PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EVIO MARCOS DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVIO MARCOS DE LIMA
DATA : 30/05/2022
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

EVOLUÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA BACIA DO RIO CANHOTO, PERNAMBUCO, A PARTIR DE DADOS MORFOCLIMÁTICOS E NEOTECTÔNICOS

Rio Canhoto. Geomorfologia. Análise Sedimentar. Cartografia de Paisagens.

O trabalho da geomorfologia é investigar os processos que dão forma ao relevo da superfície terrestre, assim essa pesquisa envolve a compreensão evolutiva dos fenômenos participantes dessa construção. Foram investigadas as composições paisagísticas da bacia hidrográfica do rio Canhoto, agreste pernambucano, sua interação dinâmica e a influência morfotectônica para o desenvolvimento de modelos evolutivos  do relevo. Foram identificadas as paisagens integrantes do recorte espacial estudado, seguindo técnica de modelagem cartográfica. Em seguida, foram coletadas amostras de depósitos estruturadores dos modelados de acumulação para realização de análises sedimentológicas. Concomitantemente foram investigados os possíveis controles  morfotectônicos e elaborados modelos tridimensionais interpretativos com base  no  cruzamento  dessas  informações. Os resultados obtidos apontam para  a elaboração de paisagens  de acordo com  o contexto ambiental geral  da região,  com zonas específicas atreladas a controles de menor expressão escalar. Também foram apontadas relações  diretas entre as paisagens identificadas e os processos dinâmicos de produção de  sedimentos quaternários. Finalmente, os dados apontaram para a modificação nos mecanismos de distribuição de materiais erodidos sobre a paisagem, a partir da entrada no holoceno. Embora a dinâmica deposicional  tenha sofrido a influência das pulsações climáticas, o controle  da  distribuição espacial dos sobre  a  deposição  se  deu  a  partir  de  condicionantes  morfotectônicos,  conforme evidenciado  em  diversos  pontos  da  bacia. Os modelos de paisagem elaborados apontam para diferenças nos controles  geológico-estruturais e ambientais. A metodologia empregada possibilitou correlacionar  aspectos diversos da paisagem física que resultou na composição dos modelos evolutivos.

Presidente - 1368697 - ANTONIO CARLOS DE BARROS CORREA
Externo ao Programa - 1083527 - BRUNO DE AZEVEDO CAVALCANTI TAVARES
Externo ao Programa - 1622013 - DEMETRIO DA SILVA MUTZENBERG
Externo à Instituição - KLEYTHON DE ARAUJO MONTEIRO - UFAL