Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRELLY DA SILVA BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIRELLY DA SILVA BARROS
DATA : 13/06/2022
LOCAL: GOOGLE MEETS

FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL SOBRE PRIMEIRA INFÂNCIA: UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO POR CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Ensino superior; Criança; Pré-escolar; Desenvolvimento Infantil; Narrativas.

Introdução: Intervenções direcionadas à infância consituem uma forma de garantir a qualidade de vida, saúde e integração social. A partir desta compreensão, há necessidade de ações de formação profissional direcionadas a fomentar conhecimentos interprofissionais voltados à promoção da saúde da criança. A contação de histórias enquanto ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior e enquanto estratégia de comunicação e aproximação com o público infantil, pode conduzir a construção de conhecimentos significativos, críticos e co-criativos para o planejamento de ações resolutivas em contextos e situações que impactam a infância e novos significados para ações e papeis profissionais. Objetivo Geral: Analisar as potencialidades da contação de histórias em um processo de ensino-aprendizagem interprofissional sobre primeira infância com estudantes de graduação. Metodologia: Estudo de caso, a partir da abordagem qualitativa. Os dados foram co- produzidos a partir de uma proposta formativa, interprofissional, em formato híbrido, com estudantes de graduação de diferentes cursos. Na primeira etapa, foram investigados os conhecimentos prévios dos participantes sobre primeira infância e contação de histórias, além de motivações. Na segunda etapa, os estudantes tiveram contato com a temática da primeira infância por meio da contação de histórias e metodologias participativas. Na terceira etapa, os estudantes foram divididos em grupos para criação de soluções, a partir da contação de histórias, subsidiados pelas fases do design thinking. Nesta etapa, foram realizadas visitas práticas a contextos de atuação com as crianças (Bibliotecas Comunitárias, Emergência Pediátrica e enfermaria pediátrica). Os instrumentos de coleta de dados foram formulários on-line auto-preenchidos, narrativas e produções ao longo dos encontros. A análise de dados foi realizada conforme etapas de codificação descritiva, codificação analítica e categorização de Gibbs. Resultados: Os resultados subsidiaram três categorias, articuladas ao Referencial Teórico de Vygotski. A Categoria 1 aborda as “Interesses iniciais dos graduandos sobre a primeira infância e contação de histórias”, considerando conhecimentos prévios e percepções sobre fatores que influenciaram a tomada de decisão/motivação para participarem do processo formativo. Na categoria II, intitulada “Contação de histórias no processo de ensino-aprendizagem sobre primeira infância: Conhecimentos e sentimentos novos”: Os estudantes conseguiram refletir e aprender sobre temáticas como desenvolvimento infantil durante a primeira infãncia, parentalidade, afetividade, o lúdico no contexto da infância e a comunicação com crianças. Na categoria III, intitulada “Aplicação interprofissional de intervenções mediadas pela contação de histórias para primeira infância em diferentes contextos”: foram evidenciadas compreensões quanto ao trabalho em equipe interprofssional e a experiência de articulação profissional. Considerações finais: Por sua versatilidade, a contação de histórias favoreceu a exploração de diferentes aspectos que envolvem a temática da primeira infância, ampliando a compreensão de conceitos, o pensamento crítico e reflexivo, assim como, o próprio ambiente organizacional, além da sociointeração de estudantes numa perspectiva interprofissional, gerando novas percepções sobre o trabalho em equipe. A contação de histórias permitiu a aprendizagem sensível, agregando aspectos estéticos e emocionais no contexto pedagógico. O presente estudo direciona para a necessidade de realização de estudos futuros no que se refere ao uso e aplicabilidade da contação de histórias em outros contextos, formativos e de cuidado.

Externo à Instituição - JOSEPH DIMAS DE OLIVEIRA
Interna - 2133516 - CLAUDIA MARINA TAVARES DE ARAUJO
Externa ao Programa - 2573210 - GABRIELA CUNHA SCHECHTMAN SETTE
Notícia cadastrada em: 30/05/2022 11:37