Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS JOSE DE BRITO CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS JOSE DE BRITO CARVALHO
DATA : 20/10/2023
LOCAL: Deprtamento de Ciência Política
TÍTULO:

Organização Mundial da Saúde frente à globalização: entendendo a influência de Organizações Não-Governamentais desde a virada do milênio


PALAVRAS-CHAVES:

OMS. ONGs. Política Internacional. Process Tracing.


PÁGINAS: 25
RESUMO:

Surgindo como sucessora da Organização da Saúde da Liga das Nações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada com um mandato muito mais robusto no enfrentamento a crises sanitárias pelo mundo (Lee, 2008a). Desde sua fundação em 1948, contudo, desafios diversos vêm ameaçando a centralidade e autoridade normativa da OMS na Governança Global em Saúde (Global Health Governance, a partir daqui referida como GHG) (Youde, 2013); junto de sucessos absolutos, como a celebrada erradicação da varíola, vieram também contestações quanto a real capacidade da organização se adaptar a novos panoramas (Huang, Meltzer; 2018).

Em resposta a esses questionamentos, diversas reformas e redirecionamentos no funcionamento da OMS foram reportadas ao longo das décadas. Em foco nesse trabalho, está o aumento do espaço para Organizações Internacionais Não-Governamentais (abreviadas no restante do texto como simplesmente ONGs) em decisões da agência; apesar de auxiliarem a Organização desde seu estabelecimento enquanto agência especializada da Organização das Nações Unidas (Executive Board, 1949).

Com a pergunta de pesquisa “Como a Organização Mundial da Saúde se tornou mais alinhada aos interesses de Organizações não-governamentais?”, é explorado o processo gradual que resultou na atual configuração da agência, vista por alguns como subordinada à interesses de ONGs (Huet; Paun, 2017) ou, no mínimo, responsivas em algum nível a suas demandas (Levich, 2018). Aqui, busca-se construir uma explicação que abarque desde as mudanças decorridas de ações conscientes de ONGs interessadas em expandirem sua relevância, até àquelas que são melhor entendidas como respostas naturais a um mundo mais globalizado. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MATHEUS DE CARVALHO HERNANDEZ
Externo à Instituição - GABRIEL LOPES
Notícia cadastrada em: 26/10/2023 14:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11