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Dissertações |
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THAYANNE SERPA DA SILVA CORADO BISPO
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Síntese e caracterização de nanocatalisadores óxidos a base de manganês e cobalto para a decomposição do monopropelente verde H2O2
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Orientador : BRAULIO SILVA BARROS
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MEMBROS DA BANCA :
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BRAULIO SILVA BARROS
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CARLOS AUGUSTO DO NASCIMENTO OLIVEIRA
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ROMUALDO RODRIGUES MENEZES
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SEVERINO ALVES JUNIOR
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Data: 30/01/2023
Ata de defesa assinada:
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Óxidos mistos nanocristalinos de cobalto e manganês apresentando estrutura cristalina do tipo espinélio foram sintetizados via método autocombustão a partir da fórmula geral Co(3-x)Mn(x)O4, obtendo assim CoMn2O4 (1Co:2Mn), Co1.5Mn1.5O4 (1Co:1Mn) e MnCo2O4 (2Co:1Mn), além do emprego da ureia como combustível e agente redutor. Tal trabalho se apresenta em dois principais objetos de estudo, sendo estes os efeitos dos parâmetros de composição química da síntese, estrutura e morfologia dos materiais resultantes e a relação entre esses parâmetros frente a atividade catalítica de decomposição do monopropelente H2O2, bem como o estudo dos efeitos de calcinação sobre uma das amostras. No que diz respeito ao primeiro objeto de estudo, para avaliar tais parâmetros, os óxidos foram submetidos a caracterizações por Difração de Raios-X (DRX), Espectroscopia de Absorção na Região do Infravermelho (FTIR), Análise Termogravimétrica (TG), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia por Energia Dispersiva (EDS). Para avaliar a atividade catalítica, foram realizados testes qualitativos e quantitativos, por meio do teste de gota (droptest) e pelo sistema de produção de gás. A síntese ocorreu como esperado obtendo uma chama ao qual se aferiu a temperatura com passo de 0.25s por meio de um termopar, como resultado foram obtidos os óxidos em espinélio nanocristalinos. Quanto aos parâmetros estruturais e morfológicos, conclui-se que a um maior teor de cobalto presente nos catalisadores promoveu-se simetria cúbica dos espinélios, havendo uma redução de fases secundárias, bem como uma maior aglomeração de partículas primárias, por outro lado, um maior teor de manganês promoveu oxidação do composto resultando em um pequeno ganho de massa. Em relação a atividade catalítica de decomposição, as amostras 1Co:1Mn e 2Co:1Mn apresentaram maior eficiência, onde 2Co:1Mn obteve maior quantidade de gás gerado e assim melhor resultado. A nível de estudo, essa amostra (2Co:1Mn) foi submetida ao processo de calcinação em três diferentes temperaturas, sendo elas 600ºC, 700ºC e 800ºC, a fim de se obter um material mais cristalino. Notou-se então que o aumento da temperatura resulta em uma única fase em espinélio nas amostras, bem como a ocorrência do processo de sinterização seguido por uma redução de atividade catalítica de decomposição do peróxido de hidrogênio. A síntese destes nanocatalisadores permite sua aplicação em sistemas propulsivos principalmente em satélites de pequeno porte, podendo assim reduzir a carga útil presente nos mesmos.
