Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA DUARTE DUTRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELA DUARTE DUTRA
DATA : 23/02/2022
LOCAL: webconferência
TÍTULO:

POR UMA GESTÃO DA SALVAGUARDA: A ARTICULAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DO PATRIMÔNIO NO SÍTIO HISTÓRICO DE OLINDA


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão, Sítio Hístórico, Instituições, Salvaguarda, Olinda


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A dissertação trata da Gestão do Sítio Histórico de Olinda (SHO), compreendida como ações que visem a salvaguarda desse bem. Por possuir um histórico de Gestão possível de se associar aos primeiros tombamentos realizados pelo IPHAN, ainda no final da década de 1930, se definiu o marco temporal em 2016, ano em que foi divulgado o Plano de Gestão dos Sítios Históricos de Olinda pela Prefeitura. Apesar desse plano não ser incorporado pela legislação municipal, é um instrumento construído por uma ampla equipe técnica e aprovado pelo Conselho de Preservação do SHO.

A partir de meados do século XX, a municipalidade passa a ser o principal responsável pela proteção de áreas com valor patrimonial, porém instituições de níveis estadual (FUNDARPE), federal (IPHAN) e mundial (UNESCO) ao reconhecerem um bem, também, se tornam atores de sua gestão. Entende-se na presente pesquisa que é papel dos órgãos gestores do patrimônio cultural, garantir que as ações atuais e futuras visem a salvaguarda de seus significados.

Segundo estudos de planejamento da conservação a gestão voltada para o patrimônio cultural, é responsável por traçar diretrizes para as intervenções no sítio histórico, e ainda, assegurar a participação dos atores sociais nas tomadas de decisão, criando vínculos entre os órgãos gestores, a academia, a população local e outros membros interessados da comunidade civil. Afim de aprofundar estas questões, se investiga a articulação das instituições do patrimônio cultural que devem atender à salvaguarda do SHO. Através de metodologia baseada em pesquisas bibliográficas e documentais, visitas de campo com observação semiestruturada; e uma etapa de entrevistas com gestores, serão analisados o histórico da gestão, o processo de elaboração do Plano de Gestão e o estado de conservação atual do SHO.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1132357 - VIRGINIA PITTA PONTUAL
Interna - 1672030 - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
Interna - 2132349 - NORMA LACERDA GONCALVES
Externa à Instituição - SARAH FELDMAN - USP
Notícia cadastrada em: 21/12/2021 19:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11