Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA BARZA LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA BARZA LIRA
DATA : 10/06/2022
LOCAL: VIRTUAL - GOOGLE MEETS
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DOS MARCOS DE DESENVOLVIMENTO DO SURVEY OF WELL-BEING OF YOUNG CHILDREN



PALAVRAS-CHAVES:

Reprodutibilidade de testes; Desenvolvimento infantil; Triagem; SWYC


PÁGINAS: 105
RESUMO:

É fundamental para o acompanhamento do desenvolvimento infantil a escolha de uma ferramenta válida e confiável. A confiabilidade de um teste é crucial para avaliações longitudinais, a fim de garantir que as diferenças encontradas dos resultados obtidas ao longo do tempo sejam pelas mudanças e não da variabilidade na execução do teste. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a estabilidade a médio prazo dos marcos do desenvolvimento do Survey of Well-being of Young Children (SWYC) e verificar a associação das variáveis biológicas das crianças e socioeconômicas maternas com o desenvolvimento de crianças no momento da primeira e da segunda avaliação. Este estudo consiste na parte quantitativa de um estudo misto quali-quantitativo sequencial em que foi realizada a avaliação da estabilidade a médio prazo dos escores bruto e total do SWYC. A amostra constou de 240 crianças que foram avaliadas pelo SWYC em dois momentos distintos. Na primeira avaliação da triagem do desenvolvimento pelo SWYC as crianças tinham 6 a 24 meses e 30 meses ou mais na segunda. Na primeira avaliação 29,2% das crianças foram diagnosticadas com “necessidade de revisão” do desenvolvimento, já na segundo avaliação, houve redução para 13,8%. O coeficiente de correlação intraclasse (ICC) dos valores da pontuação total dos marcos do desenvolvimento da primeira com a segunda avaliação foi 0,69 (IC95% 0,60 a 0,76), p<0,001. O coeficiente de concordância Kappa de Cohen dos valores da classificação final do SWYC entre a primeira e a segunda avaliação foi 0,34 (IC95% 0,23 a 0,46), para o ponto de corte brasileiro, com o PABAK (coeficiente Kappa ajustado pela prevalência e pelo viés) de 0,54. Já para o ponto de corte norte-americano, o Kappa de Cohen foi 0,41 (IC95% 0,28 a 0,53), com PABAK de 0,58. A co-positividade da classificação final dos marcos do desenvolvimento, entre a primeira e a segunda avaliação, foi 72,73%, a co-negatividade 77,78%, valor preditivo positivo 34,29% e valor preditivo negativo 94,71%. Observamos maior percentual de crianças com “necessidade de revisão” do desenvolvimento entre os filhos de mães com menor escolaridade, pertencentes a famílias de classe social mais baixa e do sexo masculino. Concluímos que esta pesquisa contribuiu para a compreensão da estabilidade a médio prazo dos marcos do desenvolvimento do SWYC, indicando uma concordância moderada dos resultados do teste avaliados em dois momentos distintos. Destacamos a importância da utilização deste instrumento para a triagem do desenvolvimento infantil.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1880990 - PAULO SAVIO ANGEIRAS DE GOES
Externo à Instituição - DEMOCRITO DE BARROS MIRANDA FILHO - USP
Notícia cadastrada em: 31/05/2022 16:19
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