Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA CRISTINA GUEDES LIMA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA CRISTINA GUEDES LIMA DA SILVA
DATA : 25/11/2021
LOCAL: Virtual - Google Meet - 15h:30

Consumo de álcool e prática do beber pesado episódico (binge drinking) entre adolescentes universitários do Recife/PE.

Adolescentes; universitários; binge drinking; bebidas alcoolicas.

O objetivo deste estudo foi avaliar o padrão de consumo de álcool e a frequência do beber pesado episódico (binge drinking) e sua associação com o excesso de peso e de gordura corporal, em adolescentes calouros universitários e investigar as variações ocorridas no consumo de álcool após um ano de vida acadêmica. Trata-se de um estudo transversal, com um módulo de análise prospectiva (do tipo antes e depois). O padrão de consumo de álcool foi avaliado pelas seguintes perguntas: consome bebidas alcoólicas? e se a resposta fosse positiva, qual a frequência do consumo? qual tipo de bebida? a quantidade ingerida em cada momento do consumo? e a idade em que começou a beber?. Além disso, houve a utilização de um Questionário de Frequência Alimentar (QFA) do tipo qualitativo onde foi possível avaliar a frequência de consumo de cerveja, pinga/aguardente, uísque e vinho. Neste contexto, o binge drinking foi definido como sendo o consumo de cerca de 4 doses ou mais em uma mesma ocasião se mulheres ou 5 doses ou mais se homens. Foram coletados também dados demográficos, socioeconômicos, do estilo de vida, antropométricos e de composição corporal. No baseline, a amostra consistiu em 206 estudantes, com predomínio do sexo feminino (71,4%), 79,1% no período da adolescência final (≥18 anos) e 53,4% pertencente a classe média. A frequência de baixo peso e excesso de peso foi elevada, sem diferencial estatisticamente significante entre os sexos. O consumo de bebidas alcoólicas foi positivo em 48,1% da amostra (n=99) e dentre esses 22,2% (n=22) foram classificados na categoria de binge drinking. Na comparação por sexo, verifica-se 69,5% dos meninos referiram consumo de bebida alcóolica contra 39,5% das meninas (p=0,0001). Além disso, houve uma tendência para o binge drinking ser mais frequente no sexo masculino (31,7% x 15,5% p=0,0963). No que se refere as análises da associação entre as variáveis demográficas, socioeconômicas e de estilo de vida, antropométricas e de composição corporal, e dos fatores dietéticos, com o consumo de bebidas alcoólicas, a análise de regressão de Poisson mostrou que o sexo masculino (RP ajustada: 1,47; IC95% 1,12-2,33) e o excesso de peso pelo IMC (RP ajustada: 1,52; IC95% 1,09-2,57), permaneceram independentemente associados ao consumo de bebida alcoólica. Na comparação de algumas características entre os estudantes classificados com e sem binge drinking. Observa-se que os pertencentes ao segundo grupo apresentavam valores mais elevados em todos os parâmetros antropométricos e no percentual de gordura corporal. Para o estudo de análise prospectiva do consumo de álcool, após um ano de seguimento, foram avaliados 107 estudantes sem ter sido evidenciado diferenças estatisticamente significantes. Os resultados evidenciaram uma elevada frequência de consumo de álcool o que se torna preocupante, sobretudo por envolver adolescentes e não indivíduos adultos.

Interno - 334440 - ALCIDES DA SILVA DINIZ
Externa à Instituição - MARIA IZABEL SIQUEIRA DE ANDRADE - UFAL
Externa ao Programa - 1757857 - VANESSA SA LEAL
Notícia cadastrada em: 12/11/2021 16:14