PPGMedtrop-CCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA TROPICAL - CCM CENTRO DE CIENCIAS MEDICAS - CCM Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RONYLLTON BRITO COSTA

DISCENTE: RONYLLTON BRITO COSTA
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Sala de Aula da Pós Graduação em Medicina Tropical

IL-1β E SUA RELAÇÃO COM GRAVIDADE DE COVID-19

COVID-19, IL-1β, biomarcadores

A COVID-19 pode se apresentar de forma grave ou crítica quando ocorre um estado de hiperinflamação, a “tempestade de citocinas”, e a interleucina-1 (IL-1) tem papel primordial nesta cascata inflamatória. IL-1β é uma citocina pró-inflamatória arquetípica que ativa fatores-chave de transcrição associados a respostas inflamatórias e imunológicas. Este estudo teve como objetivo identificar o perfil de IL- 1β nas formas graves de COVID-19, correlacioná-lo com outros marcadores inflamatórios e analisar a evolução desses pacientes. Foram realizadas três medidas para cada paciente com intervalo de 3 dias, sendo a primeira na admissão. Foram incluídos 49 pacientes com diagnóstico de Covid-19, 59,2% do sexo masculino, 65,3% utilizaram ventilação mecânica e a taxa de mortalidade foi de 30,6%. Apenas 4 medições de IL-1β foram positivas. Em relação aos testes inflamatórios, a proteína C reativa foi maior na primeira dose e continuou caindo, a lactato desidrogenase não teve alterações significativas, a ferritina permaneceu elevada, o D-dímero estava elevado. O total de leucócitos, neutrófilos e linfócitos estava aumentando. Conclusões: Os dados indicaram que a IL-1β apresentou níveis séricos baixos nas formas graves de COVID-19. Mais estudos avaliando a IL-1β são necessários para melhor compreender sua imunopatologia e associação com outros fatores que podem alterar os níveis séricos.

Interna - 2134805 - HELOISA RAMOS LACERDA DE MELO
Externa à Instituição - JULIANA PRADO GONÇALES
Interna - 1134481 - LIBIA CRISTINA ROCHA VILELA MOURA
Notícia cadastrada em: 21/02/2024 12:47