Banca de DEFESA: MAYRA RUANA DE ALENCAR GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYRA RUANA DE ALENCAR GOMES
DATA : 28/11/2022
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEETING - 14h:00

FATORES ASSOCIADOS À QUALIDADE DO SONO E SONOLÊNCIA DIURNA EXCESSIVA EM GESTANTES ADOLESCENTES

Adolescente; Gravidez na Adolescência; Sono; Privação do sono; Transtornos do sono do ritmo circadiano.

INTRODUÇÃO: A gestação e a adolescência são dois períodos da vida que compreendem profundas mudanças podendo interferir na qualidade e quantidade do sono. Vários são os fatores associados à qualidade do sono e seus transtornos na gestação de mulheres adultas, porém são escassos estudos que se proponham a investigar tais aspectos na população gestante adolescente.  OBJETIVO: verificar a associação dos fatores sociodemográficos, antropométricos, obstétricos, de hábitos de vida e sintomas depressivos à qualidade do sono e sonolência diurna excessiva (SDE) em gestantes adolescentes. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal com gestantes adolescentes com faixa etária de 10 a 19 anos, que realizavam pré-natal no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, na Maternidade Professor Barros Lima e nas unidades do Distrito Sanitário III. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro a dezembro de 2019. Foram excluídas gestantes que apresentaram dificuldade de compreensão que impossibilitasse a realização da avaliação e que realizavam atividades laborais com inversão de turno. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário de avaliação individual estruturado, composto por dados sociodemográficos, antropométricos, obstétricos e de hábitos de vida. O Questionário de Atividade Física para Gestantes (QAFG), o Questionário de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), a Escala de Sonolência de Epworth (ESE) e o Inventário de Depressão de Beck (IDB) também foram aplicados às voluntárias. Foram calculadas prevalências e possíveis associações através do teste Qui-Quadrado de Pearson ou exato de Fisher. A razão de chances (OR) foi calculada, com intervalo de confiança de 95%, para avaliar a associação entre as variáveis dependentes (qualidade do sono e sonolência diurna excessiva) e as variáveis independentes (dados sociodemográficos, antropométricos, obstétricos, hábitos de vida e sintomas depressivos). Em seguida foi realizada uma análise de regressão logística. RESULTADOS: Foram incluídas 386 gestantes com a média de idade de 17±2 anos. O perfil sociodemográfico observado foi de gestantes adolescentes em sua maioria estudantes (41%), que não trabalham (88,4%), com escolaridade entre 10 a 12 anos de estudo (49,5%), que moram com o parceiro (57,2%) e apresentam renda familiar entre 1 a 2 salários mínimos (47,7%). A maior parte das gestantes estava no segundo semestre gestacional (51,8%), apresentaram estado nutricional eutróficas (40,5%) e média de 10 ± 3 sintomas físicos gestacionais antes de dormir. Quanto ao padrão e higiene do sono, a maior parte das gestantes relatou fazer uso de eletrônicos antes de dormir (72,5%), consumir às vezes ou sempre café e/ou refrigerante antes de ir para a cama (50,8%), dormir mais de sete horas por noite (68,8%) e cochilar durante o dia (81,4%). A prevalência de má qualidade do sono foi de 67,5% e esteve relacionada com sintomas de depressão moderada a grave (OR=2,21; IC95% 1,27–3,85), escolaridade elevada (OR=2,26; IC95% 1,43–3,57) e a partir de dez sintomas físicos gestacionais (OR= 1,18; IC95% 1,10–1,27). A prevalência de SDE foi de 35,3% e mostrou estar relacionada com sintomas de depressão moderada a grave (OR=1,96; IC95% 1,06–3,65), trabalho (OR=1,92 IC95% 1,00–3,70) e a partir de dez sintomas físicos gestacionais (OR= 1,15; IC95% 1,07–1,24). Conclusão: O presente estudo verificou que gestantes adolescentes apresentam alta prevalência de má qualidade do sono e está relacionada a sintomas de depressão, escolaridade elevada e presença de sintomas físicos gestacionais. Já a SDE está relacionada a sintomas de depressão, trabalho e sintomas físicos gestacionais.

Presidente - 2299794 - ANDREA LEMOS BEZERRA DE OLIVEIRA
Interna - 3134502 - POLIANA COELHO CABRAL
Externo à Instituição - VITÓRIA DE BARROS SIQUEIRA - UEFS
Externo à Instituição - ALAINE SOUZA LIMA ROCHA - UFC