Banca de DEFESA: PEROLA PALOMA SILVA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEROLA PALOMA SILVA DO NASCIMENTO
DATA : 24/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: REMOTA
TÍTULO:

PERFIL FITOQUÍMICO E ATIVIDADE GASTROPROTETORA DO DECOCTO DA CASCA DO CAULE DE Ruprechtia laxiflora Meisn. (Polygonaceae)


PALAVRAS-CHAVES:

gastroproteção, úlcera, flavonoides, pajéu.


PÁGINAS: 100
RESUMO:
A úlcera péptica é uma doença multifatorial caracterizada por lesão na mucosa estomacal/duodenal devido à hipersecreção de HCl e pepsina, estando associada à infecção por Helicobacter pylori, ao uso indiscriminado de anti-inflamatórios não-esteroides, além de outros fatores ambientais. Na prevenção e tratamento, as plantas medicinais têm sido amplamente empregadas pela medicina popular pelo fácil acesso e baixo custo. Estudos etnobotânicos relatam duas espécies pertencentes a família Polygonaceae, comumente conhecidas como pajeú ou pau-caixão, Ruprechtia laxiflora Meisn. e Triplaris gardneriana Wedd., as quais são utilizadas como anti-inflamatórias, analgésicas e gastroprotetoras. O presente trabalhou investigou a atividade antioxidante e antiulcerogênica do decocto da casca do caule de R. laxiflora em modelos experimentais agudos e crônico de úlcera péptica, bem como sua toxicidade em roedores. As principais classes de metabólitos secundários foram quantificadas por espectrofotometria, a composição química qualitativa foi determinada por UPLC-DAD-qTOF-MS/MS. O potencial antioxidante in vitro do extrato foi analisado através da atividade antioxidante total (ATT), sequestro dos radicais DPPH e redução do íon férrico (FRAP). Para a análise da atividade gastroprotetora foram utilizados os modelos de etanol, etanol/HCL e ácido acético. Para triagem, foram testadas as doses de 10, 30 e 100 mg/kg, seguindo os testes com a melhor dose escolhida. Realizou-se análise das estruturas macroscópicas por meio do ImageJ®, seguido das análises histopatológicas. Este é o primeiro trabalho que mostra gastroproteção e cicatrização do uso desta planta como medicinal.

MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CYNTHIA LAYSE FERREIRA DE ALMEIDA - UNIVASF
Externa ao Programa - 1225887 - FRANCISCA JANAINA SOARES ROCHA
Interna - 1130527 - IVONE ANTONIA DE SOUZA
Presidente - 1721037 - JACINTO DA COSTA SILVA NETO
Notícia cadastrada em: 23/03/2022 15:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06