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Óxidos mistos nanocristalinos de cobalto e manganês apresentando estrutura cristalina do tipo espinélio foram sintetizados via método autocombustão a partir da fórmula geral Co(3-x)Mn(x)O4, obtendo assim CoMn2O4 (1Co:2Mn), Co1.5Mn1.5O4 (1Co:1Mn) e MnCo2O4 (2Co:1Mn), além do emprego da ureia como combustível e agente redutor. Tal trabalho se apresenta em dois principais objetos de estudo, sendo estes os efeitos dos parâmetros de composição química da síntese, estrutura e morfologia dos materiais resultantes e a relação entre esses parâmetros frente a atividade catalítica de decomposição do monopropelente H2O2, bem como o estudo dos efeitos de calcinação sobre uma das amostras. No que diz respeito ao primeiro objeto de estudo, para avaliar tais parâmetros, os óxidos foram submetidos a caracterizações por Difração de Raios-X (DRX), Espectroscopia de Absorção na Região do Infravermelho (FTIR), Análise Termogravimétrica (TG), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia por Energia Dispersiva (EDS). Para avaliar a atividade catalítica, foram realizados testes qualitativos e quantitativos, por meio do teste de gota (droptest) e pelo sistema de produção de gás. A síntese ocorreu como esperado obtendo uma chama ao qual se aferiu a temperatura com passo de 0.25s por meio de um termopar, como resultado foram obtidos os óxidos em espinélio nanocristalinos. Quanto aos parâmetros estruturais e morfológicos, conclui-se que a um maior teor de cobalto presente nos catalisadores promoveu-se simetria cúbica dos espinélios, havendo uma redução de fases secundárias, bem como uma maior aglomeração de partículas primárias, por outro lado, um maior teor de manganês promoveu oxidação do composto resultando em um pequeno ganho de massa. Em relação a atividade catalítica de decomposição, as amostras 1Co:1Mn e 2Co:1Mn apresentaram maior eficiência, onde 2Co:1Mn obteve maior quantidade de gás gerado e assim melhor resultado. A nível de estudo, essa amostra (2Co:1Mn) foi submetida ao processo de calcinação em três diferentes temperaturas, sendo elas 600ºC, 700ºC e 800ºC, a fim de se obter um material mais cristalino. Notou-se então que o aumento da temperatura resulta em uma única fase em espinélio nas amostras, bem como a ocorrência do processo de sinterização seguido por uma redução de atividade catalítica de decomposição do peróxido de hidrogênio. A síntese destes nanocatalisadores permite sua aplicação em sistemas propulsivos principalmente em satélites de pequeno porte, podendo assim reduzir a carga útil presente nos mesmos.
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JACQUELINE DA SILVA SOUSA
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ESTUDO DO OCTADECILAMINA (ODA) INCORPORADO EM BLENDAS DE POLI(METACRILATO DE METILA) E POLIESTIRENO PARA APLICAÇÕES NA INDUSTRIA AEROESPACIAL
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Orientador : KATIA APARECIDA DA SILVA AQUINO
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MEMBROS DA BANCA :
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KATIA APARECIDA DA SILVA AQUINO
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TIAGO FELIPE DE ABREU SANTOS
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MARIA JOSE DE FILGUEIRAS GOMES
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Data: 27/04/2023
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Blendas poliméricas são misturas de polímeros para obtenção de novas propriedades para determinados fins. A fim de se obter materiais com características aprimoradas, blendas de Poli(metacrilato de metila)/Poliestireno (PMMA/PS) nas composições 95/05 e 90/10, com e sem o surfactante octadecilamina (ODA) foram sintetizadas com sucesso. A miscibilidade das blendas PMMA/PS, com e sem ODA, foi estudada através das técnicas: espectrofotometria na região do ultravioleta e visível (UV-Vis), índice de refração (IR), espectroscopia na região do infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), análise viscosimétrica e calorimetria diferencial de varredura (DSC). Os resultados de Uv-vís comprovaram que a adição do ODA às blendas, interferiu na cor dos filmes, tornando-os mais opacos e a blenda 90/10 com ODA foi a que apresentou menor valor de transmitância. Contudo, desvios no comprimento de onda da máxima absorção sugerem interações eletrônicas entre os elétrons da ligação pi dos grupos aromáticos do PS com os elétrons livres do grupo amina do ODA. Por outro lado, todas as técnicas avaliadas mostraram que as composições de blendas estudadas, com e sem ODA, formam uma mistura imiscível. Entretanto, foi observada diminuição da Tg, do módulo de elasticidade e tensão na força máxima dos sistemas com ODA. Além disso, o ODA também contribuiu para o aumento do índice de refração das blendas nas proporções estudadas. Diante dos resultados obtidos foi possível preparar um material polimérico com características aprimoradas para ser base na recepção de partículas semicondutoras com potencial na produção de novos materiais na área de células solares, células combustível e eletrônica flexível para possíveis aplicações na indústria aeroespacial.
