Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA PAULA CONCEICAO DE ANDRADE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELA PAULA CONCEICAO DE ANDRADE OLIVEIRA
DATA : 22/02/2022
LOCAL: Virtual - Google Meet - 10h:00

AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DESCOLADO NA PREVENÇÃO DE DROGAS NO CONTEXTO ESCOLAR.

Avaliação de Programas e Projetos de Saúde. Prevenção Primária. Adolescência.

A prevenção do uso abusivo de álcool e drogas na adolescência tem se tornado uma das prioridades nas políticas públicas e incentivado a construção de programas preventivos e de promoção de saúde neste campo. Entretanto, a avaliação do processo de implementação dos programas, ainda se caracteriza como uma temática insipiente. Assim, esta tese tem o objetivo de avaliar a implementação do Programa “DESCOLADO” no contexto de prevenção ao uso de drogas no ambiente escolar. Caracterizou-se como um estudo avaliativo com natureza descritiva e uso de abordagens metodológicas qualitativas que ocorreu em dois momentos: Estudo de Avaliabilidade e Avaliação do processo de implantação do programa. O estudo de Avaliabilidade foi baseado nos sete elementos propostos por Thurston e Ramaliu, dentre eles foi construído o modelo lógico do programa, seguido de sua validação por experts através da Técnica Delphi, além de identificar e pactuar com a equipe do programa os procedimentos para realização do estudo de avaliação. O estudo de avaliação do processo de implementação do Descolado caracterizou-se como Estudo de Caso, realizado em uma escola municipal de referência da cidade do Recife. Participaram da pesquisa estudantes de duas turmas do 6º ano, professores, gestores, e equipe técnica do Descolado. As técnicas de coleta de evidências foram a observação direta, entrevista curta, entrevistas de levantamento e grupo focal. A análise das evidências foi realizada através da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados do EA indicaram que o programa é avaliável, auxiliaram na organização e descrição de forma lógica do programa, contribuíram para o aprimoramento da sua estruturação, indicando pontos de ajustes nos objetivos, atividades, recursos, dentre outros, além de nortearem o estudo de avaliação. Os resultados da avaliação da implementação, seguindo o referencial da Medida de Fidelidade, foram categorizados em Dosagem, Aderência, Qualidade da entrega e Responsividade. Foi possível verificar, qualitativamente, uma boa fidelidade na implementação do Descolado na escola, como também se identificou algumas “lacunas” que precisam ser preenchidas. Foi elaborado um quadro síntese de sugestões, provenientes das duas etapas da pesquisa, a fim de que os desenvolvedores do programa possam aperfeiçoar o Descolado, e consequentemente, potencializar a fidelidade da implementação.

Externa à Instituição - DANIELA RIBEIRO SCHNEIDER - UFSC
Externa à Instituição - Isabella Chagas Samico
Presidente - 1880990 - PAULO SAVIO ANGEIRAS DE GOES
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 15:39