Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO SANI LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO SANI LOPES
DATA : 17/05/2023
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

POLÍTICA EXTERNA NO CONTEXTO AFRICANO: O ESTUDO COMPARADO DE ATORES DE COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CHINA E BRASIL NA GUINÉ-BISSAU (2000-2019)


PALAVRAS-CHAVES:

 Política Externa, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, China, Brasil, Guiné-Bissau.


PÁGINAS: 49
RESUMO:
Quais são os atores mais implicados nos projetos de CSS executados pelo Brasil e China na Guiné-Bissau? Como isso explica o perfil da cooperação desses países naquele contexto? 
A literatura de CSS sobre o Brasil e China aponta os dois países como fornecedores diferentes um do outro, mas com uma visão convergente de cooperação para o desenvolvimento e, embora o estudo de CSS de ambos apareça de forma enfática na academia brasileira, os estudiosos dessa agenda de pesquisa ainda não produziram pesquisas mais detalhadas comparando esses provedores do Sul. Dado o estado da arte da agenda de pesquisa, torna-se necessário comparar o elenco de instituições que atuam nos projetos de CSS dos dois países na Guiné-Bissau. Responder este questionamento nos coloca o desafio de comparar as semelhanças e diferenças do perfil de cooperação para o desenvolvimento dos dois principais provedores ao nível do Sul. Em termos metodológicos a pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, dividida em 2 partes. No primeiro momento pretende-se realizar um estudo de campo na Guiné-Bissau, a fim de visitar as instituições governamentais e coletar os dados que versam sobre cooperação chinesa e brasileira na Guiné Bissau, precedido das entrevistas semiestruturadas. A segunda parte foca na análise de dados, na qual a pesquisa vai se valer de técnica de análise de conteúdo que nos permite verificar o perfil e a modalidade de cooperação brasileira e chinesa na Guiné-Bissau, partindo de seguintes categorias analíticas: 1. Significados de cooperação para o desenvolvimento; 2. O processo de formulação e implementação de cooperação. A base teórica passa por análise de política externa dos dois países para o contexto bissau guineense e estudos sobre cooperação internacional para o desenvolvimento. A premissa hipotética que guia a pesquisa é de que os atores mais implicados nos projetos implementados pelo Brasil e China na Guiné-Bissau explicam o perfil de cooperação desses provedores naquele contexto.

MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CINTHIA REGINA CAMPOS RICARDO DA SILVA
Interno - 3155193 - MIGUEL MIKELLI LUCAS ALVES RIBEIRO
Presidente - 3089607 - RAFAEL MESQUITA DE SOUZA LIMA
Notícia cadastrada em: 08/05/2023 11:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07