Banca de DEFESA: CHARDSONCLESIA MARIA CORREIA DA SILVA MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CHARDSONCLESIA MARIA CORREIA DA SILVA MELO
DATA : 26/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEETING - 09h:00
TÍTULO:

VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL BASEADA EM GAMIFICAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DE ARBOVIROSES NO ENSINO MÉDIO

 


PALAVRAS-CHAVES:

Arboviroses. Saúde do Adolescente. Educação em Saúde. Tecnologia Educacional. Aplicativos Móveis. Validação de Software.


PÁGINAS: 171
RESUMO:

Tidas como enorme desafio para o cenário epidemiológico brasileiro, a dengue, a
chikungunya, a febre amarela e a zika são constantemente classificadas como ameaças
para a saúde pública. Mesmo após todas as campanhas de conscientização sobre as
arboviroses, o cenário epidemiológico brasileiro só piora, frente à prevalência dos ciclos
de epidemias em quase todo território nacional. Historicamente, o Brasil tem investido
em diferentes estratégias de combate ao vetor, baseadas em modelos tradicionais que têm
se mostrado pouco eficientes, uma vez que não promovem o necessário engajamento da
população. Ademais, as ações de educação em saúde vêm ganhando mais destaque
quando utilizada como uma estratégia de produção e promoção da saúde, principalmente
quando atreladas ao uso de tecnologias, possibilitando um maior alcance às necessidades
do indivíduo. No que diz respeito ao uso de tecnologia, as Tecnologias Digitais da
Informação e da Comunicação (TDIC) têm se firmado como ferramentas promissoras na
implementação de práticas inovadoras, que buscam o empoderamento do público jovem
através da aprendizagem móvel. No caso do Arboedu, a estratégia conta com o
envolvimento das famílias a partir da influência do adolescente nas mudanças de práticas
protetivas, através de atividades lúdicas e gamificadas que promovem a aproximação do
público aos serviços. O objetivo desse estudo é validar a tecnologia educacional,
denominada Arboedu, composta pelo aplicativo móvel, a Plataforma web e o Guia do
Professor, como um recurso com potencial de promover mudanças de práticas na
prevenção de arboviroses no estudante do ensino médio, na perspectiva de profissionais
de saúde e de educação. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico com
ênfase na validação de tecnologia educativa, através da abordagem quantitativa. A
tecnologia Arboedu foi avaliada por um painel de 25 juízes (dez do perfil saúde e 15 do
perfil educação), convidados por conveniência e captados por amostragem em “bola de
neve”, considerando sua experiência e qualificação. Os dados provenientes do
questionário foram analisados utilizando o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), que
indica em que medida as opiniões dos sujeitos das amostras são congruentes. Adotou-se
um ponto de corte de 80% (0,80) de concordância como padrão para estabelecer a
excelência da validade em todos os domínios analisados (Objetivos, Apresentação e
Amigabilidade, Conteúdo, Relevância, e Alcance dos Pressupostos Pedagógicos). O
Arboedu alcançou um índice de Concordância Geral de 99% (0,99), conferindo
adequação como uma tecnologia educacional em conformidade com os preceitos para os
quais foram desenvolvidas. Sugestões de melhoria para a tecnologia educacional foram
obtidas dos juízes através de textos abertos, que foram agrupados quanto aos domínios, e
discutidos visando o aperfeiçoamento da tecnologia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1620756 - DANIELA TAVARES GONTIJO
Interna - 1110261 - ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO
Externa ao Programa - 2199306 - PATRICIA CABRAL DE AZEVEDO RESTELLI TEDESCO
Notícia cadastrada em: 11/08/2022 18:29
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