Banca de DEFESA: MIRELLY DA SILVA BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIRELLY DA SILVA BARROS
DATA : 15/07/2022
HORA: 13:00
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEETING - 13h:00
TÍTULO:

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO SUPERIOR:  O FLORESCER DE CONHECIMENTOS SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA SOB A LUZ  DE VIGOTSKY


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura Infantil; Educação interprofissional; Ensino superior; Criança; Pré-escolar; Narrativas.

 

 


PÁGINAS: 180
RESUMO:

Introdução: Intervenções direcionadas à infância consituem uma forma de melhorar a qualidade de vida, saúde e integração social. A partir desta compreensão, há necessidade de ações de formação profissional direcionadas a fomentar conhecimentos interprofissionais voltados à promoção da saúde da criança. A contação de histórias enquanto ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior e enquanto estratégia de comunicação e aproximação com o público infantil, pode conduzir a construção de conhecimentos significativos, críticos e co-criativos para o planejamento de ações resolutivas em contextos e situações que impactam a infância e novos significados para ações e papeis profissionais. Objetivo Geral: Analisar as potencialidades da contação de histórias em um processo de ensino-aprendizagem interprofissional sobre primeira infância com estudantes de graduação. Metodologia: Estudo de caso, único, de caráter avaliativo, construído a partir da abordagem qualitativa. Os dados foram co- produzidos a partir de uma proposta formativa, interprofissional, em formato híbrido, com estudantes de graduação de diferentes cursos da Universidade Federal de Pernambuco, no Campus Recife. Na primeira etapa, foram investigados os conhecimentos prévios dos participantes sobre primeira infância e contação de histórias, além de motivações. Na segunda etapa, os estudantes tiveram contato com a temática da primeira infância por meio da contação de histórias e metodologias participativas. Na terceira etapa, os estudantes foram divididos em grupos para criação de soluções, a partir da contação de histórias, subsidiados pelas fases do design thinking. Nesta etapa, foram realizadas visitas práticas a contextos de atuação com as crianças (Bibliotecas Comunitárias, Emergência Pediátrica e enfermaria pediátrica). Os instrumentos de coleta de dados foram formulários on-line auto-preenchidos, narrativas e produções ao longo dos encontros, além de um grupo focal avaliativo, ao final. A análise de dados foi realizada conforme etapas de codificação descritiva, codificação analítica e categorização de Gibbs. Resultados: Os resultados subsidiaram três categorias, articuladas ao Referencial Teórico de Vigotsky. A Categoria I aborda as “Interesses iniciais dos graduandos sobre a primeira infância e contação de histórias”, considerando conhecimentos prévios e percepções sobre fatores que influenciaram a tomada de decisão/motivação para participarem do processo formativo. Na categoria II, intitulada “Contação de histórias no processo de ensino-aprendizagem sobre primeira infância: Conhecimentos e sentimentos novos”: Os estudantes conseguiram refletir e aprender sobre temáticas como desenvolvimento infantil durante a primeira infãncia, parentalidade, afetividade, o lúdico no contexto da infância e a comunicação com crianças. Na categoria III, intitulada “Aplicação interprofissional de intervenções mediadas pela contação de histórias para primeira infância em diferentes contextos”: foram evidenciadas compreensões quanto ao trabalho em equipe interprofssional e a experiência de articulação profissional. Considerações finais: Por sua versatilidade, a contação de histórias favoreceu a exploração de diferentes aspectos que envolvem a temática da primeira infância, ampliando a compreensão de conceitos, o pensamento crítico e reflexivo, assim como, o próprio ambiente organizacional, além da sociointeração de estudantes numa perspectiva interprofissional, gerando novas percepções sobre o trabalho em equipe e atuação direta com crianças e famílias em diferentes cenários. A contação de histórias permitiu a aprendizagem sensível, agregando aspectos estéticos e emocionais no contexto pedagógico, além dos aspectos colaborativos e interprofissionais no cuidado à criança/família. O presente estudo direciona para a necessidade de realização de estudos futuros no que se refere ao uso e aplicabilidade da contação de histórias em outros contextos, formativos e de cuidado no ensino superior.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2133516 - CLAUDIA MARINA TAVARES DE ARAUJO
Externa ao Programa - 2573210 - GABRIELA CUNHA SCHECHTMAN SETTE
Externo à Instituição - JOSEPH DIMAS DE OLIVEIRA - URCA
Notícia cadastrada em: 05/07/2022 17:14
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