Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA ANDREA COSTA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA ANDREA COSTA ALVES
DATA : 12/07/2022
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEETING - 09h:00

COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS: recurso audiovisual participativo em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Comunicação em saúde; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Recurso audiovisual.

Comunicar más notícias faz parte da prática diária dos profissionais de saúde e precisa ser realizada com respeito, responsabilidade e sensibilidade. Recursos audiovisuais, baseados no protocolo SPIKES, auxiliam na sensibilização e motivação dos profissionais de saúde para a comunicação de más notícias. Objetivou-se nesta pesquisa qualitativa participante produzir um recurso audiovisual sobre a comunicação de más notícias para residentes de Pediatria de um Hospital Universitário de uma Universidade Federal do Nordeste brasileiro e avaliar a percepção dos residentes acerca das contribuições do recurso audiovisual participativo na sua sensibilização e motivação para comunicar más notícias. Na primeira etapa metodológica foi realizado um grupo focal com residentes de Pediatria e outro grupo focal com mães de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Nessa etapa foram produzidas as informações e imagens sobre o cotidiano dos participantes na comunicação de más notícias e a partir delas foi produzido o recurso audiovisual baseado nas diretrizes do protocolo SPIKES, aplicadas sob a visão teórico-metodológica da Antropologia Visual, considerando o princípio da aprendizagem significativa de Paulo Freire. Utilizou-se transcrição integral dos depoimentos nessa etapa da pesquisa e foi elaborado o agrupamento das falas em categorias previamente definidas: as seis diretrizes do protocolo SPIKES. As falas foram analisadas por abordagem analítica de conteúdo de Bardin. Os resultados encontrados nos grupos focais de diagnóstico foram: ambiente inadequado para comunicação de más notícias, mães pouco percebidas, convite inadequado para as conversas, compartilhamento inadequado de informações, falta de empatia nas relações médico-familiares e falta de conversas com as mães sobre a evolução dos seus filhos. Essas informações foram usadas na produção do vídeo. Após a visualização do vídeo, foi realizada a análise da percepção dos residentes de Pediatria acerca das contribuições do recurso audiovisual na sua sensibilização e motivação. O vídeo contribuiu, na percepção dos residentes, para a melhora no conhecimento teórico, aumento do grau de responsabilidade, estímulo à autocrítica, incentivo à sensibilização e motivação dos residentes para a comunicação de más notícias por meio da empatia, e valorização da comunicação da verdade sem reduzir a esperança das famílias.

Interna - 1620756 - DANIELA TAVARES GONTIJO
Externo à Instituição - JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES - UFAL
Interna - 2807181 - MARIA WANDERLEYA DE LAVOR CORIOLANO MARINUS
Notícia cadastrada em: 07/07/2022 16:13