PPGMedtrop-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA TROPICAL - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARMEN DANIELLA BATISTA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARMEN DANIELLA BATISTA DE OLIVEIRA
DATA : 30/03/2023
LOCAL: FIOCRUZ

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIAS NEUROLÓGICAS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO RECIFE/PE

Infecção da ferida cirúrgica; Procedimentos neurocirúrgicos;Neurocirurgia;Fatoresderisco; Controle de infecção; Enfermagem.

Introdução: A infecção do sítio cirúrgico (ISC) é uma complicação importante nos pacientes submetidos a neurocirurgias e contribuem para o desenvolvimento de complicações, necessidade de outras abordagens cirúrgicas e para o aumento da morbimortalidade, além do impacto econômico para os serviços de saúde. Estudos que enfatizam a identificação e avaliação dos fatores de risco para a infecção de sítio cirúrgico em pacientes submetidos a cirurgias neurológicas são incipientes. Objetivos: Analisar os fatores de risco associados à Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC) em pacientes submetidos a cirurgias neurológicas em um Hospital de grande porte do Recife/PE. Método: o estudo caracteriza-se como observacional analítico do tipo coorte longitudinal prospectivo. Serão selecionados indivíduos submetidos a cirurgias neurológicas provenientes do Hospital da Restauração (HR) Governador Paulo Guerra e que apresentarem Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC). Critérios de inclusão: ser maior de 18 anos, ter sido submetido a cirurgias neurológicas, não ter foco infeccioso prévio no sítio operado. Critérios de exclusão: cirurgias realizadas em crianças, cirurgias em que processo infeccioso estava presente, cirurgias que não pertencem ao grupo de procedimento neurocirúrgicos elegíveis para o estudo. A comparação conforme ocorrência de infecção será realizada através de testes Mann-Whitney ou teste t-Student. Será verificada a existência de associação entre cada fator estudado e a ocorrência de infecção pelo uso de testes qui-quadrado ou testes exatos (teste exato de Fisher ou teste da razão de verossimilhanças). Serão estimados os odds ratio de cada variável estudada para a ocorrência de infecção com os respectivos intervalos com 95% de confiança através do uso de regressão logística não ajustada. Para realização das análises será utilizado o software IBM-SPSS for Windows versão 20.0 e, para tabulação dos dados, será utilizado o software Microsoft Excel 2003. Os testes serão realizados com nível de significância de 5%. Resultados: estima-se que exista associação de fatores de risco relacionados ao paciente, à internação, à cirurgia e à microbiota. Conclusão: esperamos contribuir para a implementação de medidas de prevenção e controle de infecção de sítio cirúrgico em pacientes submetidos a neurocirurgias, bem como diminuir o seu impacto clínico (elevada taxa de morbimortalidade), reduzir do impacto econômico para o sistema de saúde e diminuir a disseminação de microrganismos multirresistentes, contribuindo para a implementação de medidas de prevenção e controle de infecção de sítio cirúrgico em neurocirurgias.

OBJETIVOS GERAL

Analisar os fatores de risco associados à Infecção de Sítio Cirúrgico em pacientes submetidos a cirurgias neurológicas em um Hospital de grande porte do Recife/PE.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Identificar a incidência global de Infecção de Sítio Cirúrgico em pacientes submetidos a cirurgias neurológicas em um Hospital de grande porte do Recife/PE;

• Identificar a incidência de Infecção de Sítio Cirúrgico para os diferentes procedimentos neurocirúrgicos;

• Analisar os aspectos epidemiológicos da Infecção de Sítio Cirúrgico em pacientes submetidos a cirurgias neurológicas em um Hospital de grande porte do Recife/PE;

• Identificar os microrganismos responsáveis pela Infecção de Sítio Cirúrgico;

Externa à Instituição - ALETHEIA SOARES SAMPAIO
Externa à Instituição - CLAUDIA FERNANDA DE LACERDA VIDAL
Presidente - 2293969 - PAULO SERGIO RAMOS DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 28/03/2023 15:51