COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS: vídeo participativo em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
comunicação em saúde; unidade de terapia intensiva neonatal; vídeo educativo.
A comunicação de más notícias faz parte da prática diária dos profissionais de saúde e precisa ser realizada com respeito, responsabilidade e sensibilidade. As dificuldades na formação, na ambiência e no processo de trabalho, as diferenças na individualidade, na capacidade em demonstrar emoções, na disponibilidade para a relação interpessoal e a carência de suporte emocional são fatores que interferem na comunicação. Por isso, é importante buscar metodologias que auxiliem no ensino-aprendizado da comunicação, como vídeos participativos que estimulem a reflexão e a sensibilização dos profissionais de saúde para melhorar a comunicação de más notícias. Esta pesquisa qualitativa, descritiva exploratória, teve como objetivo avaliar a percepção de residentes de Pediatria acerca das contribuições de um vídeo participativo na sua sensibilização e reflexão sobre a comunicação de más notícias. A primeira etapa do estudo foi realizada com um grupo focal de doze residentes de Pediatria e outro de seis mães de neonatos internos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Os resultados encontrados foram: ambiente inadequado para comunicação de más notícias, mães pouco percebidas por parte dos médicos, convite inadequado para as conversas, compartilhamento inadequado de informações, pouca empatia nas relações médico-familiares e poucas conversas com as mães para esclarecer dúvidas e traçar estratégias. Na segunda etapa, as falas e imagens gravadas durante os grupos focais foram usadas para a produção do vídeo, baseado nas diretrizes do protocolo SPIKES, aplicadas sob a visão teórico-metodológica da Antropologia Visual. Na terceira etapa, houve a visualização e avaliação da percepção dos residentes de Pediatria sobre o vídeo, em que foi empregada a abordagem analítica de conteúdo de Bardin. O vídeo contribuiu, na percepção dos residentes, para a melhora no conhecimento teórico, o aumento do grau de responsabilidade, o estímulo à autocrítica e à empatia, o incentivo à sensibilização e reflexão sobre a realidade e a valorização da comunicação da verdade sem excluir a esperança das famílias. Discutiu-se a importância das capacitações em humanização e acolhimento por meio de vídeo participativo que permitam sensibilização e reflexão para modificação das práticas de comunicar más notícias em UTIN. Concluiu-se que o vídeo participativo conseguiu estimular a reflexão nos participantes e pode ser usado como metodologia inovadora de sensibilização no ensino-aprendizado na comunicação de más notícias em saúde.