Banca de DEFESA: CARLA ANDREA COSTA ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA ANDREA COSTA ALVES
DATA : 24/02/2023
HORA: 10:00
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEETING - 10h:30
TÍTULO:

COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS: vídeo participativo em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal


PALAVRAS-CHAVES:

comunicação em saúde; unidade de terapia intensiva neonatal; vídeo educativo.


PÁGINAS: 178
RESUMO:

A comunicação de más notícias faz parte da prática diária dos profissionais de saúde e precisa ser realizada com respeito, responsabilidade e sensibilidade. As dificuldades na formação, na ambiência e no processo de trabalho, as diferenças na individualidade, na capacidade em demonstrar emoções, na disponibilidade para a relação interpessoal e a carência de suporte emocional são fatores que interferem na comunicação. Por isso, é importante buscar metodologias que auxiliem no ensino-aprendizado da comunicação, como vídeos participativos que estimulem a reflexão e a sensibilização dos profissionais de saúde para melhorar a comunicação de más notícias. Esta pesquisa qualitativa, descritiva exploratória, teve como objetivo avaliar a percepção de residentes de Pediatria acerca das contribuições de um vídeo participativo na sua sensibilização e reflexão sobre a comunicação de más notícias.   A primeira etapa do estudo foi realizada com um grupo focal de doze residentes de Pediatria e outro de seis mães de neonatos internos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Os resultados encontrados foram: ambiente inadequado para comunicação de más notícias, mães pouco percebidas por parte dos médicos, convite inadequado para as conversas, compartilhamento inadequado de informações, pouca empatia nas relações médico-familiares e poucas conversas com as mães para esclarecer dúvidas e traçar estratégias. Na segunda etapa, as falas e imagens gravadas durante os grupos focais foram usadas para a produção do vídeo, baseado nas diretrizes do protocolo SPIKES, aplicadas sob a visão teórico-metodológica da Antropologia Visual. Na terceira etapa, houve a visualização e avaliação da percepção dos residentes de Pediatria sobre o vídeo, em que foi empregada a abordagem analítica de conteúdo de Bardin. O vídeo contribuiu, na percepção dos residentes, para a melhora no conhecimento teórico, o aumento do grau de responsabilidade, o estímulo à autocrítica e à empatia, o incentivo à sensibilização e reflexão sobre a realidade e a valorização da comunicação da verdade sem excluir a esperança das famílias. Discutiu-se a importância das capacitações em humanização e acolhimento por meio de vídeo participativo que permitam sensibilização e reflexão para modificação das práticas de comunicar más notícias em UTIN. Concluiu-se que o vídeo participativo conseguiu estimular a reflexão nos participantes e pode ser usado como metodologia inovadora de sensibilização no ensino-aprendizado na comunicação de más notícias em saúde. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - SÔNIA MARIA SOARES FERREIRA
Externo ao Programa - 2466863 - ALEXANDRE CESAR VIEIRA DE SALES - nullPresidente - 1620756 - DANIELA TAVARES GONTIJO
Externo à Instituição - JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES - UFAL
Interna - 2807181 - MARIA WANDERLEYA DE LAVOR CORIOLANO MARINUS
Notícia cadastrada em: 30/01/2023 12:18
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