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Polymeric blends are mixtures of polymers to obtain new properties for specific purposes. Blends of Poly(methyl methacrylate)/Polystyrene (PMMA/PS) in the compositions 95/05 and 90/10, with and without the surfactant octadecylamine (ODA) were successfully synthesized to obtain materials with improved characteristics. The miscibility of PMMA/PS blends, with and without ODA, was studied using the following techniques: spectrophotometry in the ultraviolet and visible region (UV-Vis), refractive index (RI), spectroscopy in the infrared region by Fourier transform (FTIR ), viscosimetric analysis and differential scanning calorimetry (DSC). The UV-vis results proved that the addition of ODA to the blends interfered with the color of the films, making them more opaque, and the blend 90/10 with ODA was the one that presented the lowest transmittance value. However, deviations in the wavelength of maximum absorption suggest electronic interactions between the pi bond electrons of the PS aromatic groups and the free electrons of the ODA amine group. On the other hand, all evaluated techniques showed that the studied blend compositions, with and without ODA, form an immiscible mixture. However, a decrease in Tg, modulus of elasticity, and tension at maximum strength were observed of systems with ODA. In addition, ODA also contributed to the increase in the refractive index of the blends in the proportions studied. Given the results obtained, it was possible to prepare a polymeric material with improved characteristics to be the basis for the reception of semiconductor particles with potential in the production of new materials in the area of solar cells, fuel cells, and flexible electronics for possible applications in the aerospace industry.
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MANOEL CANDIDO JÚNIOR
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CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DE JUNTA SOLDADA A LASER DE FIOS DE Ti-Ni PARA REUTILIZAÇÃO EM MINI SENSORES AEROESPACIAIS
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Orientador : CARLOS AUGUSTO DO NASCIMENTO OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS AUGUSTO DO NASCIMENTO OLIVEIRA
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KLEBER GONCALVES BEZERRA ALVES
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JOSE ANGELO PEIXOTO DA COSTA
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Data: 16/08/2023
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Este estudo tem como objetivo investigar a possibilidade de desenvolvimento de um mini sensor a partir do material extraído de uma junta soldada a laser, feita com uma liga Ti-Ni. Desta forma, o material poderá ser reutilizado, uma vez que, possui um elevado custo de produção. Utilizando técnicas de caracterização de materiais, objetiva-se compreender os efeitos da soldagem na transformação de fase, visando melhorias nos processos de soldagem em ligas de Ti-Ni, como as utilizadas na indústria aeroespacial. Foram analisadas amostras em três condições: tratadas termicamente a 400 °C, 500 °C e na condição original. Para isso, utilizaram-se técnicas como Microscopia Ótica (MO), Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC), Espectroscopia por Dispersão de Elétrons (EDS), Difração de Raios-X (DRX) e Microdureza, a fim de analisar as propriedades da transformação termoelástica da martensita e a composição dos elementos da liga. Este estudo pode fornecer informações importantes para o aprimoramento de processos de soldagem em ligas de Ti-Ni utilizadas em aplicações críticas. A microscopia revelou que a soldagem a laser provocou mudanças significativas no comportamento da transformação de fase. O ensaio EDS indicou uma mudança significativa na composição na região do cordão de solda em todas as condições estudadas. Na análise de Microdureza Vickers, houve um aumento significativo na dureza da liga Ti-Ni tratada termicamente a 500 °C, em comparação com a liga tratada a 400 °C. O ensaio de DRX mostrou a presença de precipitados nas ligas tratadas a 400 °C e 500 °C, sendo a última, a que apresentou maior quantidade de NiTi2, Ni3Ti, Ni2,67Ti1,33, Ni3TiO, Ni(TiO3) e NiTi. O ensaio de DSC permitiu a identificação das temperaturas iniciais e finais da transformação e a energia envolvida com a transição.
