Opinião Pública, Mudança Climáticas, Partidarismo, Ideologia, Identidades e
Comunicação Climática
No presente trabalho identifico quais variáveis estão mais fortemente relacionadas com
opiniões e comportamentos de apoio às causas ambientais e de combate às mudanças
climáticas. Utilizando a perspectiva das identidades e dos sistemas motivacionais, apresento a
explicação de que os indivíduos usam principalmente as identidades da ideologia e do
partidarismo para construir suas opiniões e comportamentos sobre meio ambiente e mudanças
climáticas. Através de dados de survey e modelos de regressão multivariada os resultados
apontam para um cenário nuançado: enquanto ideologia é a variável mais relevante para um
amplo espectro de opiniões e comportamentos, a classe renda dos indivíduos é mais
determinante para o uso de energias renováveis. Por outro lado, o partidarismo dos indivíduos
só apresentou impacto quando perguntados sobre eventos com grande saliência pública,
aumento das queimadas na Amazônia em 2019, mas foi insignificante para temas menos
salientes.