PPGGEOCFCH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLAUDIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CLAUDIA DA SILVA
DATA : 24/11/2021
LOCAL: Sessão remota de videoconferência

O processo de reprodução do espaço e a mercantilização do lugar: um olhar sobre a Vila da Fábrica, Camaragibe/PE

Vila da Fábrica. Camaragibe. Geo-história. Reprodução do espaço. Mercantilização do lugar.

Composta de um contexto histórico plural, a Vila da Fábrica constitui, no período atual, um espaço de possibilidades para a aplicação da lógica urbana, no que se refere a diversas formas de uso e apropriação do espaço. O município de Camaragibe é integrante da Região Metropolitana do Recife e apresenta, na sua configuração socioespacial, uma sucessão de etapas relacionadas a renovação do espaço. A análise da Vila da Fábrica perpassa pela sua contextualização Geo-histórica onde o par dialético constituído pela reprodução do espaço e a mercantilização do lugar, demanda considerar que o espaço é, ao mesmo tempo produto, meio e condição da sociedade que o produz. Nesse contexto, é tomando como base as categorias de análise, espaço e lugar, ancoradas pelo Sistema de Objetos, Sistemas de Ações e Espacialidades do capital impostas pelos nexos que envolvem o valor de troca pelo valor de uso permitindo que a pesquisa contemple a transformação do espaço e de seu remanejamento enquanto mercadoria. Como objetivo principal, a pesquisa se propôs a analisar como as transformações socioespaciais ocorridas na Vila da Fábrica, bairro de um contexto histórico plural, podem, com o passar do tempo, promover sucessivas mudanças no espaço resultando na mercantilização do lugar. A marca da industrialização na Vila da Fábrica, tornou esse espaço atrativo ao avanço do capital financeiro, transformando-o em uma área altamente possível de revalorização diante do adensamento urbano relacionado à metrópole e da chegada do empreendimento do “Complexo Imobiliário Reserva Camará”. Nesse contexto, considerar a instalação de “novos empreendimentos imobiliários”, em áreas outrora constituídas por fábricas que foram desativadas, torna-se um processo relevante dentro de se ter uma perspectiva mais igualitária quando se trata do uso e da apropriação do espaço. A abordagem qualitativa da pesquisa faz uso de instrumentos metodológicos como: levantamento bibliográfico, entrevistas semiestruturadas e questionários. Nesse contexto, o presente trabalho ganha relevo não apenas para se compreender a realidade específica da Vila da Fábrica em Camaragibe, mas também, de outros lugares que passam por transformações equivalentes em grandes áreas urbanas brasileiras. Além disso, as conexões dos fenômenos ocorridos no lugar podem fornecer subsídio ao trabalho da Geografia, permitindo ainda que os estudos voltados às análises apresentem novas possibilidades de trabalhar as práticas integradoras de apropriação e uso do solo urbano com a participação, sem distinção, de todos os sujeitos envolvidos na reprodução do espaço.

Presidente - 676739 - ANA CRISTINA DE ALMEIDA FERNANDES
Interno - 1785706 - BERTRAND ROGER GUILLAUME COZIC
Externa à Instituição - LUCIA FERREIRA LIRBORIO - IFPE
Externo à Instituição - THIAGO ADRIANO MACHADO - UFRN