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This study aims to investigate the possibility of developing a mini sensor from material extracted from a laser-welded joint made with a Ti-Ni alloy. In this way, the material could be reused, as it has a high production cost. By using materials characterization techniques, the objective is to understand the effects of welding on phase transformation, aiming for improvements in welding processes in Ti-Ni alloys, such as those used in the aerospace industry. Samples were analyzed in three conditions: heat-treated at 400 °C, 500 °C, and in the original condition. Techniques such as Optical Microscopy (OM), Differential Scanning Calorimetry (DSC), Electron Dispersion Spectroscopy (EDS), X-Ray Diffraction (XRD), and Microhardness were used to analyze the properties of the thermoelastic transformation of martensite and the composition of the alloy elements. This study can provide important information for the improvement of welding processes in Ti-Ni alloys used in critical applications. Microscopy revealed that laser welding caused significant changes in the phase transformation behavior. The EDS test indicated a significant change in the composition in the weld bead region in all studied conditions. In the Vickers Microhardness analysis, there was a significant increase in the hardness of the Ti-Ni alloy heat-treated at 500 °C compared to the alloy treated at 400 °C. The XRD test showed the presence of precipitates in the alloys treated at 400 °C and 500 °C, with the latter having the highest amount of NiTi2, Ni3Ti, Ni2.67Ti1.33, Ni3TiO, Ni(TiO3), and NiTi. The DSC test allowed the identification of the initial and final temperatures of the transformation and the energy involved in the transition.
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LEANDRO THEODORO RAPOSO DE MELLO
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AVALIAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO DE DANOS PARA MONITORAMENTO DE FALHAS ESTRUTURAIS EM SUPERFÍCIES AERONÁUTICAS UTILIZANDO ONDAS GUIADAS
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Orientador : BRAULIO SILVA BARROS
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEX OLIVEIRA BARRADAS FILHO
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BRAULIO SILVA BARROS
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KLEBER GONCALVES BEZERRA ALVES
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Data: 12/09/2023
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Estruturas aeronáuticas e aeroespaciais sofrem com o desgaste e eventos inesperados que podem afetar sua condição original e vida útil. A manutenção destes equipamentos é geralmente baseada em inspeções periódicas e ensaios não destrutivos (NDE) tradicionais. Diferentemente dos NDE, o monitoramento de integridade estrutural (SHM) foca na detecção e avaliação de danos estruturais de forma contínua, aumentando a segurança operacional e eficiência da manutenção. Neste contexto, técnicas de detecção de dano por ondas de Lamb são comumente empregadas e trazem grandes desafios na sua interpretação, um destes desafios é a classificação eficiente de diferentes tipos de dano, sendo importante para o direcionamento das ações de manutenção da estrutura. Neste estudo, o Método dos Elementos Finitos (FEM) é aplicado para simular de forma custo-eficiente diversos estados estruturais através da parametrização de características do dano. Uma Transformda Wavelet Contínua é aplicada aos sinais e a média dos dados de potência do sinal são discretizados, criando os chamados Damage Characteristic Points (DCP), que são utilizados como entrada para treinamento dos algoritmos de Machine Learning. Esta pesquisa investiga metodologias previamente propostas em literatura, expandindo o número de amostras previamente utilizadas e aplicando os DCPs de forma inédita para a classificação de diferentes tipos de dano em chapas metálicas finas. Os algoritmos de Redes Neurais Artificiais (ANN), Support Vector Machines (SVM), comumente utilizados em literatura, são empregados e é proposta a aplicação do algoritmo Extreme Gradient Boosting (XGBoost) como uma melhor opção para utilização em conjunto com DCPs. Os algoritmos são comparados no desempenho da classificação de três diferentes tipos de dano com localização e severidade variadas. Resultados mostram uma acurácia de até 95% do XGBoost frente a 91% e 82% da ANN e SVM, respectivamente, para o mesmo conjunto de dados.
