Banca de QUALIFICAÇÃO: CHARDSONCLESIA MARIA CORREIA DA SILVA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CHARDSONCLESIA MARIA CORREIA DA SILVA MELO
DATA : 01/08/2022
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEETING - 9h:00

VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL BASEADA EM GAMIFICAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DE ARBOVIROSES NO ENSINO MÉDIO

Arboviroses. Saúde do Adolescente. Educação em Saúde. Tecnologia Educacional. Aplicativos Móveis. Validação de Software.

Atualmente, a dengue, a febre chikungunya e a zika constituem uma das doenças mais endêmicas no Brasil, sendo classificadas como ameaças constantes para a saúde pública brasileira. Mesmo após todas as campanhas de conscientização sobre as arboviroses, o cenário epidemiológico brasileiro só piora, frente à crescente prevalência de doenças causadas pelo Aedes aegypti. Historicamente, o Brasil tem investido em diferentes estratégias de combate ao vetor, baseadas em modelos tradicionais que não têm surtido o efeito desejado, uma vez que não promovem o necessário engajamento da população. Dessa forma, as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) têm se firmado como ferramentas promissoras na implementação de práticas inovadoras que buscam o empoderamento do público jovem, através da aprendizagem móvel. Tal prática vem conduzindo a educação em saúde por novos caminhos, configurando-se como um relevante recurso capaz de implementar a promoção da saúde. No caso do Arboedu, a estratégia conta com o envolvimento das famílias a partir da influência adolescente nas mudanças de práticas protetivas. No intuito de tornar o processo educativo na saúde mais participativo, muitos profissionais têm apostado em aplicativos de saúde que fazem uso de estratégias lúdicas e de gamificação, que promovam a aproximação do público aos serviços. O objetivo desse estudo é validar a tecnologia educacional, denominada Arboedu, composta pelo aplicativo e suas ferramentas de apoio, como um recurso com potencial de promover mudanças de práticas na prevenção de arboviroses no estudante do ensino médio, na perspectiva de profissionais de saúde e de educação. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico com ênfase na validação de tecnologia educativa, através da abordagem quantitativa. A tecnologia Arboedu foi julgada por um painel de 25 juízes (dez do perfil saúde e 15 do perfil educação), convidados por conveniência e captados por amostragem em “bola de neve”, considerando sua experiência e qualificação. Os dados provenientes do questionário foram analisados utilizando o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), que indica em que medida as opiniões dos sujeitos das amostras são congruentes. Adotou-se um ponto de corte de 80% (0,80) de concordância como padrão para estabelecer a excelência da validade em todos os domínios analisados (Objetivos, Apresentação e Amigabilidade, Conteúdo, Relevância, e Alcance dos Pressupostos Pedagógicos). O aplicativo Arboedu e suas ferramentas de apoio alcançaram um índice de Concordância Geral de 99% (0,99), conferindo adequação como uma tecnologia educacional em conformidade com os preceitos para os quais foram desenvolvidas. Sugestões de melhoria para a tecnologia educacional foram obtidas dos juízes através de textos abertos, que foram agrupados quanto aos domínios, e discutidos visando o aperfeiçoamento do Arboedu. Sugere-se como perspectiva futura, que seja realizada a avaliação da eficácia da tecnologia educacional com o público-alvo, antes de disponibilizá-las de forma definitiva para os adolescentes escolares.

Interna - 1620756 - DANIELA TAVARES GONTIJO
Externa ao Programa - 2199306 - PATRICIA CABRAL DE AZEVEDO RESTELLI TEDESCO
Notícia cadastrada em: 22/07/2022 18:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11