Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA DANIELLE XAVIER DO BOMFIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA DANIELLE XAVIER DO BOMFIM
DATA : 30/01/2023
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEETING - 8h:30

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DAS PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DO IDR-VSD (INSTRUMENTO DE DETECÇÃO DE RISCO ─ VIOLÊNCIA SEXUAL DOMÉSTICA) EM ESCOLARES DE 9 A 11 ANOS

Violência Doméstica, Violência Sexual, Estudos de Validação, Risco, Criança

A violência sexual (VS) doméstica contra crianças e adolescentes é um evento adverso do início na vida com importante impacto biopsicossocial e intergeracional. A prevenção secundária da VS doméstica para identificação de riscos é um desafio complexo e ainda em exploração na literatura. Instrumentos de medida desenvolvidos com crianças têm o potencial de detectar situações de risco e podem ser utilizados como ferramentas na prevenção secundária de VS doméstica, se aplicados num contexto de suporte intersetorial e interprofisional. Este trabalho teve o objetivo de demonstrar o percurso de desenvolvimento e algumas evidências de validade do IDR-VSD (Instrumento de Detecção de Risco para Violência Sexual Doméstica) em escolares de 9 a 11 anos de idade. Consistiu numa pesquisa de método misto, com estratégia exploratória sequencial, com uma primeira fase de coleta e análise de dados qualitativos, seguida de uma fase quantitativa baseada nos resultados da primeira fase qualitativa. Publicações da COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement InstrumeNts (COSMIN) fundamentaram o percurso metodológico e a exposição dos resultados.  A fase qualitativa incluiu a técnica de consenso de grupo nominal com experts na temática para validação de conteúdo de um modelo teórico e matriz de indicadores fundamentados em extensa pesquisa bibliográfica. A validação de conteúdo com escolares da rede pública de ensino da cidade do Recife foi realizada mediante a técnica de entrevista cognitiva utilizada para detecção de problemas em questionários. O instrumento desenvolvido foi inicialmente composto por 22 itens e contou com elementos lúdicos e linguagem acessível. Os resultados da testagem-piloto com 109 escolares revelaram valor satisfatório para a consistência interna, com Intervalo de Correlação Intraclasse de 0,602 (IC 95%= 0,48-0,70; p < 0,000), com alfa de Cronbach global de 0,654, aceitável para pesquisas exploratórias. A reprodutibilidade teste-reteste foi adequada, com teste de correlação de Pearson de 66,3% (0, 0663; p< 0,000). Na correlação item-total, quatro fatores foram retirados por reduzirem o valor do alfa-global. Todos os itens apresentaram comunalidades acima de 0,4. Um item foi retirado por apresentar medida de adequação amostral considerada inadequada. Na análise fatorial exploratória, realizaram-se a extração dos fatores pelo método de análise de componente principal e a rotação com algoritmo Promax para itens correlacionados. Os itens foram retidos em cinco fatores que representaram 53,76% da variância explicada. A disposição sequencial do fator 1 ao fator 5 pareceu corroborar com um modelo de influências nos subsistemas de formação do self que iniciou com a perspectiva intergeracional, corroborando com o modelo teórico. O instrumento refinado contou com 17 itens e teve ajustes nas opções de resposta da personagem representativa da dimensão social. Diante da complexidade do objeto de estudo e do público-alvo, considera-se que o IDR-VSD apresentou propriedades de medida favoráveis nas Fases 1 e 2 do trabalho e tem potencial de resultados satisfatórios também na Fase 3 da pesquisa a ser realizada a seguir.

Interna - 1620756 - DANIELA TAVARES GONTIJO
Interna - 586660 - GISELIA ALVES PONTES DA SILVA
Externa à Instituição - SUELY ARRUDA VIDAL
Notícia cadastrada em: 24/01/2023 19:44