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Estruturas aeronáuticas e aeroespaciais sofrem com o desgaste e eventos inesperados que podem afetar sua condição original e vida útil. A manutenção destes equipamentos é geralmente baseada em inspeções periódicas e ensaios não destrutivos (NDE) tradicionais. Diferentemente dos NDE, o monitoramento de integridade estrutural (SHM) foca na detecção e avaliação de danos estruturais de forma contínua, aumentando a segurança operacional e eficiência da manutenção. Neste contexto, técnicas de detecção de dano por ondas de Lamb são comumente empregadas e trazem grandes desafios na sua interpretação, um destes desafios é a classificação eficiente de diferentes tipos de dano, sendo importante para o direcionamento das ações de manutenção da estrutura. Neste estudo, o Método dos Elementos Finitos (FEM) é aplicado para simular de forma custo-eficiente diversos estados estruturais através da parametrização de características do dano. Uma Transformda Wavelet Contínua é aplicada aos sinais e a média dos dados de potência do sinal são discretizados, criando os chamados Damage Characteristic Points (DCP), que são utilizados como entrada para treinamento dos algoritmos de Machine Learning. Esta pesquisa investiga metodologias previamente propostas em literatura, expandindo o número de amostras previamente utilizadas e aplicando os DCPs de forma inédita para a classificação de diferentes tipos de dano em chapas metálicas finas. Os algoritmos de Redes Neurais Artificiais (ANN), Support Vector Machines (SVM), comumente utilizados em literatura, são empregados e é proposta a aplicação do algoritmo Extreme Gradient Boosting (XGBoost) como uma melhor opção para utilização em conjunto com DCPs. Os algoritmos são comparados no desempenho da classificação de três diferentes tipos de dano com localização e severidade variadas. Resultados mostram uma acurácia de até 95% do XGBoost frente a 91% e 82% da ANN e SVM, respectivamente, para o mesmo conjunto de dados
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LUIS HENRIQUE DA COSTA ARAUJO
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Análise da integridade superficial e dos parâmetros de corte no processo de torneamento da liga Ti-6Al-4V: usando planejamento de experimentos e um sistema de controle de temperatura por resfriamento de vapor
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Orientador : CARLOS AUGUSTO DO NASCIMENTO OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS AUGUSTO DO NASCIMENTO OLIVEIRA
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JOSE ANGELO PEIXOTO DA COSTA
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OSCAR OLIMPIO DE ARAUJO FILHO
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Data: 22/09/2023
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Este estudo investigou a rugosidade (variável de saída) durante o torneamento longitudinal, com fluido de corte pressurizado, da liga de Ti-6Al-4V usando técnicas de design de experimentos (DOE). A velocidade de corte (vc), avanço (f), profundidade de corte (a), temperatura do fluido de corte (T) e raio de ponta da ferramenta (R) são variáveis de entrada, cada uma com três níveis diferentes e a rugosidade como parâmetros de saída. Dentre os aspectos favoráveis desta pesquisa, tem-se a implementação de um sistema de refrigeração acoplado a um torno CNC, cuja finalidade é controlar a temperatura do fluido de corte, com o intuito de aumentar a vida útil da ferramenta. Nesse caso, medindo-se a rugosidade e calculando a incerteza, é possível estudar a influência dos parâmetros de entrada e suas interações no acabamento de cada corpo de prova. Portanto, aplicando essas duas técnicas, analisa-se o modelo matemático que melhor descreve a rugosidade por meio dos parâmetros significativos como a velocidade de corte e avanço. O valor da rugosidade Ra obtido pelo modelo quadrático está mais próximo do valor real, onde se obtém um erro percentual médio absoluto de 6,9%. Já para a rugosidade Rz, o modelo linear é mais satisfatório com erro percentual médio absoluto de 3,8%. Todos os modelos desenvolvidos neste estudo alcançaram confiabilidade superior a 95%.
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Este estudo investigou a rugosidade (variável de saída) durante o torneamento longitudinal, com fluido de corte pressurizado, da liga de Ti-6Al-4V usando técnicas de design de experimentos (DOE). A velocidade de corte (vc), avanço (f), profundidade de corte (a), temperatura do fluido de corte (T) e raio de ponta da ferramenta (R) são variáveis de entrada, cada uma com três níveis diferentes e a rugosidade como parâmetros de saída. Dentre os aspectos favoráveis desta pesquisa, tem-se a implementação de um sistema de refrigeração acoplado a um torno CNC, cuja finalidade é controlar a temperatura do fluido de corte, com o intuito de aumentar a vida útil da ferramenta. Nesse caso, medindo-se a rugosidade e calculando a incerteza, é possível estudar a influência dos parâmetros de entrada e suas interações no acabamento de cada corpo de prova. Portanto, aplicando essas duas técnicas, analisa-se o modelo matemático que melhor descreve a rugosidade por meio dos parâmetros significativos como a velocidade de corte e avanço. O valor da rugosidade Ra obtido pelo modelo quadrático está mais próximo do valor real, onde se obtém um erro percentual médio absoluto de 6,9%. Já para a rugosidade Rz, o modelo linear é mais satisfatório com erro percentual médio absoluto de 3,8%. Todos os modelos desenvolvidos neste estudo alcançaram confiabilidade superior a 95%.
