Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE BUARQUE FRANCO DONZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE BUARQUE FRANCO DONZA
DATA : 12/08/2022
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEETING - 09h:00

EFEITOS DE TREINAMENTOS DE EXERCÍCIOS DE PILATES E DE PILATES ASSOCIADO AO MÉTODO BUTEYKO SOBRE O CONTROLE DA ASMA, QUALIDADE DE VIDA E FUNÇÃO RESPIRATÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ASMÁTICOS.

Asma; Método Pilates; Método Buteyko; Controle da Asma; Qualidade de vida; Qualidade do sono; Função pulmonar.

A asma é uma doença inflamatória que se manifesta frequentemente com repercussões sintomáticas, requerendo, além do tratamento medicamentoso, a inserção de estratégias não farmacológicas, como intervenções baseadas no método Pilates ou no treino da respiração pelo Buteyko, a fim de promover, além do controle da doença, melhorias na condição física e emocional dos pacientes. O objetivo do presente estudo foi o de avaliar os efeitos da aplicação isolada do Pilates e do seu emprego combinado com o Buteyko sobre o controle da asma, qualidade de vida e função respiratória de crianças e adolescentes com asma. O projeto de pesquisa que resultou nesta tese foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (parecer: 2.545.089) e registrado no Rebec (nº RBR-5hq3xh). Foram recrutados 63 pacientes com diagnóstico de asma, na faixa etária dos 7 aos 13 anos, para participarem de 24 sessões de intervenção. Os pacientes foram alocados em três grupos: 12 participantes pertencentes ao grupo controle (GC), 18 ao grupo Pilates (GP) e 17 ao grupo Pilates com Buteyko (GPB). Os participantes foram avaliados quanto à função pulmonar, controle da asma, qualidade de vida (QV), qualidade e comportamento do sono e força muscular respiratória (FMR). A subdivisão quanto ao nível de controle da asma foi realizada para cada um dos três grupos. Os resultados indicaram evolução do nível de controle da asma no GP e no GPB para o c-ACT (p<0.001). Houve melhorias da QV para os participantes do GP (p=0.002). No grupo GPB, houve melhoria no escore total (p<0.001), bem como nos três subdomínios do questionário de qualidade de vida. Quanto à qualidade do sono, a maior parte dos três grupos foi enquadrada na classificação de sono ruim tanto na 1a avaliação como também na última. No GPB, os pacientes demonstraram melhoria (p=0.004) no resultado geral do questionário de comportamento do sono. Em relação ao GC, não foram encontradas mudanças nos questionários aplicados. Na FMR, houve melhoria da pressão inspiratória máxima (Pimax) (p<0.001) e da pressão expiratória máxima (Pemax) (p<0.001) no GP. No GPB também foram encontrados resultados significativos na Pimax (p<0.001) e na Pemax (p=0.001). Na oscilometria de impulso, houve evolução nos parâmetros de resistência total das vias aéreas (R5) e resistência das vias aéreas centrais (R20) (p=0.021, p=0.024, respectivamente) no GP. No GPB, houve evolução da reatância a 5 Hz (X5) (p=0.037) no grupo de pacientes com ANC. Como conclusão, observamos que a aplicação do Pilates e do Pilates associado com o Buteyko influenciou positivamente parâmetros como controle da asma e QV. As intervenções demonstraram influência positiva na FMR dos pacientes. Por fim, na oscilometria, atestamos diminuição da R5 e R20 na intervenção com Pilates. Os achados deste estudo favorecem possíveis escolhas do Pilates e do Pilates associado ao Buteyko como técnicas para complementar tratamentos direcionados a crianças e adolescentes com asma. Esses achados também podem encorajar outras investigações acerca dos benefícios e da adequação de técnicas de exercícios físicos e de fisioterapia respiratória para o tratamento de crianças com asma.

Externo à Instituição - CELSO RICARDO FERNANDES CARVALHO
Externo à Instituição - MARCO AURELIO DE VALOIS CORREIA JUNIOR - UPE
Presidente - 2807181 - MARIA WANDERLEYA DE LAVOR CORIOLANO MARINUS
Notícia cadastrada em: 19/07/2022 16:12