Banca de DEFESA: JACKELYNE FAIERSTEIN CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACKELYNE FAIERSTEIN CARNEIRO
DATA : 16/03/2022
LOCAL: Virtual - Google Meet - 9h00

DESORDENS GASTROINTESTINAIS FUNCIONAIS EM CRIANÇAS ESCOLARES EXPOSTAS À VIOLÊNCIA COMETIDA CONTRA A MÃE PELO PARCEIRO ÍNTIMO DURANTE A INFÂNCIA: um estudo de coorte

Violência por parceiro íntimo. Desordens gastrointestinais funcionais. Eventos adversos. Crianças. Exposição à violência.

As Desordens Gastrointestinais Funcionais (DGIFs) envolvem alterações na interação intestino-cérebro abrangendo distúrbios da motilidade, hipersensibilidade visceral, alteração da função imune da mucosa e disbiose intestinal, cujos sintomas, após avaliação médica, não podem ser atribuídos a outra condição clínica. Caracterizam-se como um problema de saúde pública devido à sua elevada frequência, além dos impactos que incidem na saúde e qualidade de vida da criança. Diversos fatores podem estar associados à sua ocorrência, entre eles, a exposição à violência que ocorre dentro de casa. A Exposição da Criança à Violência pelo Parceiro Íntimo (ECVPI) cometida contra sua mãe ocorre em todas as sociedades. Apesar da sua pouca visibilidade, constitui um evento adverso à vida que traz diversas consequências para a saúde física e emocional da criança. A criança exposta à Violência pelo Parceiro Íntimo (VPI) pode desenvolver um estado de estresse tóxico, que desregula o eixo intestino-cérebro sendo um fator de risco para a ocorrência de (DGIFs).

O objetivo do estudo foi analisar a associação entre a exposição da criança à violência pelo parceiro íntimo cometida contra a mãe, durante a gravidez, pós-parto e quando a criança estava na idade escolar, e a ocorrência de DGIFs.

Estudo de coorte prospectivo conduzido desde 2005 com mulheres cadastradas nas Unidades de Saúde da Família do Distrito II da cidade do Recife, Pernambuco. As mães foram entrevistadas na gravidez e no pós-parto sobre vários temas, entre eles, suas experiências com a VPI. Na terceira etapa, quando as crianças fruto da gestação de 2005 ou 2006 tinham entre seis a nove anos, houve nova entrevista. A partir dos relatos das mães foram verificadas a exposição direta e/ou indireta da criança a dez tipos de VPI, além da idade de início da exposição da criança, número de tipos de exposições e o perpetrador da exposição. O Questionnaire about Pediatric Gastrointestinal Symptoms, Roma III Version parent-report, traduzido e adaptado transculturalmente para o português, foi usado para identificar os sintomas sugestivos das DGIFs. A amostra do estudo foi composta por 626 pares de mãe-criança.

As DGIFs foram mais frequentes entre crianças expostas à violência comparadas às não expostas, em praticamente todos os tipos de desordens. As DGIFs apresentaram-se associadas à exposição da criança à VPI cometida contra a mãe (OR: 1,64; IC 95%: 1,04-2,58), mesmo após controle dos efeitos das variáveis de confundimento (uso de bebidas alcoólicas pela mãe, transtornos mentais comuns da mãe e idade da criança). A chance da ocorrência das DGIFs foi maior nas crianças que sofreram quatro tipos ou mais de exposição (OR: 1,81; IC 95%: 1,10-2,96), nas que a exposição iniciou nos dois primeiros anos de vida (OR: 1,93; IC 95%: 1,08-3,47) e quando o pai foi o perpetrador da violência (OR: 1,62; IC 95%: 1,05-2,48).

O estresse causado pela ECVPI pode causar repercussões negativas, aumentando a chance de DGIFs, especialmente, quando a criança é exposta a múltiplos tipos de violência, no início da vida, e o perpetrador é o pai biológico.

Externo à Instituição - HÉLCIO DE SOUSA MARANHÃO - UFRN
Presidente - 2284852 - ANA BERNARDA LUDERMIR
Externa à Instituição - LUCIANE SOARES DE LIMA WANDERLEY - UNIFESP
Interna - 2329936 - MARGARIDA MARIA DE CASTRO ANTUNES