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VITOR DOMINGUES MARQUES RIBEIRO
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MODELAGEM DINÂMICA DE PLATAFORMA ROBÓTICA DE CAPTURA DE NANOSSATÉLITES NA ÓRBITA TERRESTRE
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Orientador : TIAGO FELIPE DE ABREU SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSÉ HENRIQUE FERNANDEZ
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OSCAR OLIMPIO DE ARAUJO FILHO
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TIAGO FELIPE DE ABREU SANTOS
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Data: 28/09/2023
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No presente trabalho é apresentado o estudo dos fenômenos dinâmicos de uma plataforma robótica em ambiente espacial na órbita do planeta Terra ao executar a atividade de captura de detritos espaciais com dimensões semelhantes às de um nanossatélite. O estudo se desenvolve considerando perturbações causadas pelos torques gerados pelas juntas do braço robótico durante o movimento de captura e a aplicação de uma técnica de controle que compense tais perturbações utilizando sensores de visão acoplados à ferramenta de captura instalada na extremidade do braço robótico. O braço robótico se descreve por um manipulador de seis juntas rotativas e, portanto, seis graus de liberdade, sendo três para posição e três para orientação do conjunto ferramenta-sensores. O estudo sugere desde a modelagem estrutural até os valores limites de torque e aceleração do braço robótico durante sua operação, simulado em ambiente de software. A avaliação do desempenho da plataforma robótica sugere que o robô deve ter sua base o máximo massiva possível a fim de reduzir os efeitos da inércia, responsável por reduzir o alcance do manipulador robótico durante a tarefa de captura. O algoritmo de controle aplicado fez uso de controle híbrido, combinando controles reativo e deliberativo, de forma a utilizar controle Proporcional Integral-Derivativo (PID) na porção reativa do algoritmo. O robô estudado mostrou capacidade de executar a tarefa de captura em 43,3 segundos em uma das configurações iniciais avaliadas. A configuração de melhor desempenho foi apontada como condição ótima de captura.
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This work presents the study of the dynamic phenomena of a robotic platform in a space environment in the orbit of planet Earth when performing the task of capturing space debris with dimensions similar to those of a nanosatellite. The study is carried out considering disturbances caused by torques generated by the joints of the robotic arm during the capture movement and the application of a control technique that compensates for such disturbances using vision and distance sensors coupled to the capture tool installed at the end of the robotic arm. The robotic arm is described by a manipulator with six rotating joints and, therefore, six degrees of freedom, three for position and three for orientation of the tool-sensors set. The study suggests from the structural modeling to the limit values of torque and acceleration of the robotic arm during its operation, simulated in a software environment and in the laboratory. The laboratory simulation consists of observing the behavior of the robot on a floating platform with reduced friction, and its reaction to the disturbances caused by the torques of the joints on the plane parallel to the Earth's surface, avoiding the effects of Earth's gravity.
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GEORGE MARINHO DO NASCIMENTO
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INFLUÊNCIA DO DESGASTE DE FLANCO NO ACABAMENTO SUPERFICIAL, NO TORNEAMENTO COM PROTEÇÃO GASOSA – ARGÔNIO, DA LIGA AEROESPACIAL Ti-6Al-4V CONSIDERANDO A CONFIABILIDADE METROLÓGICA
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Orientador : CARLOS AUGUSTO DO NASCIMENTO OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS AUGUSTO DO NASCIMENTO OLIVEIRA
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OSCAR OLIMPIO DE ARAUJO FILHO
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RODRIGO JOSE FERREIRA DA SILVA
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ROGERIO PONTES DE ARAUJO
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Data: 28/11/2023
