Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYRA RUANA DE ALENCAR GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYRA RUANA DE ALENCAR GOMES
DATA : 22/07/2022
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEETING - 14h:00

FATORES ASSOCIADOS À QUALIDADE DO SONO E SONOLÊNCIA DIURNA EXCESSIVA EM GESTANTES ADOLESCENTES

Adolescente; Gravidez na Adolescência; Sono; Privação do sono; Transtornos do sono do ritmo circadiano

INTRODUÇÃO: A gestação e a adolescência são dois períodos da vida que compreendem profundas mudanças que podem interferir na qualidade e quantidade do sono. Vários são os fatores associados à qualidade do sono e seus transtornos na gestação de mulheres adultas, porém são escassos estudos que se proponham a investigar as características do sono e seus fatores associados na população gestante adolescente. OBJETIVO: verificar a associação dos fatores sociodemográficos, antropométricos, obstétricos, de hábitos de vida e sintomas depressivos à qualidade do sono e sonolência diurna excessiva em gestantes adolescentes. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal com gestantes adolescentes com faixa etária de 10 a 19 anos, que realizavam pré-natal no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), na Maternidade Professor Barros Lima e nas unidades do Distrito Sanitário III. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro a dezembro de 2019. Foram incluídas 388 gestantes adolescentes, sendo excluídas duas gestantes que apresentaram dificuldade de compreensão que impossibilitasse a realização da avaliação e que realizavam atividades laborais com inversão de turno. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário de avaliação individual estruturado, composto por dados sociodemográficos, antropométricos, obstétricos e de hábitos de vida. O Questionário de Atividade Física para Gestantes (QAFG), o Questionário de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), a Escala de Sonolência de Epworth (ESE) e o Inventário de Depressão de Beck (IDB) também foram aplicados às voluntárias. RESULTADOS: A média de idade da amostra foi de 17±2 anos. A prevalência de má qualidade do sono foi de 67,5% e esteve relacionada com escolaridade elevada (OR=2,26), depressão moderada a grave (OR=2,21) e a presença de sintomas físicos gestacionais (OR=1,18). A prevalência de SDE foi de 35,3% e mostrou estar relacionada com trabalho (OR=1,96), sintomas de depressão moderada a grave (OR=1,97) e a presença de sintomas físicos gestacionais (OR=1,16). Conclusão: O presente estudo verificou alta prevalência de má qualidade do sono e está relacionada a escolaridade, depressão e presença de sintomas físicos gestacionais. Já a SDE está relacionada ao trabalho, depressão e sintomas físicos gestacionais.

Externa à Instituição - ANNA MYRNA JAGUARIBE DE LIMA - UFRPE
Externa ao Programa - 2315546 - CAROLINE WANDERLEY SOUTO FERREIRA
Externa ao Programa - 1900364 - SHIRLEY LIMA CAMPOS
Notícia cadastrada em: 08/07/2022 16:00