Banca de DEFESA: ADRIANA LOBO JUCA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA LOBO JUCA
DATA : 10/03/2023
HORA: 09:30
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEETING - 9h:30
TÍTULO:

TODO MUNDO SE ESCUTA, TODO MUNDO FALA: EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde do Adolescente. Educação em Saúde; Educação Sexual. Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Pedagogia Paulo Freire.


PÁGINAS: 232
RESUMO:

As vulnerabilidades ligadas à sexualidade mantêm-se como grandes desafios para as
políticas públicas e assistência em saúde, especialmente na população adolescente. As
evidências apontam que a falta de educação sexual formal e estruturada pelas escolas e
pais influencia no agravamento do problema e que programas de educação em
sexualidade que desenvolvem uma abordagem de empoderamento enfatizando gênero e
direitos com participação ativa dos/das adolescentes são particularmente mais eficazes na
melhoria dos resultados de saúde sexual e reprodutiva (SSR). O presente estudo tem como
objetivo geral compreender como deve ser a educação em sexualidade na perspectiva de
adolescentes do ensino médio. Caracteriza-se como uma pesquisa participante de
abordagem qualitativa operacionalizada a partir da proposta da investigação temática
freireana, realizada em uma escola estadual da cidade de Recife, com 42 adolescentes do
ensino médio, com idades entre 15 e 18 anos. A pesquisa foi realizada em 5 etapas:
aproximação com o campo, leitura da realidade, análise das codificações, análise crítica
e exploração dos temas geradores. Os dados coletados através das técnicas de observação
participante e grupos focais, foram analisados a partir do Método de Interpretação de
Sentidos. Os resultados da leitura da realidade foram sistematizados em 3 categorias : Ser
Adolescente e os principais aspectos da adolescência; Os conflitos nas relações
intergeracionais; e as principais vivências e saberes sobre sexualidade e educação sexual.
A parti daí os/as adolescentes, ao longo das problematizações, puderam aprofundar suas
percepções quanto aos padrões sociais que lhes eram impostos, as consequências
causadas pela escassez de educação sexual familiar, a falta de diálogo e fragilidade das
relações intergeracional, o machismo presente em sua criação e educação, e nas
repressões e preconceitos às relações afetivas sexuais na adolescência. Refletem que tal
realidade precisava ser transformada e um caminho viável é através de uma educação em
sexualidade que inicia no ambiente familiar e se estende para escola de forma contínua,
com participação ativa dos/das adolescentes, de temática abrangente e complexidade
gradual, contextualizada, práxica, estimulante, descontraída e em pequenos grupos. A
pesquisa apontou o potencial da investigação temática em enquanto método viável no
sentido da compreensão e superação de uma sociedade adultocêntrica, patriarcal,
machista, racista, capitalista e capacitista que ignora e menospreza os saberes das
adolescências negando-lhes também uma vivência plena e segura de suas sexualidades.
Assim, de modo colaborativo pudemos delinear uma proposta de Educação em
Sexualidade Crítica e Emancipatória enquanto ação educativa em sexualidade
desenvolvida a partir da integração do referencial Freireano, da Educação Integral em
Sexualidade e da construção coletiva dos/das adolescentes. Propõe-se um processo
dialógico de tomada de consciência para vivenciar a sexualidade plenamente e de forma
segura através da defesa e garantia da cidadania de adolescentes que pode e deve ser
adaptado a cada contexto por instituições de ensino, equipes de saúde, movimentos de
jovens e demais grupos e instituições que tenham compromisso com transformação da
realidade no sentido da humanização junto com a juventude.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE SAUL PINTO - UNISANTOS
Externa ao Programa - 1224519 - ANA LUCIA MARINHO MARQUES - nullPresidente - 1620756 - DANIELA TAVARES GONTIJO
Interna - 2807181 - MARIA WANDERLEYA DE LAVOR CORIOLANO MARINUS
Externo à Instituição - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ - UFPB
Notícia cadastrada em: 24/02/2023 13:21
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