Banca de DEFESA: LIZIE ALMEIDA SALES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIZIE ALMEIDA SALES
DATA : 19/01/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Remoto via Meeting
TÍTULO:

Análise da tensão residual em soldagem de revestimento em um aço Cr-Mo através do método de Deslocamento de Pontos Coordenados (DPC)


PALAVRAS-CHAVES:

Revestimento por soldagem. DPC. Tensão residual. Caracterização microestrutural.


PÁGINAS: 91
RESUMO:

Este estudo avaliou a qualidade do revestimento de aço inoxidável AISI 347L em substrato de aço Cr-Mo produzido pelo processo GMAW, levando em consideração a influência dos parâmetros de soldagem e dos tratamentos térmicos de alívio de tensão. Para a análise de tensão residual, foi utilizado o método de Deslocamento de Pontos Coordenados (DCP). Foram confeccionados 3 corpos de prova com dimensões de 300 x 150 x 12,7 mm, variando a composição do gás de proteção (100% Ar, 98% Ar + 2%CO2 e 96% Ar + 4% CO2), e realizados tratamentos térmicos pós-soldagem em conformidade com a norma ASME VIII. Para avaliar a microestrutura do revestimento, foram realizadas análises de microscopia óptica, ensaio macrográfico e ensaio de dureza. Os resultados obtidos indicam que a adição de CO2 na mistura com Argônio influência nas tensões resíduas após tratamento térmico de alivio de tensão, a amostra soldada com 4% de CO2 apresentou os maiores níveis de tensão residual as tensões residuais são predominantemente compressivas, melhorando a resistência do material a falhas por fadiga. As tensões no material de base são menores que no revestimento. A análise de microscopia óptica revelou uma microestrutura homogênea e sem apresentar trincas ou porosidades significativas, indicando uma boa execução da soldagem dos revestimentos pelo processo GMAW. Os resultados indicam que o método DPC revelou-se uma alternativa econômica e com relativa precisão, sendo de fácil implementação em comparação aos métodos existentes, consolidando sua utilidade para análises de tensão residual em revestimentos soldados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2227254 - CEZAR HENRIQUE GONZALEZ
Externo ao Programa - 1477726 - FLAVIO JOSE DA SILVA - UFPEExterno à Instituição - ROMILDO ALVES BERENGUER - UPE
Interno - 1132272 - SEVERINO LEOPOLDINO URTIGA FILHO
Notícia cadastrada em: 07/12/2023 04:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03