Banca de DEFESA: EDUARDA AUGUSTO MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDA AUGUSTO MELO
DATA : 09/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DA NARRATIVA E ROTEIRO PARA CONFECÇÃO DE UM VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE TRABALHO DE PARTO PARA SURDAS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em saúde. Surdez. Trabalho de parto. Tecnologia educacional. Enfermagem.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Aproximadamente 9,7 milhões de brasileiros com deficiência auditiva, e que enfrentam vulnerabilidades nos aspectos sociais e nas necessidades de saúde devido à barreira comunicacional. A mulher surda ao encontrar-se gestante se depara com barreiras de comunicação com a equipe de saúde, podendo ter efeito negativo neste momento único. A necessidade de estratégias educacionais, como vídeos em Libras, promove uma assistência de qualidade e inclusiva. A promoção da inclusão ativa durante a gravidez busca reduzir medos e tensões, onde a educação em saúde e o uso de tecnologias educacionais permite acessibilidade e informação durante o trabalho de parto. Diante disso, é relevante a construção e validação de tecnologias educacionais para a promoção da saúde da população surda. O estudo possui o objetivo de construir e validar a narrativa e roteiro sobre trabalho de parto para surdas. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: 1- Levantamento das necessidades das mulheres surdas por meio de entrevistas com o público-alvo e referencial teórico; 2- Construção da narrativa e roteiro baseado na primeira etapa; 3- Validação da narrativa e roteiro com especialistas. A coleta de dados só iniciou após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Para as entrevistas, utilizou-se uma intérprete de Libras, além do diário de campo e filmagem de cada encontro com objetivo de garantir maior fidedignidade nas falas, utilizando o critério de saturação dos dados.  As narrativas foram transcritas, conferidas por dois pesquisadores e analisadas utilizando o referencial metodológico da análise de conteúdo orientada por Bardin. Todas as entrevistadas concordaram que os profissionais enfrentam dificuldades em orientá-las devido à falta de familiaridade com a Libras. Durante as entrevistas, observou-se discursos emocionados, evidenciados por expressões corporais e faciais, proporcionando um momento profundamente enriquecedor. A análise revelou três subcategorias: Não ter conhecimento sobre a gravidez; Direitos da gestante surda; Sinais e sintomas do trabalho de parto. A narrativa e roteiro foram desenvolvidos com base nas necessidades das entrevistadas e no Manual de Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento. A validação de conteúdo foi realizada com 24 juízes, selecionados por amostragem intencional através de consulta ao currículo Lattes, seguindo a técnica de amostragem tipo "Bola de Neve". A validação de conteúdo considerou nove itens, e calculados o Índice de Coeficiente de Validade em Nível de Item (I-CVI ≥ 0,80), onde em sua maioria foi de 1,0 com nível elevado de concordância, quanto ao conteúdo e roteiro a concordância apresentou média de 99%.  Não houve discordância entre os juízes, assim, os itens foram validados como adequados. Os especialistas sugeriram modificações na narrativa e roteiro, aprimorando e reduzindo a possibilidade de incompreensões por parte das surdas. A etapa final, o material do roteiro foi construído com o objetivo de tornar as mulheres surdas protagonistas no processo de trabalho de parto. Espera-se que a narrativa e roteiro possa de fato capacitá-las a desempenhar a autonomia e o protagonismo no momento do trabalho de parto. Tendo a possibilidade de ser aplicado em diferentes contextos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1132274 - ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS
Interna - 1110261 - ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO
Interna - 3226923 - SHEYLA COSTA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - ADRIANA GOMES NOGUEIRA FERREIRA - UFMA
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 14:42
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