
RAFAEL MESQUITA DE SOUZA LIMA
-
EUGENIA CRISTINA NILSEN RIBEIRO BARZA
-
CRISTINA CARVALHO
-
MANOEL LEONARDO WANDERLEY DUARTE SANTOS
-
Data: 11/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Quais os determinantes da cooperação europeia na questão da migração forçada? Quais condições explicam a cooperação dos Estados-membros da União Europeia (UE) em políticas relativas à recepção de solicitantes de refúgio e refugiados? O objetivo precípuo desta tese é responder esses questionamentos com base nos dados empíricos referentes ao cumprimento das cotas obrigatórias do Esquema de Realocação Emergencial de Solicitantes de Refúgio da União Europeia (2015-2017) e à luz da técnica de pesquisa conhecida como Análise Qualitativa Comparativa (QCA) na modalidade Fuzzy Set. A tese considera, a partir do referencial teórico visitado e discutido, três condições causais para analisar a cooperação: a) a orientação político-ideológica dos partidos nacionais; (b) a opinião pública favorável à recepção de migrantes forçados; e (c) a quantidade prévia de solicitantes de refúgio e refugiados presentes em território nacional. Considera apenas condições endógenas ao Estado, por entender que elas são inputs decisivos no processo de integração europeu, de acordo com a abordagem teórica do novo intergovernamentalismo. A amostra inclui 24 Estados-membros da União Europeia, à exceção de Grécia e Itália, beneficiários do Esquema, e Dinamarca e Reino Unido, que são opt-outs da cooperação na área de Justiça e Assuntos Internos. Os resultados apontam que a combinação de uma opinião pública favorável à recepção de refugiados e uma quantidade prévia de migrantes forçados é condição suficiente para a ocorrência da cooperação em políticas de migração forçada no âmbito da UE. Ter um partido de esquerda no governo, contudo, não pode ser considerada uma condição necessária, tampouco suficiente.
-
Mostrar Abstract
-
Quais os determinantes da cooperação europeia na questão da migração forçada? Quais condições explicam a cooperação dos Estados-membros da União Europeia (UE) em políticas relativas à recepção de solicitantes de refúgio e refugiados? O objetivo precípuo desta tese é responder esses questionamentos com base nos dados empíricos referentes ao cumprimento das cotas obrigatórias do Esquema de Realocação Emergencial de Solicitantes de Refúgio da União Europeia (2015-2017) e à luz da técnica de pesquisa conhecida como Análise Qualitativa Comparativa (QCA) na modalidade Fuzzy Set. A tese considera, a partir do referencial teórico visitado e discutido, três condições causais para analisar a cooperação: a) a orientação político-ideológica dos partidos nacionais; (b) a opinião pública favorável à recepção de migrantes forçados; e (c) a quantidade prévia de solicitantes de refúgio e refugiados presentes em território nacional. Considera apenas condições endógenas ao Estado, por entender que elas são inputs decisivos no processo de integração europeu, de acordo com a abordagem teórica do novo intergovernamentalismo. A amostra inclui 24 Estados-membros da União Europeia, à exceção de Grécia e Itália, beneficiários do Esquema, e Dinamarca e Reino Unido, que são opt-outs da cooperação na área de Justiça e Assuntos Internos. Os resultados apontam que a combinação de uma opinião pública favorável à recepção de refugiados e uma quantidade prévia de migrantes forçados é condição suficiente para a ocorrência da cooperação em políticas de migração forçada no âmbito da UE. Ter um partido de esquerda no governo, contudo, não pode ser considerada uma condição necessária, tampouco suficiente.
|
|