PPGGEOCFCH PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Telefone/Ramal: (81) 2126-8277

Banca de QUALIFICAÇÃO: DHAYANNA CHRYSTIAN SILVA DE FRANCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DHAYANNA CHRYSTIAN SILVA DE FRANCA
DATA : 18/05/2022
LOCAL: Sessão remota de videoconferência
TÍTULO:

O ENSINO E A INSERÇÃO DAS ESCOLAS NO SISTEMA TECNOLÓGICO NA CIDADE DO RECIFE


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia. Formação Docente. Ferramentas Pedagógicas. Tecnologia Digitais.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

O presente trabalho tem como centralidade estudar a inserção das tecnologias no ensino na cidade do Recife, entendendo como os programas e as políticas públicas ligada a tecnologia tem influenciado no ensino e na formação docente de geografia na rede municipal. A pesquisa partiu dos seguintes questionamentos: Quais as contribuições e problemáticas que as tecnologias digitais podem apresentar na prática docente e no ensino da geografia escolar? Como as escolas se inserem nesse sistema tecnológico? Tendo em mente a complexidade do debate sobre tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, traçamos um percurso que partiu de levantamento dos dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) junto ao IBGE, para compreender qual cenário tecnológico e educacional tínhamos em uma escala selecionada, para assim chegar nas políticas públicas nacionais e por conseguinte nos programas municipais que se configuram como o palco principal do nosso levantamento. Mediante a isto, a pesquisa é qualitativa, por buscar compreender além dos números tendo uma interpretação da realidade mais fidedigna, buscando aproximação com os professores da rede municipal e dando voz aos sujeitos da ação, além de analisar as bases dos programas que estão em curso. Buscando assim compreender como os professores estão utilizando as tecnologias digitais para construção do conhecimento da geografia escolar e seus efeitos na prática docente através dos programas Escola do futuro e Educa-Recife. Perante isso o panorama construído desvela as fragilidades e coloca em pauta se coexistem contribuições e transformações na prática docente e no processo de ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1900371 - FRANCISCO KENNEDY SILVA DOS SANTOS
Externa à Instituição - JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA - UEPB
Externo à Instituição - MATEUS FERREIRA SANTOS - UFJF
Notícia cadastrada em: 17/05/2022 20:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01