Banca de DEFESA: ANA PAULA FERREIRA DA SILVA

DISCENTE: ANA PAULA FERREIRA DA SILVA
DATA : 24/02/2023
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEETING - 13h:30

INFLUÊNCIA DO PESO AO NASCER E GANHO DE PESO PÓS NATAL NA CIRCUNFERÊNCIA DO PESCOÇO NA ADOLESCÊNCIA

Peso Nascer. Adolescência. Circunferência do Pescoço. Composição Corporal. Doenças Cardiovasculares.

Há evidências de que crianças nascidas com baixo peso estão mais suscetíveis a apresentar rápido ganho de peso pós-natal e, a acumular uma maior proporção de gordura na região superior do corpo, sendo esta apontada como um proxy de vulnerabilidade às alterações metabólicas na vida adulta. Portanto, o estudo teve o objetivo de verificar a associação do peso ao nascer e do ganho de peso pós-natal com a circunferência do pescoço e a associação desta medida com marcadores metabólicos, em adolescentes nascidos a termo. Este é um estudo de coorte de nascimento, iniciado em 1993, na Zona da Mata Meridional de Pernambuco.  A amostra desta pesquisa consistiu em 214 crianças recrutadas ao nascer (74 nascidos com baixo peso e 140 com peso adequado), reavaliadas aos 18 anos de idade. As variáveis de exposição foram peso ao nascer e ganho de peso pós-natal e o desfecho, a circunferência do pescoço aos 18 anos que também foi verificada quanto à associação com marcadores metabólicos bioquímicos e pressão arterial. Variáveis socioeconômicas e demográficas, estado nutricional, consumo alimentar e nível de atividade física do adolescente foram avaliadas como covariáveis. A homogeneidade da variância das medidas de circunferência do pescoço foi verificada pelo do teste Kolmogorov-Smirnov. A associação entre as variáveis explanatórias e covariáveis com o desfecho foi verificada através do teste t de Student. A circunferência do pescoço e as variáveis metabólicas foram categorizadas e tiveram a associação avaliada pelo teste de Qui-quadro de Pearson. Aa variáveis que melhor explicaram a variação de circunferência do pescoço aos 18 anos, através da análise de regressão linear múltipla, foram o rápido ganho de peso pós-natal, ser do sexo masculino e, na adolescência, apresentar excesso de peso, menor grau de escolaridade e sedentarismo. Não foi observada associação entre a circunferência do pescoço e os marcadores metabólicos na adolescência Concluímos que o rápido ganho de peso nos seis primeiros meses de vida, influenciou no aumento da circunferência do pescoço na adolescência, assim como condição socioeconômica, estilo de vida e fator biológico, representado pelo sexo. No entanto, embora a maior circunferência do pescoço seja um marcador antropométrico utilizado como proxy de desenvolvimento de Doenças Cardiovasculares, no nosso estudo ele não esteve associado com piores parâmetros de glicemia, perfil lipídico, insulinemia e níveis pressóricos.

Externa à Instituição - CATARINE SANTOS DA SILVA - UFRN
Interno - 2131239 - PEDRO ISRAEL CABRAL DE LIRA
Presidente - 3134502 - POLIANA COELHO CABRAL
Notícia cadastrada em: 09/02/2023 19:29