O ENSINO DE GEOGRAFIA E A REALIDADE VIRTUAL EM ESPAÇOS DE CRIAÇÃO DIGITAL NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Realidade virtual. Docência em Geografia. Tecnologias na educação.
O trabalho dissertativo aqui apresentado se debruça no movimento investigativo tendo por base a utilização da Realidade Virtual (RV) no ensino de Geografia. Aqui apresentamos concepções a respeito desse recurso tecnológico que pode ser utilizado na prática docente, e mediante a isso, apresentamos as potencialidades e limitações que a (RV) pode proporcionar no âmbito pedagógico. O trabalho tem por objetivo geral: compreender as potencialidades e as limitações do uso da realidade virtual nas aulas de Geografia enquanto ferramenta pedagógica para a construção de aprendizagens colaborativas. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa devido à complexidade do objeto e está voltada para os estudos com um viés compreensivo dos fatos. Compreendemos que a pesquisa é de natureza exploratória uma vez que se objetiva descrever as potencialidades que a realidade virtual pode proporcionar ao ensino de Geografia. Acreditamos que a (RV) tem muito a contribuir no fazer e pensar docente, este trabalho é um ensaio que pode ajudar nas reflexões existentes na Geografia escolar.