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Este trabalho busca, a partir de experimentos de usinagem – torneamento CNC, que acontecerá em três condições distintas: corte à seco, corte com fluído de corte líquido e corte com atmosfera de proteção inerte, Argônio gás, metrologia dimensional e análise de superfície, desenvolver um estudo para a elaboração de fatores de correção para parâmetros de usinagem, que possam ser empregados no sentido de atenuarem as variações dimensionais e de acabamento superficial provocadas pelos efeitos do desgaste de flanco, das ferramentas de corte, durante as operações de usinagem mecânica. Um efeito imediato provocado pelo desgaste de flanco é o aumento do atrito entre a ferramenta e a peça trabalhada que, dentre outros aspectos nocivos ao processo, provoca o aumento da força de corte aumentando as vibrações na máquina e isso tem ligação direta com as variações dimensionais e de qualidade de superfície das peças torneadas. A escolha do material Ti-6Al-4V, uma das mais importantes ligas de Titânio, para o nosso experimento ocorre em função da sua grande aplicação na indústria aeroespacial. Os transtornos causados pela sua baixa usinabilidade motivaram a nossa escolha tendo em vista a possibilidade de contribuirmos para a melhoria da produtividade na usinagem mecânica deste material. Geralmente são fixados os parâmetros de usinagem, e se vai variando apenas um deles e medindo-se as variações, porém, não se leva em consideração a incerteza na medição tanto dimensional quanto de acabamento superficial. Fixamos os parâmetros de usinagem dentro dos limites recomendados pelo fabricante da ferramenta de corte, e acompanhamos as variações no acabamento superficial da peça usinada, em função do desgaste de flanco da ferramenta utilizada na usinagem. Realizamos esse estudo considerando a incerteza de medição de cada parâmetro de rugosidade medido (Ra, Rt, Rq e Rz), bem como realizando-se um tratamento estatístico, envolvendo testes de normalidade, determinação do tamanho mínimo das amostras e a verificação de possíveis outliers, utilizando-se mais de um teste. Inferências estatísticas verificaram, em termos de desgaste de flanco e acabamento de superfície, qual o meio mais vantajoso de se utilizar na usinagem desta liga. Análises da correlação do tempo de corte com o desgaste de flanco, VB, indicaram menor desgaste da ferramenta na usinagem de acabamento em atmosfera protetora de argônio. Quando da comparação do VB com o meio e o avanço, o meio argônio manteve seu desempenho no avanço médio. O fato de as ferramentas e fluídos de corte representam até 21% dos custos globais de produção, em se tratando da usinagem do titânio e suas ligas, sendo 2 a 4% para as ferramentas de corte e 17% para os fluídos de corte foi determinante a classificação dos parâmetros e do meio mais produtivos par a execução dessa usinagem.
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Este trabalho busca, a partir de experimentos práticos de usinagem – torneamento CNC, que acontecerá em três condições distintas: corte à seco, corte com fluído de corte líquido e corte com atmosfera de proteção inerte, Argônio gás, metrologia dimensional e análise de superfície, desenvolver um estudo para a elaboração de fatores de correção para parâmetros de usinagem que possam ser empregados no sentido de atenuarem as variações dimensionais e de acabamento superficial provocadas pelos efeitos do desgaste de flanco das ferramentas de corte durante as operações de usinagem mecânica. Um efeito imediato provocado pelo desgaste de flanco é o aumento do atrito entre a ferramenta e a peça trabalhada que, dentre outros aspectos nocivos ao processo, provoca o aumento da força de corte que, por sua vez, aumentará as vibrações na máquina e isso tem ligação direta com as variações dimensionais e de qualidade de superfície das peças torneadas. A escolha do material Ti-6Al-4V, uma das mais importantes ligas de Titânio, para o nosso experimento ocorre em função da sua grande aplicação na indústria aeroespacial. Os já conhecidos percalços causados pela sua baixa usinabilidade motivaram a nossa escolha tendo em vista a possibilidade de contribuirmos para a desoneração e melhoria de qualidade em se tratando da usinagem mecânica deste material. Geralmente são fixados os parâmetros de usinagem, e se vai variando apenas um deles e medindo-se as variações, porém, não se leva em consideração a incerteza na medição tanto dimensional quanto de acabamento superficial. Para iniciarmos os experimentos fixaremos os parâmetros de usinagem dentro dos limites recomendados pelo fabricante da ferramenta de corte, e acompanharemos as variações no acabamento superficial da peça usinada em função do desgaste de flanco da ferramenta utilizada na usinagem. Realizaremos esse estudo considerando a incerteza de medição de cada parâmetro de rugosidade medido (Ra, Rt, Rq e Rz), bem como realizando-se um tratamento estatístico, envolvendo testes de normalidade, determinação do tamanho mínimo das amostras e a verificação de possíveis outliers, utilizando-se mais de um teste.
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