Banca de DEFESA: AMANDA DE FIGUEIROA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA DE FIGUEIROA SILVA
DATA : 18/08/2022
HORA: 13:00
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEETING - 13h:00
TÍTULO:

APRENDIZAGEM BASEADA EM SIMULAÇÃO NO ENSINO DE REANIMAÇÃO PEDIÁTRICA PARA MELHORA DO DESEMPENHO COGNITIVO, PROMOÇÃO DE SATISFAÇÃO E AUTOCONFIANÇA EM GRADUANDOS DE MEDICINA: UM ESTUDO RANDOMIZADO.

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PALAVRAS-CHAVES:

 

 

simulação; ensino; medicina; aprendizagem significativa.


PÁGINAS: 202
RESUMO:

A simulação realística vem sendo incluída nas estratégias de ensino de várias escolas
médicas e se configurando como recurso educacional relevante no processo de ensino
aprendizagem de estudantes de graduação. Este recurso tem sido apontado como
importante para o desenvolvimento de competências estabelecidas nos currículos dos
cursos, e tem auxiliado na promoção de motivação para aulas e atividades curriculares
bem como ampliado a satisfação dos estudantes. Este estudo teve como objetivo avaliar
o impacto do uso da simulação realística no ensino de reanimação pediátrica, no
desempenho cognitivo, na retenção de conhecimentos e na satisfação e autoconfiança de
graduandos em medicina. Estudo prospectivo de intervenção educacional, realizado no
curso de Graduação em Medicina, do Núcleo de Ciências da Vida, do Centro Acadêmico
do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco. Participaram deste estudo, 80
graduandos em medicina entre o segundo e quarto ano do curso, distribuídos em dois
grupos randomizados (grupo intervenção – GI e grupo controle – GC). Os estudantes
foram submetidos a um pré-teste cognitivo, uma aula expositiva dialogada, duas sessões
tutoriais para discussão de um caso clínico, treinamento de habilidades e fórum de
discussão virtual. Em seguida, os estudantes do grupo intervenção foram submetidos à
atividade com simulação realística e testes cognitivos seriados, sendo um de aquisição
imediata (pós teste) e dois de retenção com 3 e 6 meses e posteriormente foram aplicadas
a escala de satisfação e autoconfiança com a aprendizagem e a escala de experiência com
o debriefing, ambas validadas para o português. O grupo controle foi submetido somente
aos testes cognitivos seriados. A idade dos estudantes variou entre 21,8 e 22,2, maior
percentual era do sexo masculino, do segundo ano, e entre 80 e 85% nunca tinha
participado de uma simulação. Verificou-se que ambos os grupos melhoraram o
desempenho acadêmico, tendo o grupo intervenção apresentado maiores valores nos
testes em momentos imediatamente, três e seis meses após intervenção (p=0,049).
Verificou-se que ambos os grupos melhoraram o desempenho acadêmico, tendo o grupo
intervenção apresentado melhor desempenho nos testes nos momentos imediatamente,
três e seis meses após intervenção (p=0,009). Verificou-se que os dois grupos melhoraram
o desempenho (p<0,001) sem diferenças estatisticamente significante entre os grupos
controle e intervenção (p=0,665). Quanto à satisfação com a simulação e a autoconfiança
adquirida pelos estudantes, percebeu-se que 100% dos estudantes demonstraram
satisfação com a experiência e que entre 95% e 100% deles relatou sentir-se autoconfiante
para realizar um atendimento semelhante em condições legítimas reportando os
conhecimentos da simulação para uma situação em ambiente real.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1296150 - ROSALIE BARRETO BELIAN
Interna - 1134614 - SILVIA WANICK SARINHO
Externo ao Programa - 2466863 - ALEXANDRE CESAR VIEIRA DE SALES
Externa ao Programa - 3346561 - RAQUEL KELNER SILVEIRA
Externa à Instituição - VERÓNICA RITA DIAS COUTINHO
Notícia cadastrada em: 11/08/2022 11:29
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